O Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio brasileiro registrou queda de 2,99% em 2023 em comparação com 2022, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (27) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Com este resultado, o setor agropecuário perde participação no PIB total do país, passando de 25,2% em 2022 para 23,8% no ano passado. A retração é atribuída à queda de preços em todos os segmentos da cadeia produtiva, desde insumos até a comercialização final.
Análise por segmento:
A metodologia adotada tem como base a ótica do produto, a preços de mercado. É uma avaliação diferente em relação ao PIB divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é focado no resultado dentro da porteira (produção agropecuária).
Segundo CNA e Cepea, o segmento de insumos foi o mais impactado, com queda de 23,57% em 2023 na comparação com o ano anterior, afetado pela queda de preços de fertilizantes, insumos, rações e a menor produção de máquinas agrícolas.
O setor primário teve retração de 1%, enquanto agroindústria e agrosserviços tiveram quedas de 2,05% e 1,31%, respectivamente. Neste contexto, observou-se redução nos preços de vários produtos agropecuários e agroindustriais, afirmam CNA e Cepea.
No entanto, o resultado não foi mais desfavorável em razão das safras agrícolas recordes e da maior produção nos segmentos primário e agroindustrial na pecuária, que puxaram a demanda por agrosserviços.
Agricultura e pecuária – Na avaliação separada por atividade, o PIB agrícola teve queda de 3,26% em 2023 em relação a 2022. Apenas o setor primário (da porteira para dentro) teve resultado positivo, com expansão de 5,11%, beneficiado pela produção recorde e queda dos custos com insumos.
O segmento de insumos, novamente, foi o mais afetado, com queda de 27,92%, puxado pela baixa nos preços de fertilizantes e insumos e menor produção de máquinas agrícolas. Também houve recuo na indústria (3,43%) e serviços (3,24%).
Na pecuária, o PIB caiu 2,3% no ano passado. A produção primária foi a mais afetada, com queda de 10,61%. Mesmo com a redução dos custos e o aumento da produção, a atividade sofreu com a queda dos preços, principalmente de bovinos, aves de corte e leite.
Com informações da CNA
Fonte: Pensar Agro
Site Pontaporainforma faz 10 anos. Como você acessa as notícias?
Ver resultados
Diretor do Site
Sebastião Neris Prado
Jornalista DRT 793/MS
Endereço
Rua Carlos Augusto Pissini Sobreiro, 451
Ferroviário 3 (Vila dos Professores)
Ponta Porã – MS | CEP: 79904-022
E-mails
[email protected]
Notícias
Últimas Notícias
Agronegócios
Brasil & Mundo
Economia
Educação
Esportes
Paraguai
Polícia
Política
Ponta Porã
Região
Variedades
Celebridades
Cultura
Decoração
Dicas
Empregos & Concursos
Fitness
Moda
Receitas
Saúde
Televisão
Colunistas
Carlos Monfor
Dora Nunes
Eloir Vieira
João Natalício
José Luiz Tejon
José Vasconcelos
Nei Magalhães
Roberto Costa
Rosildo Barcellos
Tião Prado
Waldir Guerra
Yhuldes Giovani
© Ponta Porã Informa, 2020. Todos os direitos reservados. As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.