Localização Atual

Publicado em
por
O estado do Mato Grosso, líder na produção de soja no Brasil, vem enfrentando um desafio sem precedentes, provocado pelas mudanças climáticas. A seca que atinge o Estado já levou ao replantio de uma área de 1 milhão de hectares, o que corresponde a 8,5% da área total planejada para a safra 2023/24.
Segundo os técnicos, esta situação foi causada por uma combinação de pouca chuva e altas temperaturas, resultando em perda de plantas e problemas no desenvolvimento das vagens, afetando principalmente as plantações mais precoces e aumentando a ocorrência de pragas.
As colheitas atuais, impactadas pela seca, estão entre as mais prejudicadas. Plantas de ciclo médio e tardio estão em melhor estado, tendo se beneficiado das chuvas que chegaram após meados de dezembro. Existe, contudo, uma preocupação com possíveis chuvas excessivas durante a época de colheita.
No cenário geral, a produtividade em Mato Grosso caiu para 52,5 sacas por hectare, uma diminuição significativa em relação à safra anterior de 63,8 sacas por hectare.
PELO PAÍS – No restante do país a situação não é muito diferente. No sudoeste de Goiás o cenário é semelhante ao de Mato Grosso em termos de clima. O início da colheita na região confirma resultados abaixo da expectativa dos produtores, com 56 sacas por hectare, versus 65,5 sacas por hectare na temporada 2022/23.Na região norte de Mato Grosso do Sul, diferente do que aconteceu na safra 2021/22, quando o Sul do estado puxou a produtividade média para baixo. A produtividade estimada é de 59 sacas por hectare (64 na safra passada).
Em Minas Gerais, a queda na produção, por enquanto, é menor devido ao plantio mais tardio. A estimativa é de 59 sacas por hectare (65,3 sacas em 2022/23).
Na Bahia, o quadro é crítico e tem o maior percentual de replantio do país, com 15%. O clima irregular com altas temperaturas em novembro e dezembro prejudicou as lavouras, com as chuvas normalizando apenas em janeiro. No Estado, a produtividade média é projetada em 58,5 sacas por hectare (67 na temporada passada).
No Maranhão, Piauí e Tocantins, o retorno das chuvas em janeiro favoreceu o bom desenvolvimento das lavouras, mas, em função do calendário de plantio mais tardio, ainda necessita de chuvas para garantir produtividade estimada em 54,8 sacas por hectare nos três estados juntos (61,2 na safra anterior).
Ao contrário de outras regiões, o Paraná registrou o melhor início de safra da história, com chuvas nas regiões oeste e norte que permitiram um bom avanço do plantio e desenvolvimento inicial das lavouras. Já no sudeste e sudoeste já há queda de potencial pelo excesso de chuvas, baixa luminosidade e alta presença de doenças. A produtividade é estimada em 60 sacas por hectare (66 na safra passada).

No Rio Grande do Sul, o ritmo de semeadura ficou abaixo da média em função do excesso de chuvas e solo encharcado. Algumas regiões semearam com muita umidade no solo, ocasionando irregularidade no estande. A atenção dos técnicos está voltada para a região sul do Estado, que pode passar por um período de veranico nas próximas semanas. A projeção é de 55,5 sacas por hectare (36,9 no ciclo passado).
Com informações do Globo Rural
Fonte: Pensar Agro

Published
on
By
Recuperação dos níveis de produtividade após crise climática de 2021 e 2022 permitirá incremento de 5,5% na produção
A produção de café voltará a crescer em 2024. Será o terceiro ano consecutivo de evolução, depois da crise climática vivenciada pelo setor em  2021 e 2022, que reduziu significativamente a produtividade dos cafezais do Brasil.
Em 2023, as condições climáticas se mostraram mais favoráveis e permitiram a normalização dos rendimentosAssim, o primeiro levantamento da Conab de 2024 aponta para uma colheita de 58,1 milhões de sacas. Se confirmada, representará um incremento de 5,5% sobre o ano passado.

