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O cenário da aviação de negócios no Brasil promete uma decolagem estratégica em 2024, trazendo não apenas prosperidade para o setor, mas também benefícios significativos para o agronegócio, especialmente no estado de Mato Grosso.
A Embraer, líder brasileira na fabricação de aeronaves, entregou 43 aviões até o final do terceiro trimestre de 2023, registrando um aumento notável de 30% em relação ao mesmo período de 2022. O segmento de jatos executivos impulsionou esse crescimento, com a entrega de 28 novas aeronaves executivas, representando um incremento de 22%.
A Textron, empresa americana do setor, também celebra números positivos, anunciando um lucro líquido de US$322 milhões no terceiro trimestre de 2023. Durante o mesmo período, a empresa entregou 39 jatos executivos e 38 turboélices, marcando um aumento de 15,15% em comparação ao ano anterior. Essa tendência positiva no mercado de aviação executiva traz não apenas oportunidades para o setor, mas também para o agronegócio brasileiro.
No Brasil, a JHSF Participações, responsável pela administração do São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, revelou um crescimento robusto de 74,9% no número de movimentos de aeronaves. Essa expansão sinaliza a eficiência do modelo de gestão privada, especialmente voltado à aviação executiva.
O Antares Polo Aeronáutico, em construção em Aparecida de Goiânia, destaca-se como um projeto que não apenas atende à demanda no setor, mas também abre portas para benefícios significativos para o agronegócio. Com investimentos de R$ 100 milhões, a primeira fase está programada para ser entregue no final de 2024, incluindo um terminal de operações e uma pista de pouso e decolagens totalmente operacionais. Essa infraestrutura não só facilita o transporte de executivos, mas também potencializa as operações logísticas relacionadas ao agronegócio.
Rodrigo Neiva, sócio-empreendedor e diretor comercial do Antares Polo Aeronáutico, destaca: “Esses números da Embraer e da Textron demonstram que a aviação executiva ou de negócios é a bola da vez dentro do setor, e nosso empreendimento irá justamente atender esse segmento.”
Em Mato Grosso, estado crucial para o agronegócio brasileiro, a aviação de negócios não apenas simplifica as viagens executivas, mas também fortalece a infraestrutura logística, contribuindo para o escoamento eficiente da produção agrícola.
Além dos investimentos e crescimento nas vendas, a modernização das normas de regulamentação traz benefícios adicionais para o setor do agronegócio. O Programa Voo Simples, lançado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em outubro de 2020, vem promovendo mudanças significativas para simplificar e adequar as normas às necessidades dos regulados.
A simplificação das operações de táxi aéreo, prevista para 2024 como parte do Programa Voo Simples, categorizará as empresas operadoras de acordo com seu tamanho e complexidade. Essa mudança permitirá uma certificação proporcional aos requisitos dos transportadores aéreos, facilitando o início de novos negócios no setor, incluindo aqueles voltados para o agronegócio.
Rodrigo Neiva ressalta: “Modernizar e desburocratizar a aviação civil são passos extremamente necessários para que novos negócios surjam. Temos uma legislação aeroportuária muito defasada e que já não acompanha os avanços tecnológicos que a aviação tem hoje.”
A convergência desses elementos positivos cria um ambiente propício não apenas para a expansão da aviação de negócios, mas também para benefícios concretos no cenário agrícola de Mato Grosso, consolidando a região como um hub estratégico para o agronegócio brasileiro.
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