Localização Atual

Publicado em
por
O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou que, na última semana, encerrada em 12 de janeiro, a colheita de soja referente à safra 2023/24 em Mato Grosso atingiu 6,46% da área.
Esse avanço de 3,33 pontos percentuais em relação à semana anterior superou as expectativas, indicando uma aceleração significativa nos trabalhos.
Comparado ao mesmo período do ano passado, quando a colheita atingiu 2,38% da área da safra 2022/23, há um notável avanço. Além disso, em comparação à média dos últimos cinco anos, que é de 2,95%, os trabalhos estão consideravelmente adiantados.
No setor do algodão, o IMEA informa que o plantio da safra 2023/24 em Mato Grosso alcançou 36,66% da área prevista. Esse avanço de 10,94 pontos percentuais em relação à semana anterior destaca uma rápida progressão nos trabalhos de campo.
Comparativamente à mesma época da safra 2022/23, quando a semeadura atingia 14,63%, e à média de cinco anos, de 20,13%, a atual taxa de plantio é notavelmente superior.
A região nordeste do estado lidera, com 36,86% da área plantada, seguida pelo sudeste (30,74%), médio-norte (13,80%), oeste (5,19%) e centro-sul (1,99%). A região norte ainda não iniciou o plantio.
Quanto ao milho, Mato Grosso deu início ao plantio da safra 2023/24. Segundo o IMEA, 1,24% da área prevista já está semeada, representando um aumento considerável em relação à semana anterior, quando apenas 0,36% da área estava plantada.
Embora ligeiramente inferior ao mesmo período do ano passado (0,42%), esse avanço é promissor, especialmente considerando a média dos últimos cinco anos, que é de 2,10% para este período.
Fonte: Pensar Agro

Published
on
By
O ano de 2023 foi de grandes conquistas para a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), que embarcou mais de 1.3 milhão de sacas de 60kg de café, 20% a mais do que em 2022, e atingiu um recorde histórico. Esta comercialização representa mais de 1.328.256.000 (um bilhão, trezentos e vinte e oito milhões e duzentos e cinquenta e seis mil). Atualmente, a região produz cerca de 15% do café de todo o país e os bons resultados vieram em um período muito importante para a cooperativa, que completou 30 anos de atividade no último ano.
Outro grande marco, não só para a Expocacer, mas para a história da cafeicultura, foi a consagração da cooperativa como a primeira do mundo a receber o certificado de regenerativa.
“Nossa estratégia está alinhada às demandas do mercado, não apenas do café como um produto, mas principalmente com um olhar para a cadeia de produção e consumo. Estes resultados representam o esforço e compromisso dos nossos cooperados que vêm fazendo um trabalho de excelência há anos, tanto com a sociedade, quanto com os grãos e com o meio ambiente”, diz Ítalo Henrique, diretor Comercial da Expocacer.
Com mais de 8.100 hectares de café regenerativo, a cooperativa recebeu o certificado pela Regenagri®, entidade global que tem como objetivo garantir a saúde e a preservação do solo, atestada pela inglesa, Control Union. Este selo confirma a integridade dos processos da Expocacer na recepção e no tratamento dos cafés certificados como regenerativos, evidenciando as práticas sustentáveis que são realizadas, como a energia renovável, coleta seletiva e a rastreabilidade dos cafés armazenados, acompanhando o percurso do produto desde sua entrada no armazém, até sua distribuição aos consumidores finais.
Ainda pensando na harmonia com o meio ambiente, a cooperativa adotou o consumo de energia limpa e sustentável, por meio da geração da energia solar fotovoltaica. A iniciativa vai promover uma redução permanente de emissão de carbono e dos custos com energia elétrica da Expocacer, o que deve significar uma diminuição mensal na emissão de 12 toneladas de carbono. A geração de energia das placas solares é equivalente ao plantio de 105,8 árvores, evitando a emissão de 77,45 toneladas de CO2 e a não utilização de 65,22 toneladas de carvão vegetal.
O ano foi evidenciado por várias iniciativas e parcerias inéditas, como a publicação de um estudo feito pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), realizado em 20 propriedades de café associadas à cooperativa, que aponta que as fazendas sequestram mais carbono do que emitem. O instituto constatou um valor de emissões negativo, de -0,2 tonelada de dióxido de carbono, equivalente a um por hectare ao ano.
Ete fenômeno acontece quando o sequestro do carbono oriundo do solo e das plantas é maior que as emissões, e ao analisar as estimativas de emissão de GEE das fazendas, o Imaflora chegou ao valor absoluto de 15.400 tCO2e.ano-1, número considerado baixo.
“Os cooperados da Expocacer estão sempre na vanguarda da tecnologia, inovação e sustentabilidade. O balanço de carbono feito em parceria com o Imaflora comprova o trabalho sustentável que nossos produtores têm feito há mais de 10 anos. Para tanto, possuímos um departamento exclusivo para assuntos ligados à sustentabilidade, onde orientamos e fomentamos as boas práticas também entre os cooperados”, disse Farlla Gomes, Coordenadora Técnica em Sustentabilidade da Expocaccer.

O Governo Municipal, através das Secretarias de Saúde e Obras Públicas, irá realizar um mutirão de limpeza na sexta-feira, 19,…
O Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou na noite da última segunda-feira (15), no Estádio Júlio…
 Produtores podem receber orientação sobre manejo e aplicação correta dos produtos da empresa no evento A Mosaic Fertilizantes, uma das…
COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Porto Seco movimentou US$ 1,5 bilhão…
COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Diocese de Juiz de Fora completa…
COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Superbactéria interdita UTI em Uberlândia A…
A 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a sentença da Comarca de Belo Horizonte…
De janeiro a novembro de 2023 foram registradas 87.555 reclamações de consumidores sobre o setor aéreo. Os dados coletados pelo…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Paracatu, na Região Noroeste do…
Divulgação/PCMG Nesta quarta-feira (17/1), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em uma ação conjunta com a Polícia Militar, em…
Divulgação/PCMG Quatro dias após o feminicídio de uma jovem de 18 anos em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH),…
Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta quarta-feira (17/1), a operação Tribunal do Templo – Fase II,…
Prestes a completar 11 meses de vida, o filho caçula de Claudia Raia, o pequeno Luca, surpreendeu a família ao…
A atriz Carolina Dieckmann, encantou seus seguidores nas redes sociais na noite da última segunda-feira (15), com uma sequência de…
Graciele lacerda, noiva do cantor Zezé Di Camargo fez um resumo de como foi seu ano de 2023 e agradeceu…
O Novorizontino está nas quartas de final da Copinha Sicredi. Jogando na Arena Fonte Nova, em Araraquara, a equipe do interior…
Sem deixar margem para dúvidas, o Corinthians é o primeiro classificado às quartas de final da Copinha Sicredi. Na noite…
Os Garotos do Ninho venceram o Náutico-PE por 1 a 0, pela 2ª fase da Copa São Paulo de Futebol…
Conheça a “rota do café”, turismo por fazendas, restaurantes e cafeterias de Minas Gerais
NO CT DO CITY, JOGADORES E FUNCIONÁRIOS DO BAHIA TIETAM DE BRUYNE, HAALAND E GUARDIOLA
FÓRUM DE PATROCÍNIO ABRE VAGAS PARA SELEÇÃO PÚBLICA DE ESTAGIÁRIOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
SUSPENSE E MUITA EMOÇÃO MARCARAM EVENTO DE RETA FINAL DA CAMPANHA DO NATAL 2023 – SHOW DE PRÊMIOS, PROMOVIDO PELAS ACIP/CDL

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.