Localização Atual

No complexo soja, o volume exportado de grãos em 2023 foi de 101,9 milhões de toneladas, 29,4% maior em relação ao total de 2022 e a maior quantidade embarcada historicamente em um ano.
Publicado em
em
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgou os dados das exportações do agronegócio em dezembro, que somaram USD 13,3 bilhões, valor 0,3% maior em comparação ao mês anterior e 19,3% superior a dezembro de 2022. Com isso, em 2023 o faturamento somou USD 165,1 bilhões, maior valor nominal já registrado e 3,9% superior ao total registrado em 2022.

 
No complexo soja, o volume exportado de grãos em 2023 foi de 101,9 milhões de toneladas, 29,4% maior em relação ao total de 2022 e a maior quantidade embarcada historicamente em um ano.
Em linha com os bons níveis de esmagamento, o óleo de soja registrou 2,3 milhões de toneladas exportadas, entretanto, esta quantidade foi 10% menor em relação a 2022, indicando maior consumo interno do produto.
Já para o farelo, o total embarcado no ano foi 11% maior em relação ao registrado em 2022. Em relação aos preços, óleo e grão apresentaram decréscimos de 28,6% e 11,6%, respectivamente, e a cotação do farelo de soja aumentou em 0,7%, quando comparados às médias registradas em 2023 contra 2022.
No setor de proteínas animais, para a carne bovina in natura foram registradas dois milhões de toneladas exportadas em 2023, volume 0,7% maior que o embarcado em 2022.
Para as carnes de frango e suína in natura, houve aumento de 7,6% no volume exportado para a de frango e aumento de 7,3% do produto suíno, no mesmo comparativo.
Quanto aos preços das carnes bovina e de frango in natura, estes apresentaram diminuição de 20,2% e aumento de 9,2%, respectivamente, e a carne suína registrou aumento de 1,8% na tonelada cotada para o produto in natura, levando em conta os preços médios de 2023 versus 2022.

No complexo sucroenergético, a quantidade embarcada de açúcar refinado no último ano contra 2022 aumentou em 38,4% e, para o produto bruto, o aumento foi de 12,1%. Já o etanol registrou um volume 3,7% maior no mesmo comparativo. Os preços médios em dólares foram maiores em 24,5% para o açúcar bruto e 19,3% para o açúcar refinado.
Já para o etanol, as cotações foram 11% menores na comparação entre as médias de 2023 contra 2022.
Quanto às vendas externas de milho, o volume exportado em 2023 foi de 55,9 milhões de toneladas, quantidade 29,4% maior frente 2022 e a maior já registrada de acordo com os dados da Secex. Sobre os preços médios em dólares, o milho registrou decréscimo de 13,7% no mesmo comparativo.
Em relação ao algodão, o total embarcado no último ano foi 10,7% menor em comparação ao registrado em 2022, já os preços em dólares foram 7,6% menores
Dia de Campo Copagril atrai centenas de visitantes em busca de conhecimento e tendências para o agronegócio
Agricultura 5.0, irrigação artificial e drones: Dia de Campo Copagril traz inovações para o campo
“Nosso foco foi tornar o Dia de Campo uma experiência agradável para todos os participantes”, afirma Primon
Produtores de grãos, aves, suínos e gado vieram a Marechal Cândido Rondon (PR) interessados em buscar conhecimento sobre novas soluções para as atividades agropecuárias.
Publicado em
em
O Dia de Campo Copagril – Show do Agronegócio atrai centenas de visitantes e produtores de grãos, aves, suínos e gado a cidade de Marechal Cândido Rondon (PR) interessados em buscar conhecimento sobre novas soluções para o agronegócio, a fim de melhorar o desempenho dos animais e das lavouras para atingir uma maior produtividade e, consequentemente, uma melhor rentabilidade.
Família Drescher visitou o Dia de Campo Copagril para conhecer as novas tecnologias aplicadas ao setor leiteiro – Foto: Andressa Trentin/OP
Com esses objetivos em mente, o produtor de leite de São José das Palmeiras (PR), Luis Drescher, trouxe a esposa Adriana e as filhas Bruna e Amanda para conhecerem de perto as novidades do evento, as novas tecnologias aplicadas ao setor leiteiro e também para curtir um dia de passeio com a família. “Viemos quase todos os anos. Aproveitamos para buscar conhecimento, trocar ideias sobre bovinocultura de leite e para passear com a família”, diz, animado.
