As variáveis e as forças que moldaram a dinâmica nos mercados do agronegócio, suas complexas cadeias de suprimentos e o cenário das commodities tiveram bons resultados em 2023. E o novo ano traz otimismo para a classe produtora. A opinião é de José Afonso Junior, manifestada durante visita ao Npdiario, em Santo Antônio da Platina (fotos).
Ele é presidente do Sindicato Rural Patronal, já foi prefeito de Santo Antônio da Platina, ex-deputado estadual e ex-secretário de Turismo do Paraná. Estava acompanhado do seu secretário, Brenno Gsrcia Guimarães.
Sua avaliação anual explora os principais eventos macroeconômicos e regionais que influenciaram as operações do agronegócio mundial neste último ano, destacando, principalmente o cenário brasileiro. “Revelou-se favorável para a agricultura e pecuária, apesar dos desafios enfrentados pelo setor, como taxas de juro globais altas como sempre, desaceleração da demanda e incertezas internacionais agravadas por conflitos graves entre países, além das mudanças climáticas que impactaram consideravelmente as perspectivas para a safra de 2024″, disse o líder.
No setor pecuário, suínos, leite e ovos destacaram-se com contribuições positivas significativas. A balança comercial da pecuária registrou mais de R$ 500 bilhões. Houve recorde na safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas totalizando milhões de toneladas, lembrou Afonso Junior.
Fotos: Paulo Ribeiro/Especial para o Npdiario
Latrocínio chocou Norte Pioneiro pela crueldade da quadrilha A Polícia Militar prendeu nesta sexta-feira, dia
Corpos serão sepultados neste sábado em Ribeirão do Pinhal https://youtu.be/xny8r4Uni_0 No dia quatro de dezembro
Veja prazos, formação exigida, o que vai cair na prova objetiva, entre outras questões essenciais;
Copyright © Todos os direitos reservados
Telefones:
Digite abaixo o que deseja encontrar e clique em pesquisar.