Localização Atual

Nesta segunda-feira (18), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve junto dos outros ministros e líderes do governo na primeira reunião ministerial ampla de 2024 convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.
O encontro foi pautado em um balanço das ações realizadas nos 13 primeiros meses da atual gestão do presidente Lula para alinhamento e definição das próximas prioridades e objetivos. Na oportunidade o presidente agradeceu o trabalho desempenhado pelos ministros até o momento. “O primeiro ano foi de recuperação e não foi fácil. E é esse ano que a gente começa a colher o que a gente plantou durante o ano de 2023 inteiro”, disse. “É apenas o início, mas isso não basta. Nós vamos ter que fazer muito mais”, continuou.
Durante sua fala inicial, o presidente Lula ressaltou a importância do ministro Carlos Fávaro para o desenvolvimento da agricultura e pecuária no Brasil e no mundo. “A cara de alegria que vocês estão vendo no companheiro Fávaro é porque ele conseguiu uma coisa extraordinária, que foi em 13 meses abrir 98 novos mercados para produtos agrícolas brasileiro. Ele certamente vai ganhar um prêmio de alguma instituição internacional, por ser o melhor vendedor que o Brasil teve nesses últimos tempos. Vendedor de políticas boas, vendedor de produtos produzidos pelo Brasil e não vendedor de empresas estatais. Vendedor de produtos brasileiros”, relatou.
Da Agricultura também foram destacados o recorde na produção de grãos, com 319,80 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 18% em relação ao ciclo anterior; recorde nas exportações do agronegócio que atingiram 166,5 bilhões de dólares em 2023, sendo o setor o responsável por 49% da pauta exportadora total brasileira no ano passado; e a realização do maior Plano Safra da história com a disponibilização de R$ 364,2 bilhões em crédito rural na agropecuária empresarial (médios e grandes produtores rurais), correspondendo um valor 26,8% superior ao aplicado no ano anterior.
No detalhamento de investimentos para ferrovias e rodovias, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que as obras estruturantes para melhorias nas estradas resultam no melhor escoamento da produção brasileira e diretamente nos resultados crescentes exportação e importação do agronegócio.

Para o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o bom resultado desempenhado para o setor é reflexo do esforço despendido pelo presidente Lula para a retomada das boas relações diplomáticas brasileiras.
Fávaro ainda destacou que continuará trabalhando para que os produtores do agronegócio nacional continuem exportando seus produtos e acessando destinos até então inéditos. “O nosso maior objetivo é continuar ampliando a oferta de produtos brasileiros no mercado internacional, gerando renda e emprego em todo o país. Agradeço novamente à confiança do presidente e reitero que o mais importante é sair daqui com a certeza de que estamos no caminho certo e que continuaremos trabalhando para trazer mais notícias boas do agro para o Brasil”, destacou.
Desde 2023 o agronegócio brasileiro alcançou 98 novos mercados em 49 países. Esse é um marco histórico no setor agroexportador brasileiro.
A diversidade de produtos aptos à exportação inclui carnes bovina, suína, ovinas e de aves, soja, milho, algodão, frutas, café, ovos, produtos à base de células-tronco mesenquimais (cães, gatos e equinos), animais de reprodução, embriões e sêmen bovino, alevinos de tilápia, gelatina, colágeno, bovinos vivos e produtos do setor de reciclagem animal, entre outros.
“A pessoas me perguntam ‘o que isso muda na minha vida?’. Quando você abre um mercado, o emprego acontece, as oportunidades acontecem”, explica o ministro Fávaro.
RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.
RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL! Digite seu e-mail no campo ao lado e receba novidades do Notícias Agrícolas diretamente em seu e-mail.
Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.
Fundado em 1997, o site Notícias Agrícolas é, atualmente, um dos mais importantes meios de comunicação do agronegócio brasileiro. O portal preza pela comunicação direta com os produtores rurais e cria um espaço com ampla diversidade de opiniões e informações em tempo real, com conteúdo de qualidade para que nossos usuários possam tomar sempre as melhores decisões.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.