Login
Faça Login
Faça seu Login
Previsão
Clima
Podcasts
Chuva
Gráfico
Mapas
Notícias
Webstories
Vídeos
Canais
Confira
Produtos
Siga-nos
Previsão
Clima
Podcasts
Chuva
Gráfico
Mapas
Notícias
Webstories
Vídeos
Canais
Confira
Produtos
Compartilhar
ANGELA RUIZ
26/02/2024 às 11:37
3 min de leitura
No último domingo (25/02), foi comemorado O Dia do Agronegócio e para destacar esse dia tão importante o estado de Minas Gerais divulgou dados importantes sobre este setor no estado.
De acordo com o mais recente levantamento da Emater/MG, o agronegócio respondeu por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado mineiro, somando R$ 205 bilhões em 2022.
Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, a diversidade de clima e solo, o uso crescente de tecnologias pelos produtores mineiros, e as políticas públicas executadas têm contribuído para o crescimento do setor.
Café arábica
Consolidado como o maior produtor de café arábica do mundo, Minas deve produzir 27,2 milhões de sacas em 2024, com crescimento de 0,6% na comparação com a safra anterior, de acordo com a Conab. A safra mineira corresponde à metade da produção brasileira, e o estado mantém sua posição histórica de principal produtor de café do país.
Outro produto característico da produção agropecuária mineira, o leite ocupa uma posição de protagonismo ao lado do café. O estado é a principal bacia leiteira do Brasil, com uma produção anual de 9,4 bilhões de litros, o que corresponde a 27% do total nacional.
Minas também lidera o ranking nacional na produção de batata-inglesa, alho e ervilha e na criação de equinos. Está ainda entre os principais produtores de feijão, abacate, laranja, limão, sorgo, látex, cana-de-açúcar, banana, tilápia e ovos de galinha e de codornas.
De Minas para o mundo
Em uma análise setorial das exportações em Minas Gerais, o agronegócio está atrás apenas do setor minerário. Em 2023, o agro bateu recorde no volume comercializado, com o embarque de 15,6 milhões de toneladas e aumento de 13,3% em comparação a 2022. O valor alcançado foi de US$ 14,3 bilhões, respondendo por 36% do valor total das exportações mineiras. Puxados pelo café, carro-chefe do setor, os produtos mineiros foram distribuídos para 175 países.
Qualidade
E não é apenas nas commodities que o setor se destaca. A diversidade e, especialmente, a qualidade da produção mineira vêm ganhando visibilidade e reconhecimento nos mercados interno e externo.
Cafés especiais, vinhos e azeites, produzidos com tecnologia desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), são premiados mundo afora. Os queijos artesanais, tão importantes na cultura do mineiro, têm conquistado reconhecimento em disputas internacionais.
Leia também: Café supera seca e desenvolve bem na região mineira de Candeias
Veja no podcast Agrotalk: Relatório auxilia produtor em caso de perda por adversidade climática
Conheça a Central El Niño
A maior consultoria de meteorologia da América Latina, com mais de 30 safras de bagagem! Conheça a Central El Niño da Climatempo. Aqui você tem palestras personalizadas para sua operação em campo! Clique neste link e solicite seu orçamento!
O Agroclima PRO é uma plataforma de agricultura digital, que utiliza o conhecimento meteorológico a favor do campo!
CONTATO
[email protected]