Checamos
Leia as últimas declarações checadas pela equipe do Aos Fatos
Outros
Explore todos os nossos conteúdos e checagens
Por Marco Faustino
Não é verdade que um vídeo gravado na cidade de Hamburgo, na Alemanha, mostra uma manifestação de agricultores contra os cortes em subsídios e o aumento de impostos. As imagens, na realidade, retratam um ato organizado contra o partido de extrema-direita AfD (Alternativa para a Alemanha), acusado de planejar uma deportação em massa de imigrantes.
Publicações contendo o vídeo fora de contexto acumulavam 5.000 curtidas no Instagram, milhares de curtidas no Twitter e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (6).
Posts nas redes difundem um vídeo que mostra um protesto antifascista contra o partido de extrema-direita alemão AfD, ocorrido em Hamburgo, em 19 de janeiro de 2024, como se fosse um ato organizado por produtores rurais do país contra o fim de subsídios e benefícios fiscais.
O protesto ocorreu após o site Correctiv publicar uma reportagem que alegava que membros do AfD teriam se reunido com grupos neonazistas para planejar uma suposta deportação em massa de imigrantes caso a sigla chegasse ao poder. As próximas eleições para o Parlamento alemão ocorrem em fevereiro, e o AfD está em segundo lugar nas pesquisas. A notícia gerou reações e discussões sobre possíveis banimentos e cortes de financiamento do partido.
O chanceler alemão Olaf Scholz, integrante do SPD (Partido Social-Democrata da Alemanha), que governa o país, condenou o plano e o classificou como ideologia racial nazista.
É fato, no entanto, que um grupo de agricultores alemães têm realizado protestos contra o atual governo desde dezembro. Os atos foram motivados pela aprovação de um orçamento que cortou subsídios e benefícios agrícolas tradicionais e aumentou os impostos do setor.
Referências:
1. YouTube
2. Instagram
3. Correctiv
4. g1 (Fontes 1 e 2)
5. DW
6. Euronews
7. Bloomberg
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TERMOS DE USO | © 2015-2024 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.
Aos Fatos Mais:
valorize o que é real.
A partir de
R$ 20