O produtor conta que levou a família para visitar os estandes na área do leite, conhecer os drones e as variedades de milho e soja. “Acredito que os drones são uma das soluções atuais mais promissoras da agricultura. Mas no Dia de Campo encontramos muita tecnologia e novidades e isso é muito bom, porque além de conhecer também aprendemos como podemos aplicar essas tecnologias na nossa propriedade”, expôs, ampliando: “Trouxemos nossas filhas para que tenham essa vivência, porque são elas que, em breve, vão ‘tocar’ a propriedade, e para que estejam preparadas para comandar é preciso que tenham cada vez mais informações e que conheçam o que tem disponível no mercado para melhorar nosso trabalho com o gado de leite”.
Técnica agrícola, Bruna está cursando Tecnologia em Gestão do Agronegócio na Universidade Norte do Paraná (Unopar), campus de Toledo, em busca de se profissionalizar e estar melhor preparada para assumir junto com a irmã o negócio da família. “Ao participar do Dia de Campo consigo fazer a relação da base teórica com a prática, em que posso visualizar o que está à disposição do produtor em relação ao bem-estar animal, saúde, tecnologias e ferramentas que possibilitam uma melhor produtividade. E para isso é de suma importância oferecer uma alimentação balanceada para os animais, porque uma vaca bem alimentada, criada em um ambiente adequada vai conseguir produzir mais leite”, enfatiza Bruna.
Criadas no sistema à pasto, a família Drescher possui 15 vacas, que produzem em média 4,7 mil litros de leite/mês. “Em 2023 produzimos 57 mil litros de leite”, diz Amanda, que com 14 anos já ajuda os pais a fazerem a gestão financeira da propriedade.
Além da pecuária leiteira, Luiz conta que diversifica a produção com 2,4 hectares de área para plantio de milho e meio hectare são destinados a capim e grama. “Criamos as vacas no sistema de pastejo rotacionado, sendo que a única coisa que a gente compra para alimentação dos animais é a ração”, menciona.
Com uma produção de 48 mil leitões/ano e uma área de 35 alqueires destinada para plantio de milho e soja, o produtor de suínos e de grãos, Leonor Buss, de Mercedes, destaca a importância do Dia de Campo para a cadeia produtiva. “É um evento que faço questão de vir todos os anos, não apenas para prestigiar a cooperativa, mas para que possa ter contato com as tecnologias mais recentes, conversar com diferentes profissionais sobre manejo, conversão alimentar, ambiência e inovações do setor, além de participar de palestras voltadas para a suinocultura e de trocar experiências com diferentes produtores. A Copagril prioriza uma programação repleta de atrativos para toda família, dá pra passar o dia aqui”, afirma Buss, entusiasmado.
Admirado com a estrutura deste ano do evento, o produtor Waldemar Adam destaca que a exposição de equipamentos agrícolas e a área destinada aos híbridos de milho foi o que mais despertou seu interesse. “Esse ano o evento está maior, com mais empresas participantes e uma infraestrutura pensada para oferecer mais comodidade para nós, visitantes. Me chamou muita atenção a tecnologia dos maquinários, os híbridos de milho mais resistentes à cigarrinha, além da biotecnologia empregada na formulação de novos produtos”, mencionou o agricultor, que tem uma propriedade de quatro alqueires no Distrito de Iguiporã, em Marechal Cândido Rondon.
Para o casal de Nova Santa Rosa, Wilfried e Lídia Weber, que atuam na avicultura de postura e na agricultura, o Dia de Campo é uma oportunidade para se atualizar e para ter contato com o que há mais moderno para o desenvolvimento do agronegócio regional. “Essa é uma grande oportunidade que temos para conhecer as tendências do setor, de buscarmos informações para que podemos melhorar cada vez mais nossos processos dentro da granja, bem como conhecer as tendências para o setor em 2024”, enaltecem.
Além de exposição, a programação contou com palestras nas áreas de grãos, suínos e bovinos de leite no Espaço AgroInova e com o 1° Encontro do Ecossistema de Inovação.
Publicado em
em
Ao longo dos três dias, centenas de produtores do Paraná e do Mato Grosso do Sul passaram pelo Dia de Campo Copagril – Show do Agronegócio, na Estação Experimental da Cooperativa, em Marechal Cândido Rondon (PR), interessados em buscar conhecimento sobre novas soluções para o agronegócio. O evento encerrou sua programação nesta sexta-feira (12).
