Localização Atual

Seja bem vindo
Promovido pelo Sistema FAESP/SENAR-SP e SEBRAE, evento reuniu autoridades, técnicos e cerca de 300 produtores e dirigentes de sindicatos rurais

O Sistema FAESP/SENAR-SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e SEBRAE reuniram nesta terça-feira (19) cerca de 180 presidentes de sindicatos rurais e outras lideranças para balanço e definição das perspectivas do agro em São Paulo.
Cerca de 300 pessoas participaram do evento, na Fazenda Cafezal, em Jaguariúna (SP). Depois de um ano de desafios, marcado pelo forte crescimento do setor produtivo e de qualificação do público do campo, o foco segue no sentido de fortalecer a atuação dos sindicatos rurais no Estado, além da implantação de novos centros tecnológicos voltados ao agronegócio, formação de lideranças femininas e jovens, e da criação de um Conselho Superior do Agronegócio.
 
O vice-presidente da FAESP e presidente eleito da entidade para os próximos quatro anos, Tirso Meirelles apresentou os diversos desafios que serão enfrentados e pediu que as lideranças o auxiliem na condução dos interesses dos homens e mulheres do campo. Segundo Tirso, muitos dos obstáculos enfrentados em 2023 foram superados graças à parceria entre o setor produtivo e o poder público paulista.
“O ano de 2024 será desafiador. Não sabemos, por exemplo, como serão os resultados, na prática, da reforma tributária”, afirmou.
Entre as conquistas de 2023, Tirso destacou a parceria com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, em defesa da segurança jurídica no campo e a aprovação do Marco Temporal.
O atual presidente da FAESP, Fábio de Salles Meirelles, participou do evento em sistema remoto e deixa a direção da entidade para presidir o futuro Conselho Superior do Agronegócio. Aplaudido por todos os participantes,  ele teve seu mandato marcado pela modernização da agropecuária paulista e pela defesa do meio ambiente.  
Daniel Carrara, diretor geral do SENAR Nacional, participou em vídeo, afirmando que, embora recém-eleito, Tirso já contribui há muito tempo diretamente com o setor.
O evento foi marcado ainda pela participação do padre Alex de Brito, sacerdote do Arautos do Evangelho, com um coral. “Alguns dizem que o trabalhador do campo tem as mãos na terra. Eu digo que ele tem as mãos no céu, pois está o tempo todo lidando com o milagre da terra”, disse padre Alex de Brito.
A jornalista Maria Cândida participou do espaço de programação para as mulheres, com a palestra “Lobas – Geração Ageless”, sobre os processos femininos e da maturidade. Esse momento também destacou o fortalecimento das lideranças femininas no agro. Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP, falou sobre a crescente presença feminina enquanto lideranças rurais. “Este é um dia histórico para evidenciar a importância de as mulheres atuarem em conjunto com os homens, fortalecendo seu protagonismo, que é uma das missões das Semeadoras do Agro. Trazendo as mulheres que estão no campo para a visibilidade”.
O encontro de lideranças foi encerrado com uma palestra motivacional do cantor Léo Chaves, na qual ele abordou o poder da liderança.
“Uma das principais características do encontro foi valorizar a representatividade do sistema sindical patronal no Estado, e a parceria entre FAESP, SENAR-SP, SEBRAE e sindicatos rurais para implantação de novas ações a partir de 2024”, concluiu Tirso Meirelles.

Para visualizar outras fotos clique aqui.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.