O início da colheita é esperado para março. As primeiras análises mostram que a expectativa de uma produção maior reflete os efeitos da bienalidade positiva do parque cafeeiro.
O ciclo bienal é uma característica do café. Ele consiste na alternância de um ano com grande florada, seguido por outro com florada menos intensa. Essa característica natural permite que a planta se recupere para produzir melhor na safra subsequente.
Contudo, o clima pode interferir diretamente nesse ciclo. Foi exatamente o que aconteceu nos anos de 2021 e 2022.
Das pouco mais de 58 milhões de sacas esperadas para este ano, 70% serão da variedade arábica – 40,7 milhões – e os 30% restantes de conilon – 17,3 milhões. Confirmadas as expectativas, a oferta de arábica representará um 4,7% em comparação a 2023, enquanto a de conilon terá um incremento de 7,2%.
Minas Gerais e São Paulo, os dois maiores estados produtores de café arábica, terão um crescimento de 0,6% e 7,4%, respectivamente. No caso mineiro, o ciclo de alta do cafezal é o principal motivo para o modesto crescimento.
Para os paulistas, as chuvas têm sido bem distribuídas até o momento, garantindo uma boa umidade do solo. Em certo momento, o clima em São Paulo chegou a preocupar, já que a onda de calor ocorrida em novembro elevou as temperaturas aos 40 graus em algumas regiões.
No Espírito Santo, maior produtor de conilon do Brasil, a produção terá um incremento de 15,4%, para 15,1 milhões de sacas. O investimento em adubação e a boa floração, induzida pelas chuvas acima da média em julho e agosto de 2023 são os principais fatores de aumento da oferta do Estado.

O mês de janeiro de 2024 vem sendo marcado por tempestades, ventanias e muita incidência de raios em Minas Gerais….
COMENTE ABAIXO: Post Views: 18 Leia Também:  AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR BROCA DO CAFÉ ESTÁ CONFIRMADA
Recuperação dos níveis de produtividade após crise climática de 2021 e 2022 permitirá incremento de 5,5% na produção A produção…
COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Sete Lagoas amplia centro sismológico Embora…
COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Inflação de MoC mais baixa que…
COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Porto Seco movimentou US$ 1,5 bilhão…
Candidata aguardou o ônibus por mais de três horas e não pode fazer a prova do concurso (Crédito: Imagem ilustrativa)…
Ficou comprovado que a instalação do equipamento foi feita pela distribuidora (Crédito: Pedro Ventura/Agência Brasília) A 13ª Câmara Cível do…
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deve complementar os pedidos à Justiça de regressão de regime de cumprimento de…
Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante, nessa quinta-feira (18/1), em Bom Sucesso, região Sul do…
Divulgação/PCMG No mesmo dia em que a vítima denunciou episódio de violência sexual e intimidações que sofreu do marido, a…
Divulgação/PCMG A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou, nessa quinta-feira (18/1), a nova sede da Delegacia de Polícia Civil…
Durante uma live exclusiva no Instagram da Caras, o renomado tarólogo Val Couto lançou previsões impactantes sobre os participantes do…
Cynthia Klitbo, aclamada atriz mexicana, traz seu carisma e talento para as telas brasileiras em “Minas de Paixão”. Conhecida por…
Vanessa Lopes apertou o botão de desistência no BBB 24 na tarde desta sexta-feira (19), e desistiu do prêmio milionário….
Rumo à semifinal! Pelas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Flamengo empatou por 1 a…
Partida será realizada nesta quarta-feira (24), às 21h30, em Patrocínio A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou nesta quinta-feira (18)…
O Corinthians, já consagrado como o maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior com dez títulos, deu mais…
SURGE SUSPEIÇÃO DE QUE A INTOXICAÇÃO PODE NÃO SER ALIMENTAR
Patrocinense é eleita Miss Minas Gerais Mundo
CINCO UNIDADE BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO FORAM HABILITADAS AO “PROGRAMA SAÚDE NA HORA”
Em Paracatu (MG), PRF recupera veículo furtado e clonado

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.