Localização Atual

Por Cibelle Bouças — Belo Horizonte (MG)

Após o recesso parlamentar, a Câmara dos Deputados voltará a analisar o Projeto de Lei 3992/23, que amplia as possibilidades de emissão de Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs). O texto altera a Lei 11.076/04, que trata das modalidades de financiamento agropecuário.

A LCA é um investimento de renda fixa por meio do qual instituições financeiras autorizadas captam dinheiro no mercado para financiar a cadeia produtiva do agronegócio. Pessoas físicas que investem nesta modalidade têm isenção do imposto de renda sobre os ganhos.

O projeto, de autoria do deputado Sidney Leite (PSD-AM), permite que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) use operações com produtores como lastro de LCAs. Pela legislação atual, somente cooperativas de crédito rural podem fazer operações desse tipo.

Com a mudança na lei, várias operações de crédito rural contratadas com recursos repassados pelo BNDES aos agentes financeiros (os chamados repasses interfinanceiros) poderão ser usadas como lastro para a emissão de LCAs. A lista inclui operações relacionadas a equipamentos e produção, comercialização, beneficiamento ou industrialização de produtos e insumos.

Os valores captados com a emissão das LCAs serão transformados em novos empréstimos e financiamentos para o setor agropecuário.

Segundo o deputado Sidney Leite, o BNDES respondeu por 31% do crédito do total repassado ao setor nos últimos cinco anos. Para ele, o tratamento igual nas operações de repasse interfinanceiro vai elevar os repasses do banco para a agropecuária.

De acordo com o relator da proposta, deputado Gabriel Mota (Republicanos-RR), a mudança pode gerar R$ 60 bilhões a mais em recursos para o agronegócio.

O projeto tramita em caráter conclusivo. Nesse rito de tramitação, o projeto é votado apenas pelas comissões designadas para analisar a proposta, sem a necessidade de votação pelo plenário da Câmara.
O texto já foi aprovado em dezembro de 2023 pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Falta aprovação das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Quer voltar a navegar no site do Valor econômico?
Mais de dois milhões eram assintomáticas para a doença
Concurso prevê a seleção de candidatos para 200 vagas de fiscais agropecuários
Consumidor poderá verificar status ambiental dos fornecedores diretos
Aiba estima que oleaginosa foi semeada em 2 milhões de hectares no Estado
Alteração na permite que BNDES use operações com produtores como lastro das emissões das Letras de Crédito do Agronegócio
No Rio Grande do Sul, alguns municípios chegaram a registrar mais de 100 milímetros de chuva em 24 horas e rajadas de ventos de mais de 100 km/h
Nesta quarta-feira, cotações fecharam em baixa de mais de 3%
Volume total chegou a 41,5 milhões de toneladas, segundo a Amport
Produtores permanecem mais cautelosos e adquirindo adubos pontualmente, informa a consultoria Argus
Cotações do milho na bolsa de Chicago seguem em queda livre após últimas estimativas do departamento
© 1996 – 2024. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.