Senador destaca avanços nas conversações do Grupo Parlamentar com representantes do país asiático
Maior parceiro comercial do Brasil entre os países localizados no Sul do Cáucaso, o Azerbaijão aprofunda os entendimentos para potencializar as relações comerciais entre os dois países. Otimista, o senador Nelsinho Trad (PSD), acredita que já são efetivos e de grande alcance os entendimentos que estão sendo realizados bilateralmente.
“Estamos concretizando avanços significativos, principalmente para o agronegócio”, exultou Nelsinho, que é o presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Azerbaijão no Senado. Na tarde desta quarta-feira, 21, após reunir-se com a embaixadora Maria Laura da Rocha e outras autoridades, ele anunciou que estão em curso medidas que fortalecerão as exportações e importações para os dois países, vislumbrando impactos bastante positivos para o Mato Grosso do Sul e ao país como um todo.
BENEFÍCIOS
O senador assinalou que acompanha de perto os acordos bilaterais que projetam benefícios substanciais. Reafirma a importância da cooperação internacional para o efetivo desenvolvimento econômico e sustentável do agronegócio nacional. “É fundamental ampliar a presença brasileira em todos os mercados internacionais, sobretudo com nossas principais commodities e outros produtos, primários ou industrializados”, comentou.
Os dois países estabeleceram relações em 21 de outubro de 1993, no auge do conflito de Nagorno-Karabakh. O Brasil, naquele contexto, estava na condição de membro não-permanente no corpo do Conselho de Segurança das Nações Unidas e votou pela adoção das quatro resoluções (aprovadas por unanimidade) que levaram as duas partes a um cessar-fogo.