Localização Atual

Publicados
Por
As exportações brasileiras fecharam 2023 com um faturamento superior a R$ 800 bilhões, o maior já registrado e 3,9% superior ao ano anterior. Só em dezembro de 2023, as exportações do agronegócio brasileiro alcançaram R$ 64,4 bilhões, aumento de 0,3% em relação ao mês anterior e 19,3% se comparado a dezembro de 2022.
Esses dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O destaque fica por conta do complexo soja, que registrou um volume recorde de 101,9 milhões de toneladas exportadas no ano passado, representando um aumento significativo de 29,4% em relação a 2022.
Contudo, é importante notar que o óleo de soja apresentou uma diminuição de 10%, indicando um possível aumento no consumo interno.
As proteínas animais, abrangendo carne bovina, de frango e suína, também tiveram seus destaques. No setor de carne bovina in natura, foram exportadas 2 milhões de toneladas em 2023, um aumento de 0,7% em comparação ao ano anterior. Já as carnes de frango e suína in natura apresentaram crescimentos de 7,6% e 7,3%, respectivamente.
No entanto, os preços das carnes bovina e de frango in natura mostraram dinâmicas diferentes, com uma diminuição de 20,2% para a carne bovina e um aumento de 9,2% para a carne de frango. A carne suína, por sua vez, teve um aumento de 1,8% na tonelada cotada para o produto in natura.
No complexo sucroenergético, os resultados foram positivos, com um aumento de 38,4% nas exportações de açúcar refinado e 3,7% no etanol. As exportações de milho também atingiram um marco recorde, totalizando 55,9 milhões de toneladas, apesar de uma queda de 13,7% nos preços médios em dólares.
Em contrapartida, o algodão enfrentou desafios, com um volume exportado 10,7% menor em 2023 e preços em dólares 7,6% inferiores.
Fonte: Pensar Agro

Publicados
em
Por
O crescimento da agricultura orgânica, não apenas em hortas e pequenas lavouras, mas em larga escala, centrada em sustentabilidade e preservação ambiental, está impulsionando o mercado de produtos agrícolas alternativos, menos agressivos ao meio ambiente e à saúde.
E nesse campo, uma das inovações tem sido o chamado “extrato pirolenhoso”, também conhecido como fumaça líquida. Descoberto no Japão em 1874 durante pesquisas para a obtenção de óleo de terenbentina e alcatrão, esse produto começou a ser explorado no Brasil nos anos 1980, graças aos esforços do pesquisador Shiro Myassaca, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Denominado também como ácido pirolenhoso, vinagre de madeira ou licor pirolenhoso, esse extrato é gerado no processo de queima da madeira para a produção de carvão vegetal. No Brasil, ele é considerado um subproduto das carvoarias, juntamente com o alcatrão e os gases não condensáveis, tradicionalmente descartados no processo e não reaproveitados.
Durante a queima da lenha para se fazer carvão vegetal (aquele que você usa no churrasquinho do fim de semana) cerca de 35% da madeira, se transforma-se em carvão, enquanto os 65% restantes viram alcatrão insolúvel (7%), gases não condensáveis (25%), e o licor pirolenhoso + alcatrão solúvel (33%).
Esse produto, depois de industrializado por empresas como a SDOrganicos, de Minas Gerais, se transforma num aditivo vital na agricultura orgânica, impulsionando o crescimento das plantas, atuando como repelente de pragas e proporcionando melhorias ao solo e aumentando a produtividade agrícola.
Seja utilizado em pequena escala, numa hora de fundo de quintal, ou numa lavoura de soja de milhares de hectares, esse aditivo agrícola reduz em até 40% os custos de produção, potencializando os efeitos dos herbicidas e fertilizantes.
Fonte: Pensar Agro
Neste domingo (14.01), o São Paulo conquistou uma vaga nas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior….
Rui Ochoa/ Presidencia da República – 06.08.2023 Papa Francisco comenta possibilidade de renúncia O papa Francisco declarou neste domingo (14)…
Ingredientes 1/2 couve-flor 2 ovos 1/2 cebola 1 colher de sopa de azeite 2 colheres de sopa de cebolinha 1…
Investir em segurança de qualidade para toda a população paraense sempre foi um dos principais compromissos da atual gestão. Por…
A Polícia Civil, com apoio operacional da Superintendência Regional do Sudeste do Pará, das equipes da PC de Tomé-Açu, PC…
Mais de 2.100 antenas parabólicas e componentes eletrônicos foram apreendidas em Dom Eliseu, no nordeste do Estado, por fiscais da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, passou por exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo….
A Controladoria-Geral da União (CGU) destituiu Luciano de Freitas Musse, que ocupava o cargo de gerente de projetos do Ministério…
O Projeto de Lei 4006/23 torna obrigatória a vacinação de cães e gatos contra raiva e leptospirose em todo o…
Bruna Marquezine resolveu divulgar os cliques de um ensaio e causou na web! Nas fotos em preto e branco, a atriz aparece…
Ingredientes 200 gramas de açúcar 200 gramas de manteiga 1 litro de leite 200 gramas de farinha de trigo 2…
Ingredientes 1 ovo grande 2 colheres de sopa de farinha simples 1 colher de sopa de leite 1,5 colher de…
Polícia do Maranhão diz que não encontrou marajoara; polícia paraense pede exame em fotos
PM prende traficante que estaria planejando roubar açaizal no Marajó
Suspeitos de furtar moto e de vender peças são presos pela PM no Marajó
Helder vai ao Marajó assinar ordem de serviço de ponte já em obras e inaugurar hidroviário atrasado
Polícia Militar prende suspeito de tráfico de drogas no Marajó
Homem abre buraco no banheiro para espiar vizinha no Marajó e vai preso
Polícia prende suspeito de tentar feminicídio contra a esposa no Marajó
Saiba como conseguir uma das 60 mil carteiras de motoristas grátis disponíveis no Pará

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.