Localização Atual

Em cerimônia marcada por discursos comoventes, Unitins forma 22 novos profissionais

Auditório ficou lotado para formatura do Câmpus Paraíso da Unitins  (Fotos: Nonato da Silva/ Dicom Unitins)
 
Marcada por muitas emoções, a solenidade de Colação de Grau dos cursos de Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão do Agronegócio da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Paraíso ocorreu na noite desta quarta-feira, 28, no Auditório da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Rita Andrade Santos. A cerimônia foi acompanhada por familiares e amigos dos formandos que estiveram reunidos para celebrar a finalização da jornada acadêmica de sucesso dos 22 alunos da Unitins que receberam a outorga, sendo 20 da primeira turma do curso de Ciências Contábeis, turma "Elivânia Gomes Medrado" (in memoriam), e dois formandos de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.
 

Mesa contou com a presença do reitor Augusto Rezende, da pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruíta Czapski, da coordenadora de Ciências Contábeis, Lidiane dos Santos, e do coordenador de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Adriano Sérgio Bernardo Queiroz
 
A cerimônia foi presidida pelo reitor da Universidade, professor Augusto Rezende. A mesa foi composta ainda pela pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruíta Czapski, que no ato representou a diretora do Câmpus Paraíso, Kênia Paulino de Queiroz Souza; pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Lidiane dos Santos Silva; e pelo coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, professor Adriano Sérgio Bernardo Queiroz. Participaram ainda da cerimônia a vice-reitora, professora Darlene Teixeira Castro, integrantes da Reitoria e servidores da Instituição.
 

Lucas Rodrigues Freitas realizando o discurso representando a turma de Ciências Contábeis
 
Celebração
 
Logo após os ritos iniciais, o momento mais aguardado da noite foi festejado por todos os recém-egressos. Representando todos os formandos, Maria Eduarda Miranda Santos e Neurivan Lima Santos receberam a Outorga do reitor. Após a entrega dos diplomas, todos os presentes presenciaram a Leitura da Ata de Outorga de Grau, realizada pelo secretário acadêmico geral da Unitins, Claudemir Fernandes.
O recém-formado Lucas Rodrigues Freitas realizou um discurso que comoveu a turma de Ciências Contábeis. “Passamos juntos por um árduo processo de adaptação, pois no início enfrentamos a Pandemia e tivemos que passar para o aprendizado remoto. Porém, sempre fomos batalhadores. Nós vencemos esse obstáculo e retornamos às salas de aula. Durante o período de quatro anos, aprendemos a ser resilientes, a enfrentar obstáculos com determinação e a nos apoiar mutuamente. Trouxemos algo único para esta turma e Universidade. Formamos um grupo incrível que deixará saudades.”
 
Outro momento emocionante foi quando o recém-formado Wisley Alves dos Reis proferiu o discurso da turma de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.“Foram tantos os desafios que enfrentamos e as amizades construídas. Formamos um grupo de indivíduos talentosos. Aprendemos a enfrentar obstáculos com determinação e a apoiar, reciprocamente, nos momentos difíceis. Essas lições nos moldaram e nos transformaram em pessoas mais fortes, maduras e melhores. Com muito orgulho, gostaria de agradecer a Unitins, que há mais de três décadas está construindo futuros e realizando sonhos de inúmeros estudantes”, finalizou.
 
Novas oportunidades
O recém-graduado Neurivan Lima Santos já atua na área do Agronegócio como gerente de relacionamentos de uma instituição financeira. Ele representou toda a turma do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio durante o juramento. Aos 43 anos, ele concluiu a segunda graduação e contou que a Universidade possibilitou que a sua vida e a de sua família tivesse um novo horizonte, despertando o olhar para o cenário do empreendedorismo. “O curso veio para corroborar, aumentar o meu conhecimento e dar mais segurança no exercício da minha função. É uma satisfação indescritível poder ter transcorrido com muito esforço toda a história na Unitins. Foram momentos de muitas lutas e dificuldades. Reconheço que em alguns instantes até pensei em desistir, não estava conseguindo conciliar trabalho, família e os estudos. Mas, graças à equipe da Universidade, que é muito bem preparada e nos instruiu muito bem, todos conseguimos chegar até essa grande conquista”, contou.
A família de Neurivan Lima, composta pela esposa Cléia Pimenta de Araújo Santos, de 40 anos, e suas duas filhas Isabela Araújo Santos e Maryáh Araújo Santos, estavam presentes na celebração. Emocionada, Cléia disse que incentivava o marido a não desistir do curso, e que a Unitins despertou o interesse e espírito empreendedor no casal, modificando o seio familiar. “Estou muito feliz de ver que ele conseguiu realizar o sonho e o desejo de construir tudo isso por meio dos estudos. Nós demos muita força. Foram inúmeras circunstâncias em que ele estava muito desesperado, devido ao trabalho. Entretanto, sempre falava para não desistir, porque queria estar aqui celebrando a nossa vitória. E seguimos acreditando e queria e nos via aqui na torcida!", declarou.
 

Neurivan Lima finalizou o curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio e vivenciou a felicidade de se formar com a esposa Cléia Pimenta e as filhas do casal empreendedor, Isabela e Maryáh Araújo
A Unitins também foi a responsável pela ampliação de horizontes para a vida da recém-egressa Maria Eduarda Miranda Santos, de 23 anos, que concluiu o curso de Ciências Contábeis. Ela é a segunda da sua família a se formar no Ensino Superior. Acompanhada por familiares, ela afirmou que realizou o seu sonho. “Quando falaram que a Unitins voltaria para Paraíso, eu fui uma das primeiras a realizar a inscrição para o vestibular. Passei em primeiro lugar e hoje estou me formando pela primeira turma do curso. Realizei um sonho que pensei que nunca iria conseguir, e foi por mim e minha família! Foi uma caminhada difícil e só quem vivenciou sabe. Porém, sempre fomos muito unidos e corremos atrás de tudo. Acredito que todos que entraram pelo Campus Paraíso há quatro anos, agora saem muito diferentes e conhecemos outras realidades por meio da educação pública.” 
 
