Os recorrentes recordes de produção e exportação do agronegócio têm puxado os bons números da economia do Paraná, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Ele participa, nesta terça-feira (6), do Show Rural Coopavel, evento que abre o calendário das feiras agropecuárias brasileiras e reúne, em Cascavel (Oeste), inovações e tecnologias voltadas ao agronegócio. São 600 empresas expositoras.
O setor foi o grande responsável pelocrescimento de 6,9% Produto Interno Bruto (PIB)do Paraná nos três primeiros trimestres de 2023. Na agropecuária, o Valor Adicionado Bruto (VAB), que difere do PIB apenas pela não incorporação dos impostos, cresceu 34,89%, como resultado principalmente da safra recorde de grãos. O Estado também tem34 municípios no clube do bilhãodo Valor Bruto de Produção Agropecuária.
Esse resultado também influencia nas exportações, com a Portos do Paraná batendo recorde de movimentação, com mais de60 milhões de toneladas exportadas pelo Porto de Paranaguáem 2023, primeira vez da história nesse patamar. “Nenhuma outra região do Brasil e da América do Sul consegue produzir tanto por metro quadrado como o Paraná, em quantidade e variedade. E ainda industrializar toda essa produção e vender para mais de 150 países”, disse Ratinho Junior.
Eventos como o Show Rural, salientou ele, também colaboram para esse bom resultado. “Já tivemos, no ano passado, o Show Rural batendo todos os recordes no volume de negócios, venda de equipamentos e novas tecnologias. Isso tem ajudado muito a consolidar o Estado como o supermercado do mundo”, afirmou.
Para contribuir com o dinamismo do setor, o Governo do Estado atua em diversas frentes, explicou o governador. O apoio ao agronegócio inclui a oferta de financiamentos com condições melhores para o trabalhador do campo, subsídio para a instalação de sistemas de produção de energia sustentável dentro do RenovaPR e do Banco do Agricultor, menos burocracia no licenciamento ambiental e os investimentos em infraestrutura nas rodovias, portos e também em projetos ferroviários, como a Nova Ferroeste.
“O Paraná se consolidou por ser um ambiente tranquilo para se investir. Temos uma mão de obra qualificada e com vocação para o agro, além do planejamento de industrializar grande parte da nossa produção, como já tem sido feito pelas nossas cooperativas e agroindústrias”, disse Ratinho Junior. “O Estado também será a Central Logística da América do Sul, com um porto cada vez mais moderno e ágil e agora com as concessões das nossas rodovias começando a funciionar”.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, salientou que o evento ajuda a calibrar o futuro do agronegócio paranaense e brasileiro. “O Show Rural tem a missão de mostrar ao nosso agricultor as inovações do setor, que é o negócio da economia do Paraná”, disse. “Tanto quanto possível, estamos aperfeiçoando as nossas políticas para esse setor tão dinâmico, tão eficiente e sustentável, para que o Paraná continue tendo a melhor agricultura do Brasil”.
SHOW RURAL– Um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina, o Show Rural é organizado pela cooperativa Coopavel, tendo como foco a inovação e novas tecnologias para o setor. O evento chega à 36ª edição com 600 expositores e expectativa de alcançar R$ 5,5 bilhões em volume de vendas.
A atual edição já está batendo recorde de público diário. Cerca de 40 mil pessoas participaram da abertura no domingo (4), 15 mil a mais que no ano passado. Já na segunda-feira (5), primeiro dia das visitas técnicas, foram cerca de 55,3 mil visitantes, recorde para uma segunda-feira. Nos cinco dias de evento, a expectativa é receber 300 mil pessoas.
PRESENÇAS– Participaram do ato inaugural da participação do Estado na feira os secretários Guto Silva (Planejamento), Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), Valdemar Bernardo Jorge (Desenvolvimento Sustentável), Santin Roveda (Justiça e Cidadania), Roni Miranda (Educação), Cleber Mata (Comunicação), Marcelo Rangel (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Beto Preto (Saúde) e Marcio Nunes (Turismo); os deputados estaduais Gugu Bueno, Marcel Micheletto, Luis Corti, Do Carmo, Batatinha, Tiago Amaral, Alexandre Curi e Soldado Adriano José; o deputado federal Elton Welter; o diretor-brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri; o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli; o diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), Everton Souza; além de prefeitos, representantes do agronegócio e outras autoridades.
SECRETARIA DA COMUNICAÇÃO
Palácio Iguaçu
Praça Nossa Senhora de Salette – Centro Cívico–80.530-909–Curitiba–PRMAPA