Localização Atual

Carregando cotações…
Home Agronegócio
MERCADO
Agrimídia
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reuniu nesta terça-feira (27) com o objetivo de discutir e encontrar soluções para a atual crise enfrentada pelo setor agropecuário brasileiro. Com a projeção de uma redução na colheita de grãos no Centro-Oeste, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revisou para baixo suas estimativas de produção, gerando preocupações sobre os impactos potenciais em todo o país, incluindo no Produto Interno Bruto (PIB) e no aumento do desemprego.
Um relatório divulgado no início de fevereiro pela estatal revelou que a estimativa de produção de 299,8 milhões de toneladas é 6,6 milhões menor do que a prevista em janeiro, representando uma queda de 6,3% em comparação com o ciclo anterior (319,8 milhões de toneladas).
Notícias Relacionadas

INTERNACIONAL

Revista
O presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), expressou sua preocupação com a situação, afirmando que já é possível caracterizá-la como uma crise que demandará um longo período para ser superada.“São dois, três anos de enfrentamento pela frente. Temos que nos adaptar a uma nova realidade que está pesando demais para os produtores. A quebra de safra é desequilibrada em diversas regiões e vemos um montante de crise gigantesco”.
Ele acrescentou que é essencial identificar soluções para os problemas e evitar se concentrar apenas em disputas políticas.“A gente precisa se preocupar e sentar com o governo para achar alternativas. Essa é a nossa obrigação como representantes do setor. Deixar de lado essa questão política de quem é a culpa da crise, mas principalmente tentar socorrer o nosso produtor nesse momento”, assegurou.
Lupion revelou que tem mantido conversas com o Ministério da Agricultura sobre a necessidade de o governo reconhecer e destacar a existência de uma crise, exigindo um volume significativo e razoável de recursos para compensá-la, seja por meio do Plano Safra ou do seguro rural.
O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) destacou a situação desafiadora enfrentada pelo setor agropecuário brasileiro, que vai desde a quebra da safra até o aumento dos preços nos supermercados.
“Ao proporcionar esse alívio financeiro, estamos oferecendo aos agricultores a oportunidade de enfrentar esses desafios de forma mais resiliente, preservando suas operações e evitando o endividamento excessivo que poderia resultar na impossibilidade de cumprir com seus compromissos financeiros”, disse.
O deputado Arnaldo Jardim (CD-SP), vice-presidente da FPA, apresentou o relatório do PL do Combustível do Futuro (PL 4516/2023). O parlamentar participou da reunião de líderes para apresentar o projeto, e tem expectativa de votação para a próxima semana. “O deputado Arnaldo Jardim tem conseguido dialogar com os mais diversos setores de energia e combustíveis. É um projeto que ficou abrangente, faz parte da pauta verde e é 100% apoiado por nós.”
O tema também estará na pauta da próxima reunião da bancada, marcada para a próxima terça-feira (05).
Fonte: FPA.
As mais lidas

Clima

Receita

Receita

Saúde Animal

Ovos
Revistas
Edição 316
Número:02/2024
Edição 1331
Número:02/2024
EDIÇÃO 315
Número:06/2023
Ano:45
EDIÇÃO 1330
Número:02/2024
Ano:115
EDIÇÃO 314
Número:02/2024
Ano:45
Veja Também
Ver mais
AGROINDÚSTRIA
Analistas indicam um cenário bastante promissor para a dona da Sadia e Perdigão este ano
Ver mais
AGRONEGÓCIO
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, na última semana, um financiamento de R$ 88,5 milhões para impulsionar a conectividade em 24 municípios do Nordeste. Originado do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), esse investimento viabilizará a construção de mais de mil quilômetros de rede de fibra óptica, abrangendo áreas […]
Ver mais
LEGISLAÇÃO
A partir do próximo dia 1º de março, entram em vigor as orientações estabelecidas na Portaria SDA/MAPA nº 1.021, recentemente publicada no Diário Oficial da União em 23 de fevereiro. Essa portaria promove alterações na Portaria SDA/MAPA nº 744, de janeiro de 2023, que trata da “nomenclatura de produtos de origem animal, não formulados, em […]
Ver mais
AGRONEGÓCIO
Dados estão disponíveis na última versão do Boletim de Finanças Privadas do Agro
Boletim Informativo
Receba diariamente as principais notícias do agronegócio direto no seu e-mail e mantenha-se bem informado.
Receba nosso boletim em
Lista de Transmissão
Entre para a nossa lista de Transmissão no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de todas as novidades do agronegócio.
Selecione abaixo o aplicativo
Siga as nossas redes
Gessulli Agrimidia
Avicultura Industrial
Suinocultura Industrial
Biomassa e Bioenergia
Agrimídia © 2024 Todos os direitos reservados.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.