CIDADE Sexta-feira, 05 de Abril de 2024, 16:55 – A | A
Sexta-feira, 05 de Abril de 2024, 16h:55 – A | A
PÓS-GRADUAÇÃO
A noite de quinta-feira (04/03) foi marcada por um momento histórico e memorável para a advocacia e população cacerense, foi o dia da aula inaugural da Pós-Graduação em Direito do Agronegócio, primeiro programa de Pós-Graduação em parceria da OAB/MT, ESA-MT e a UFMT a ser realizado na cidade de Cáceres.
O evento contou com a presença de ilustres profissionais do Direito e autoridades apoiadoras do projeto. A Pós-Graduação foi bem recebida pela comunidade acadêmica e população regional.
Geovani Santin, presidente da ESA-MT, lembrou que hoje no Estado há apenas cinco cursos de Pós-Graduação em Agro, realizado em parceria com a UFMT, sendo uma em Cuiabá, duas em Rondonópolis, uma em Sinop e agora uma em Cáceres. “Resultado de muito esforço, da OAB-MT, da ESA-MT, da UFMT, da Subseção de Cáceres, que sonhou este sonho agora concretizado”.
O diretor da Faculdade de Direito da UFMT, Carlos Eduardo Silva e Souza, cumprimentou todos os novos alunos e alunas e todos os presentes na aula inaugural. Em nome da presidente Gisela, reforçou e exaltou o compromisso da OAB-MT com a qualificação da advocacia, assim como a insistência da presidente da 3ª Subseção, Cibeli Simões, em garantir, com muita garra, perseverança e seriedade, que a pós fosse realizada em Cáceres.
A cidade agora integra um importante núcleo e polo acadêmico com programa de Pós-Graduação voltado para a realidade e economia do Estado de Mato Grosso, onde o agronegócio representa 24,1% do PIB.
A Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso, Gisela Cardoso, marcou presença no evento, manifestando entusiasmo e alegria com o início da pós graduação, destacando que “Mato Grosso é o foco do Agro no Brasil e no mundo e neste universo há uma diversidade de conflitos. Sendo assim, a advocacia mato-grossense precisa estar preparada para atender toda a demanda jurídica que advém do Agro. Dentro deste contexto, tem direito trabalhista, tem questões ambientais, questões agrárias, recuperação de crédito do agricultor e amplas oportunidades de atuação nas mais diversas áreas da advocacia. E é isso que vamos repassar a vocês neste curso de pós-graduação, para que não se precise buscar o advogado, a advogada especializada fora, e sim a própria advocacia mato-grossense atenda todas essas demandas”.
Gisela Cardoso expressou seus agradecimentos a Presidente da 3º Subseção da OAB, Cibeli Simões, pela luta incansável para que o sonho da Pós-Graduação pudesse ser realizado, agradecendo pela parceria e pelo excelente trabalho que vem realizando na subseção, ressaltando que o comprometimento, a proatividade e a participação ativa e efetiva tornam possível a realização desse projeto.
Cibeli Simões agradeceu a parceria e o empenho da Presidente Gisela Cardoso para que esse projeto fosse concretizado, externando alegria e satisfação. “A advocacia pode alcançar outros degraus, para além daquilo que podemos imaginar, com o ensino de qualidade. Eu acredito no ensino, sou advogada, sou professora. Estou muito feliz em realizar esta pós, para mim é um sonho de fato, tenho certeza de que vocês, alunos e alunas, vão sair do curso muito melhores do que entraram. Muito obrigada por sonharem este sonho comigo, por isso agradeço aos parceiros dessa jornada e deixo aqui meu registro de agradecimento a UNEMAT, na pessoa da Professora Rinalda Bezerra que possibilitou a realização da pós cedendo sala de aula do campus”, disse Cibeli Simões.
Em suas redes sociais, Cibeli Simões compartilhou com imensa alegria o início das aulas. “Fico imensamente feliz, pois, enquanto professora que ajudei ao longo da minha trajetória formas quadros para a ordem, não poderia passar por esta gestão à frente da subseção de Cáceres, sem trazer uma pós graduação de tal alto nível para nossos advogados e advogadas”.
