Localização Atual

 
Assim como na maioria dos setores, o agronegócio também tem sido beneficiado pelos marketplaces. Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey, 71% dos agricultores usam canais digitais em sua jornada de compras, seja para comprar e vender seus produtos ou para pesquisar preços em plataformas de compras e de mensagens instantâneas.
As vendas por marketplaces são uma oportunidade para impulsionar a eficiência, a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio, fortalecendo ainda mais o papel do Brasil como um líder global nesse setor. Os usuários têm à disposição um ambiente virtual onde os vendedores podem criar perfis próprios e listar produtos e serviços, facilitando a conexão com potenciais consumidores.
“É interessante dar aos agricultores a oportunidade de navegar pelos diferentes produtos, comparar preços, ler avaliações de outros consumidores e realizar suas compras diretamente na plataforma. Especialmente no agronegócio, que lida com maquinário pesado e de alto custo, ter à mão as revisões de outros compradores e poder contar com os detalhes de cada máquina é um grande facilitador para a escolha adequada”, afirma Matheus Pedralli, CEO da Omnik, empresa da FCamara especializada em transformar e-commerces em marketplaces escaláveis.
As vantagens de utilizar marketplaces no agronegócio são inúmeras; a seguir estão as principais, de acordo com Roberto Monfort, diretor da vertical Multisector na FCamara.
Aumento das vendas– Como esse modelo de e-commerce reúne diversos vendedores em um único site, ele é capaz de expandir a visibilidade dos produtos. Se um usuário entra no marketplace em busca de um item específico, pode se deparar com outros relacionados e de seu interesse, aumentando também a possibilidade de vendas.
Com esse alcance tão aumentado, os vendedores precisam reforçar detalhes importantes que farão a diferença àqueles que acessarem os produtos, evitando as dúvidas e as rusgas na jornada de compra. “Os preços devem estar corretos, com as descrições dos produtos e fotos adequadas. Isso proporciona clareza de informações e causa a sensação de confiança no comprador, fazendo seu negócio atrativo e à frente da concorrência acirrada”, conta Monfort.
Público segmentado– Diferente das vendas em marketplaces generalistas, ao incluir seu produto em marketplaces agrícolas, você tem a certeza de que os visitantes estão interessados nesse nicho. Assim, os consumidores encontram os itens com mais facilidade e também podem se interessar com mais frequência pelos produtos correlatos.
Soluções de créditos facilitadas– Por meio do marketplace, é possível ofertar produtos e serviços financeiros para todo o ecossistema do agronegócio como o acesso a crédito para produção agrícola, pecuária, empréstimo pessoal, modalidades de seguros, além de oferta de produtos como máquinas e equipamentos, além da contratação da CPR (Cédula de Produto Rural) digital.
Transparência e confiança– Em comparação com as operações ao vivo, os marketplaces agro proporcionam maior transparência e confiança nas transações comerciais. “Eles, geralmente, fornecem recursos para que os compradores avaliem os produtos e os vendedores antes de finalizar a compra, permitindo que outros usuários verifiquem a reputação dos sellers e tomem suas decisões munidos de informação. Isso cria um ambiente de confiança e segurança, reduz o risco de fraudes e aumenta a satisfação dos compradores”, conclui Roberto.
Sobre a FCamara – A FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos.
Foi eleita 5 vezes a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm, reconhecida na categoria Transformação pelo ISG Paragon Awards, líder no quadrante Agile Application Development Projects, no estudo ISG Provider Lens™ Next Gen ADM Services. A empresa também é líder em soluções digitais, considerada a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais em www.fcamara.com.
 
 
Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.




Este website está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência ao visitante. Ao navegar em nosso site, você concorda com a utilização de cookies e com a nossa Política de Privacidade.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com*

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.