Tomada pela emoção de ver a sobrinha formada, a tia de Maria Eduarda, a servidora pública da cidade de Paraíso do Tocantins Aparecida Pereira da Silva, de 50 anos, salientou que a noite foi de felicidade. “É motivo de muita alegria para a nossa família ver ela se formando. É uma das primeiras da família. Vimos que foi tão difícil e com muita luta, ganhando pouco, economizando e obtendo ajuda de tantos ela venceu. Graças à Unitins e a Deus é tão emocionante ver que finalmente deu certo", disse.
 

Com amplo esforço, Maria Eduarda Miranda Santos concluiu o curso de Ciências Contábeis e dividiu a conquista da formatura com sua tia Aparecida Pereira
 
Emoção
 
A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Lidiane dos Santos Silva, foi homenageada pela turma. Em seu discurso, ela revelou que a essência social oriunda da Unitins seguirá com os recém-egressos. “Números não são pessoas. A contabilidade é ciência social aplicada, não é matemática pura, mas é lidar diariamente com pessoas. Desejo muitas receitas na vida de vocês e muitos investimentos. É uma trajetória muito árdua, mas o mercado está crescendo e pedindo encarecidamente por contadores. Vocês se formaram na profissão e Universidade que deu amplo espaço para serem profissionais de excelência. Mas, sobretudo, transformaram vocês em cidadãos preocupados com a sociedade.”
O coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, professor Adriano Sérgio Bernardo Queiroz, também foi homenageado pelos formandos. Em seu discurso, ele alegou que os recém-egressos se tornaram agentes da transformação no cenário agrícola da região do Vale do Araguaia. “Vocês são a força motriz que impulsiona a inovação, a sustentabilidade e a eficiência em nossas práticas agrícolas. Lembrem-se sempre do impacto positivo que podem gerar, aplicando o conhecimento adquirido dentro da Unitins. Que este seja apenas o início de uma trajetória repleta de conquistas e realizações”, arrematou.
 

Discurso do reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou avanços e investimentos da Unitins para a cidade de Paraíso do Tocantins e região do Vale do Araguaia
 
Discursos
A pró-reitora de Graduação da Unitins, professora Alessandra Ruíta Czapski, festejou as conquistas e revelou que a cerimônia foi emocionante. " É a constatação que Universidade atua para transformar vidas e realizar os sonhos dos seus alunos. É imensamente gratificante representar a Universidade em mais uma formatura, especialmente porque é a primeira do curso de Ciências Contábeis e a segunda turma do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio. Agradeço a honra e oportunidade de representar a diretora do Câmpus Paraíso, Kênia Queiroz, neste dia festivo. O ato comemorativo representa o compromisso da Unitins e todo o nosso orgulho ao expressar o trabalho qualitativo exercido pelas direções dos Câmpus, coordenações e os colegiados dos cursos, que culminam nesta celebração para os formandos e seus familiares.” 
Presente na ocasião, a vice-reitora da Unitins, professora Darlene Teixeira Castro, afirmou que “o Câmpus Paraíso é importante para a Universidade e segue fazendo a diferença na região do Vale do Araguaia. Ele está crescendo significativamente, com o número expressivo de alunos. Os momentos de formatura são a consolidação e, principalmente, uma entrega para a sociedade de acadêmicos que acreditaram na Universidade, que apostaram as suas histórias em novas perspectivas para o futuro. É a realização dos próprios sonhos e de seus familiares e merece exímia comemoração. Faço questão de prestigiar e celebrar as festividades deste dia marcante para a primeira turma do curso de Ciências Contábeis, e mais uma turma de Tecnologia em Gestão do Agronegócio", declarou.
Em seu discurso, o reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou os avanços propiciados pela Unitins para a cidade de Paraíso do Tocantins e região do Vale do Araguaia. “Não há desenvolvimento sem mão de obra qualificada, e a cidade e região do Vale do Araguaia não perde os seus talentos para outras localidades do Estado do Tocantins. É maravilhoso ver o crescimento e a consolidação do Câmpus Paraíso nesses quatro anos. Corrigimos a história com ações, e impulsionados pelo trabalho que a Universidade realizou com investimentos estratégicos para o avanço do desenvolvimento regional, estamos colhendo o sucesso de um Câmpus que caminha para o total de 500 alunos. A formatura das primeiras turmas dos cursos de Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão do Agronegócio salientam que a Universidade avança como uma Instituição de Ensino Superior comprometida e que coopera ativamente em devolutiva para a sociedade dos exímios cidadãos e profissionais. Entregamos para o mercado acadêmicos que confiaram na Universidade, e agora colhem os frutos de conhecimento e educação. A Unitins é um porto seguro e temos orgulho de tê-los formados!”, finalizou o reitor.
A cerimônia foi acompanhada também pelo prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, secretários municipais e pelo secretário estadual da Secretaria Executiva da Governadoria, Osires Damaso.
 
 

Primera turma do curso de Ciências Contábeis do Câmpus Paraíso e integrantes da Reitoria da Unitins

Segunda turma do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Câmpus Paraíso e integrantes da Reitoria da Unitins
 
 
 
 

 

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.