A aula inaugural foi finalizada com a brilhante palestra da Advogada e Mestre em Economia, Adriane Nascimento, que falou sobre o “Crescimento Econômico e Exportação no Estado de Mato Grosso. Uma Análise de Causalidade Temporal de 1990 a 2021”, estudo científico vencedor do Prêmio Brasil de Economia, ano 2023. A palestra traçou o modelo econômico do Estado, voltado para o agronegócio, despertando ainda mais nos acadêmicos e público em geral o interesse e expectativa na Pós-Graduação.
Importante pontuar que o corpo docente da pós conta com profissionais renomados e com altas titulações e graduações, garantindo excelência das aulas e alto nível de conhecimento e profissionalismo, onde os acadêmicos contarão com todo suporte docente, experiência e profissionalismo no mercado de trabalho.
Hoje o agronegócio move a econômica de Mato Grosso, e justamente por isso, o Estado é visionado por profissionais do país inteiro, que desejam atender a demanda do agro. Pensando nisso, porque não qualificar profissionais do próprio Estado para atender essa alta demanda, o que impulsiona também o desenvolvimento local.
O programa visa alcançar toda a região de Cáceres, democratizando e interiorizando conhecimento, cujo foco é especializar e profissionalizar operadores do direito e outros para uma realidade econômica do Estado de Mato Grosso, que revela-se promissora e de extrema relevâncias social.
Pactuando com esse projeto, participaram do evento a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, o presidente da ESA-MT, Geovani Santin, a presidente da 3ª Subseção de Cáceres, Cibeli Simões, o diretor da Faculdade de Direito da UFMT, Carlos Eduardo Silva e Souza, a reitora da Unemat Vera Maquea, neste ato representada pela professora Maria Inês Parolin (diretora de Pós-graduação Lato Sensu da Unemat), a Diretora Política Pedagógica e Financeira Rinalda Bezerra Carlos, e a presidente da Comissão de Ensino Jurídico da Subseção de Cáceres, Anapaula Vargas, demais autoridades e a advocacia em geral.
04.04.2024 14h:02 » Incêndio em Pontes e Lacerda destrói casa por completo, Bombeiros usam 5 mil litros de água para combater o fogo
03.04.2024 16h:04 » Os Three Boys animam o “Lambadão do R$1,00” na Chácara Recanto Sabiá
03.04.2024 15h:03 » Casal de empresários de Cáceres participam de Desfile da Colcci com presença Gisele Bündchen no Rio de Janeiro
01.04.2024 18h:06 » Prefeitura de Cáceres entrega tablets para Agentes Comunitários de Saúde
30.03.2024 20h:08 » Inscrições para concurso público da Prefeitura de Cáceres (MT) terminam nesta segunda-feira (1)
30.03.2024 19h:07 » Passaportes para 54ª ExpoCáceres começam a ser vendidos nesta terça-feira (2)
28.03.2024 09h:09 » Programa de Residência Médica do Centro Oftalmológico Hospital Dia se Destaca em Prova Nacional de Oftalmologia
28.03.2024 09h:09 » Cuidados de Saúde Preventiva Infantil: Promoção de Hábitos Saudáveis
27.03.2024 17h:05 » Programação de shows da ExpoCáceres 2024 é divulgada; confira as datas
27.03.2024 12h:12 » Caravana do emprego da Energisa tem curso de graça no Senai em várias cidades, inclusive Cáceres
NOTA DE PESAR
RECANTO DO DOURADO
PRESIDÊNCIA
1. Deputado Francis Maris Requisita Informações sobre Regulamentação da Cidade Gêmea de Cáceres
2. Operação Fronteira Integrada prende cinco investigados por tráfico e associação para o tráfico em Pontes e Lacerda
3. Suspeito de esfaquear colega é preso em flagrante pela PM em Mirassol D’Oeste
4. OAB Cáceres traz pós-graduação em direito do agronegócio para município
ARTIGOS
CONSTRUÇÃO
REALIDADE
Você concorda com a flexibilização do uso da máscara?
(65) 99696-7595
[email protected]
Rua dos Jornaleiros, 1136 – Bairro: Vitória-Régia
Cáceres / MT – 78.206-810