BRASÍLIA – O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciará ampliação de recursos ao agronegócio.
“O BNDES está preparando anúncios. No dia 2, deverá ter algum anúncio. Medidas estruturantes virão depois do levantamento da equipe econômica de endividamento do setor e custos”, afirmou Fávaro após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta terça-feira, 30. Segundo o ministro, o BNDES também será chamado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a crise enfrentada pelo agro.
Fávaro se reunirá com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, na próxima sexta-feira, 2, no Rio de Janeiro. Conforme mostrou o Estadão/Broadcast, há expectativa de que o BNDES anuncie novo aporte de R$ 4 bilhões para financiamento de investimentos agropecuários dentro da linha BNDES Crédito Rural, com custo fixo em dólares americanos (TFBD).
O banco de fomento também deve criar uma linha dolarizada para custeio agropecuário, com recursos voltados diretamente a produtores afetados pela quebra de safra ou a revendas para refinanciarem o custeio.
Fávaro afirmou que apresentou a Haddad um cenário do agronegócio – que, segundo ele, vive um momento de endividamento, preços achatados e safra menor. Ele ainda destacou que a perspectiva do setor para este ano é de perda em algumas regiões, especialmente na área do Matopiba, que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, além de endividamento.
Segundo Fávaro, a equipe econômica se comprometeu a se debruçar sobre os dados do setor logo depois que um diagnóstico sobre o agronegócio for apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia, segundo Fávaro, é evitar que possa vir uma crise, com aumento de judicialização, recuperações judiciais e inadimplência.
+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!