Acadêmicos do 3° período conheceram a Frísia e Fundação ABC
Visita técnica à Frisía coordenada pelo acadêmicos do 3° período curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio Paulo Bonfim (Fotos: Arquivo Pessoal)
O curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio do Câmpus Paraíso da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promove a imersão dos acadêmicos na realidade do mercado de trabalho para o aprimoramento do conhecimento aplicado em sala de aula. Desse modo, os acadêmicos do 3° período conheceram a unidade da Frísia Cooperativa Agroindustrial em Paraíso. A visita técnica foi realizada por meio da disciplina Cooperativismo e Associativismo Rural, ministrada pelo docente Paulo Cesar Romão Bonfim.
Acadêmicos no pátio da Frísia em Paraíso do Tocantins, a empresa está há quase um século contribuindo para o cooperativismo nas áreas de agricultura de pecuária
Na oportunidade, o coordenador de campo Marcio Kette realizou a acolhida e apresentou toda a estrutura da Cooperativa aos acadêmicos, que conheceram a sala para classificação de grãos e teste de qualidade por amostragem; a balança de pesagem dos caminhões e o funcionamento dos silos. Além disso, os alunos também conheceram o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação ABC, uma instituição de caráter particular, sem fins lucrativos, que realiza pesquisa aplicada para desenvolver e adaptar novas tecnologias para promover soluções tecnológicas para o agronegócio aos produtores rurais filiados das Cooperativas Frísia.
O aluno Gustavo Alves dos Santos Oliveira salientou que a visita técnica contribuiu para o aprofundamento do funcionamento de uma cooperativa. “Conhecemos as atividades que a Frísia realiza, como ela é organizada e opera diariamente, tanto aqui no Tocantins quanto na região Sul do país, onde ela surgiu. Aprendemos ainda sobre os princípios e valores seguidos por todos que atuam na empresa. Ficamos cientes das áreas abrangidas e o foco nos cooperados, pois são eles que movem a cooperativa”, explicou o estudante do 3° período.
O coordenador de campo Marcio Kette explicando funcionalidades da Frísia
O docente Paulo Cesar Romão Bonfim destacou que o objetivo da visita técnica foi a integração teórica com a prática e propiciar vivências do mercado de trabalho. “Proporcionamos aos acadêmicos o cotidiano de uma Cooperativa. Na ocasião, foi realizada uma palestra abrangente pelo coordenador Marcio Kette, que discorreu sobre os processos, atividades, missão, visão, valores, políticas voltadas para a sociedade, políticas de valorização dos colaboradores e a origem da Frísia. Salientamos que os novos saberes apresentados contribuíram para o aprofundamento de conhecimentos práticos sobre o funcionamento de uma cooperativa que estava, estritamente, em consonância com os objetivos estratégicos da respectiva empresa”, ressaltou o professor.
Para o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, professor Adriano Sérgio Bernardo Queiroz, “conhecer uma empresa do porte da Frísia faz com que o aluno tenha a oportunidade de enxergar áreas que poderá atuar como futuro profissional do agronegócio.”