O diretor-presidente da Copagril, Eloi Podkowa, exalta que o Dia de Campo é dedicado ao compartilhamento de conhecimento. “Aqui reunimos profissionais de diversos segmentos do agro, além de pesquisadores e professores, que durante três dias proporcionaram aos visitantes a oportunidade de esclarecerem dúvidas e de aprenderem com especialistas em diferentes áreas”, destacou.
Podkowa ainda ressalta que na edição 2024 a estrutura do evento foi ampliada, com espaço maior dedicado à agricultura 5.0, exposição de equipamentos agrícolas, lançamentos de produtos, dinâmicas com drones de pulverização agrícola, e ainda o público pôde conhecer a tecnologia de irrigação artificial, dentre várias outras novidades e inovações tecnológicas.
Cerca de 200 empresas dos ramos de sementes, fertilizantes, defensivos, produtos biológicos e pecuários, além de diversos outros que dão suporte à produção de alimentos no campo, apresentaram as melhores soluções e tendências do mercado agrícola e pecuário. “E ainda tivemos atrações especiais para as crianças, incluindo apresentações de uma equipe de bonecos em diferentes momentos e um espaço com brinquedos. Além disso, a área de inovação ofereceu aos visitantes a oportunidade de conhecerem pesquisas em andamento, explorarem culturas implantadas e identificarem materiais de alto potencial que podem ser aplicados nas lavouras”, enaltece.
Além disso, a programação também contou com palestras nas áreas de grãos, suínos e bovinos de leite no Espaço AgroInova e com o 1° Encontro do Ecossistema de Inovação Iguaçu Valley de Marechal Cândido Rondon. “Certamente quem esteve no Dia de Campo explorou diversas oportunidades e ampliou seus conhecimentos”, frisou Podkowa.
Dia de Campo Copagril – Show do Agronegócio abriu o calendário de eventos agropecuários do Paraná, trazendo a Marechal Cândido Rondon centenas de visitantes, que durante três dias conferiram as melhores soluções e tendências do mercado agrícola e pecuário.
Publicado em
em
O Dia de Campo Copagril – Show do Agronegócio abriu o calendário de eventos agropecuários do Paraná, trazendo a Marechal Cândido Rondon centenas de visitantes, que durante três dias conferiram as melhores soluções e tendências do mercado agrícola e pecuário. A programação do evento encerrou nesta sexta-feira (12), na Estação Experimental da Cooperativa.
Segundo o superintendente agropecuário e coordenador do Dia de Campo Copagril, Enoir Primon, o evento apresentou o que há de mais avançado em tecnologias e soluções adaptadas para o setor de grãos e as áreas de avicultura de corte e postura, suinocultura e bovinocultura de leite e corte para a região Oeste paranaense, além de trazer diversas palestras para capacitar cada mais os produtores. “A Copagril tem uma responsabilidade muito grande através da área técnica em mostrar tudo o que melhor se adapta na nossa região e também, por meio das empresas parceiras, trazer as melhores tecnologias e as tendências atuais para que o produtor possa aplicar em sua propriedade, para que possa produzir mais com menos custo”, evidencia, complementando: “Em um cenário de desafios como o curto ciclo de produção e flutuações nos preços finais, a cooperativa busca cada vez mais informar e capacitar os produtores para que possam tomar decisões assertivas e eficazes”.
Com objetivo de oferecer mais segurança aos expositores e visitantes, Primon ressalta que a infraestrutura do Salão do Agronegócio recebeu melhorias para a edição 2024, que contou com 200 empresas expositoras. “O evento deste ano contou com muitas novidades, tudo pensado para trazer maior comodidade e segurança para quem trabalha, está expondo e para os visitantes do Dia de Campo”, salienta.
O evento contou com o Programa Agricultura 5.0, exposição de equipamentos agrícolas, lançamentos de produtos, dinâmicas com drones de pulverização agrícola, tecnologia de irrigação artificial, dentre várias outras novidades e inovações tecnológicas. “Nosso foco foi tornar o Dia de Campo uma experiência agradável para todos os participantes”, destacou Primon.
Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.
Telefone (45) 3254-1842 | Copyright © 2018 Editora O Presente | Encarregado de Dados – DPO: Flavio Ervino Schmidt – flavio@schmidt.adv.br – OAB/PR 27.959

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.