Localização Atual

Publicado em
por
A Cooperativa “Comigo”, com sede em Rio Verde (GO), vai inaugurar uma nova unidade armazenadora de grãos, considerada a maior do Estado, no próximo sábado (20.01). A estrutura, localizada em Mineiros, no sudoeste goiano, terá capacidade de armazenamento estático para 3,3 milhões de sacas de soja e milho.
O investimento na nova unidade foi de R$ 150 milhões, a maior parte oriunda de recursos próprios da cooperativa.
“O produtor vai ter condições, facilidade e agilidade para entregar os grãos lá, é um investimento bastante expressivo”, disse, em nota, Antonio Chavaglia, presidente do conselho de administração da cooperativa. A Comigo recebe cerca de 20% da soja produzida em Goiás.
Além de grande, a unidade tem uma das estruturas mais modernas da cooperativa, com a automatização em todos os processos de recepção e secagem de grãos. O local contará com balanças, sistema de areação, termometria e dois secadores com capacidade para 150 toneladas por hora. A aposta da Comigo é que isso ajude a agilizar o processo de recebimento dos grãos e a reduzir as filas.
A escolha do município de Mineiros para instalação da unidade deve-se ao crescimento da economia nessa região. A expectativa é que o empreendimento gere 60 postos de empregos diretos, número que poderá dobrar durante os períodos de colheita.
Fonte: Pensar Agro

Published
on
By
O ano de 2023 foi de grandes conquistas para a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), que embarcou mais de 1.3 milhão de sacas de 60kg de café, 20% a mais do que em 2022, e atingiu um recorde histórico. Esta comercialização representa mais de 1.328.256.000 (um bilhão, trezentos e vinte e oito milhões e duzentos e cinquenta e seis mil). Atualmente, a região produz cerca de 15% do café de todo o país e os bons resultados vieram em um período muito importante para a cooperativa, que completou 30 anos de atividade no último ano.
Outro grande marco, não só para a Expocacer, mas para a história da cafeicultura, foi a consagração da cooperativa como a primeira do mundo a receber o certificado de regenerativa.
“Nossa estratégia está alinhada às demandas do mercado, não apenas do café como um produto, mas principalmente com um olhar para a cadeia de produção e consumo. Estes resultados representam o esforço e compromisso dos nossos cooperados que vêm fazendo um trabalho de excelência há anos, tanto com a sociedade, quanto com os grãos e com o meio ambiente”, diz Ítalo Henrique, diretor Comercial da Expocacer.
Com mais de 8.100 hectares de café regenerativo, a cooperativa recebeu o certificado pela Regenagri®, entidade global que tem como objetivo garantir a saúde e a preservação do solo, atestada pela inglesa, Control Union. Este selo confirma a integridade dos processos da Expocacer na recepção e no tratamento dos cafés certificados como regenerativos, evidenciando as práticas sustentáveis que são realizadas, como a energia renovável, coleta seletiva e a rastreabilidade dos cafés armazenados, acompanhando o percurso do produto desde sua entrada no armazém, até sua distribuição aos consumidores finais.
Ainda pensando na harmonia com o meio ambiente, a cooperativa adotou o consumo de energia limpa e sustentável, por meio da geração da energia solar fotovoltaica. A iniciativa vai promover uma redução permanente de emissão de carbono e dos custos com energia elétrica da Expocacer, o que deve significar uma diminuição mensal na emissão de 12 toneladas de carbono. A geração de energia das placas solares é equivalente ao plantio de 105,8 árvores, evitando a emissão de 77,45 toneladas de CO2 e a não utilização de 65,22 toneladas de carvão vegetal.
O ano foi evidenciado por várias iniciativas e parcerias inéditas, como a publicação de um estudo feito pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), realizado em 20 propriedades de café associadas à cooperativa, que aponta que as fazendas sequestram mais carbono do que emitem. O instituto constatou um valor de emissões negativo, de -0,2 tonelada de dióxido de carbono, equivalente a um por hectare ao ano.
Ete fenômeno acontece quando o sequestro do carbono oriundo do solo e das plantas é maior que as emissões, e ao analisar as estimativas de emissão de GEE das fazendas, o Imaflora chegou ao valor absoluto de 15.400 tCO2e.ano-1, número considerado baixo.
“Os cooperados da Expocacer estão sempre na vanguarda da tecnologia, inovação e sustentabilidade. O balanço de carbono feito em parceria com o Imaflora comprova o trabalho sustentável que nossos produtores têm feito há mais de 10 anos. Para tanto, possuímos um departamento exclusivo para assuntos ligados à sustentabilidade, onde orientamos e fomentamos as boas práticas também entre os cooperados”, disse Farlla Gomes, Coordenadora Técnica em Sustentabilidade da Expocaccer.

O Governo Municipal, através das Secretarias de Saúde e Obras Públicas, irá realizar um mutirão de limpeza na sexta-feira, 19,…
O Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes e Lazer, realizou na noite da última segunda-feira (15), no Estádio Júlio…
 Produtores podem receber orientação sobre manejo e aplicação correta dos produtos da empresa no evento A Mosaic Fertilizantes, uma das…
COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Porto Seco movimentou US$ 1,5 bilhão…
COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Diocese de Juiz de Fora completa…
COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Superbactéria interdita UTI em Uberlândia A…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Paracatu, na Região Noroeste do…
O canil e a clínica veterinária municipais de Manhuaçu, na Região da Zona da Mata, foram alvos de fiscalização do…
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lamenta profundamente o falecimento da sra. Leda Lúcia Machado da Silva, viúva…
Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta quarta-feira (17/1), a operação Tribunal do Templo – Fase II,…
Divulgação/PCMG Em cumprimento de mandado de busca e apreensão, nessa terça-feira (16/1), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) arrecadou…
Divulgação/PCMG Dois homens, de 21 e 30 anos, foram presos preventivamente pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) suspeitos de…
Prestes a completar 11 meses de vida, o filho caçula de Claudia Raia, o pequeno Luca, surpreendeu a família ao…
A atriz Carolina Dieckmann, encantou seus seguidores nas redes sociais na noite da última segunda-feira (15), com uma sequência de…
Graciele lacerda, noiva do cantor Zezé Di Camargo fez um resumo de como foi seu ano de 2023 e agradeceu…
O Novorizontino está nas quartas de final da Copinha Sicredi. Jogando na Arena Fonte Nova, em Araraquara, a equipe do interior…
Sem deixar margem para dúvidas, o Corinthians é o primeiro classificado às quartas de final da Copinha Sicredi. Na noite…
Os Garotos do Ninho venceram o Náutico-PE por 1 a 0, pela 2ª fase da Copa São Paulo de Futebol…
Conheça a “rota do café”, turismo por fazendas, restaurantes e cafeterias de Minas Gerais
NO CT DO CITY, JOGADORES E FUNCIONÁRIOS DO BAHIA TIETAM DE BRUYNE, HAALAND E GUARDIOLA
FÓRUM DE PATROCÍNIO ABRE VAGAS PARA SELEÇÃO PÚBLICA DE ESTAGIÁRIOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
SUSPENSE E MUITA EMOÇÃO MARCARAM EVENTO DE RETA FINAL DA CAMPANHA DO NATAL 2023 – SHOW DE PRÊMIOS, PROMOVIDO PELAS ACIP/CDL

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.