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Monaliza Pelicioni | 12 Jan, 2024
Quem vive do agronegócio sabe: a maior parte das pessoas não tem a dimensão de tudo o que é feito pelo setor. Na mídia, o que costuma ganhar destaque são recortes sobre temas que colocam o agro como vilão, mas quase nunca mostram o outro lado da história.
Em 2022, por exemplo, algumas das maiores empresas do agro assinaram, durante a Conferência do Clima da ONU, um plano para eliminar o desmatamento nas cadeias de fornecimento de grãos como a soja, mas também de carne bovina e óleo de palma até 2025. No Mato Grosso do Sul, a integração de culturas tem sido um diferencial com benefícios como a otimização da terra e recuperação de solos degradados. Com isso, de acordo com a Rede ILPF – associação formada por empresas e pela Embrapa para difundir esses sistemas, o estado lidera o ranking do uso da integração no país, com mais de 17 milhões de hectares nesse modelo.
Os exemplos são muitos, mas quantas notícias você viu sobre isso por aí?
Comunicar as verdades sobre um setor que tem, sim, pontos de avanço, mas também alimenta o mundo e move a economia, é responsabilidade de quem vive isso na prática e tem feito parte da transformação. E a comunicação clara, para fora das nossas porteiras, é o que pode mudar isso.
Recentemente, uma famosa marca de chocolates do Espírito Santo levou uma influenciadora que não tem vínculo com o agronegócio para a sua fazenda de produção de cacau. Ela conheceu os processos que acontecem no campo antes da matéria-prima chegar até a fábrica, muito antes do doce ficar pronto nas prateleiras como as pessoas da cidade conhecem. E deu certo. A influenciadora produziu conteúdos sobre o assunto e mostrou para as pessoas como o meio ambiente é preservado com um cultivo responsável e práticas sustentáveis feitas pelo agro nesse sentido.
Trouxe esse exemplo específico para mostrar a força que a comunicação pode ter, mas principalmente para provocar um ponto: dentro de cada propriedade, temos vários influenciadores diariamente, aqueles que trabalham com a terra, plantam, colhem, tocam a lida e podem trazer essa rotina com conhecimento através das redes sociais.
No fim de 2023 eu palestrei sobre comunicação no agro em um encontro com mais de duas mil mulheres cooperativistas e a pergunta que elas mais me fizeram foi “como colocar tudo em prática?”. Minha resposta sempre era: sendo você mesma. Pessoas se conectam com outras pessoas e no agro isso faz ainda mais sentido. Fale da sua rotina, conte sobre o seu trabalho, mostre o que é feito na sua propriedade e traga os seus conhecimentos para quem não conhece o setor.
Assim como na agricultura, plante a primeira semente, dê o primeiro passo. O agro agradece.
Monaliza Pelicioni é jornalista do agro, palestrante, empresária e sócia-diretora da Agência Pelicioni. Embaixadora da Agrishow, também é apresentadora do quadro Agro.Com no programa Tempo e Dinheiro e do podcast Notícias Agrícolas.
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