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LOGÍSTICA
Falta de ligação direta para a capital preocupa umas das maiores regiões produtivas do país
Vinícius Ramos
Canal Rural BA
Conhecida como capital do Oeste e situada no principal polo do agronegócio da Bahia, Barreiras está sem voos entre a capital baiana, Salvador, localizada a mais de 770 km de distância.
A preocupação com o impasse logístico tem mobilizado a população local, que tem se mobilizado para cobrar soluções aos trâmites de melhorias da estrutura do aeroporto e terminal de passageiros.
Na manhã do último sábado (6), o movimento “Decola Oeste”, idealizado pela Comissão da Paz, núcleo das entidades, associações, institutos e sociedade civil de Barreiras, realizou um abraço simbólico e cobrou agilidade nos processos legais entre o governo estadual e Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).
DE VOLTA À NATUREZA
AGRICULTURA
Uma publicação compartilhada por Aeroporto Regional do Oeste Baiano (@decola.oeste)
A região Oeste é uma das mais importantes para a produção agropecuária do país e se destaca no Matopiba.
São Desidério, município vizinho a Barreiras, figura como o quinto mais rico do agronegócio do Brasil, de acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Além disso, Formosa do Rio Preto, outro da região Oeste da Bahia aparece em nono lugar. Entre 100 municípios, outros cinco aparecem na lista: Barreiras, Correntina, Luis Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Jaborandi.
O valor da produção desses municípios foi de mais de R$ 42,261 milhões. Os dados foram compilados em novembro de 2023, com base na pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) de 2022, do IBGE.
Nos últimos meses, passageiros foram surpreendidos com inúmeros cancelamentos de voos da capital baiana para Barreiras.
A reestruturação do aeroporto é uma cobrança da população para melhorar a oferta de voos com aviões maiores na região.
Por enquanto, para chegar a capital baiana de avião, é preciso passar por conexões em outras cidades do país, como Belo Horizonte, Brasília e São Paulo com passagens que ultrapassam R$ 3.500,00 e tempo de viagem de quase 10 horas.
Em média, um tempo de um voo direto dura cerca de 1 hora e 30 minutos.
Próximo ao início da Bahia Farm Show 2024, a maior feira agrícola do Norte e Nordeste, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), organizadora do evento, se mostrou preocupada com a situação e se comprometeu a dialogar com o governo do estado em busca de soluções.
Durante evento de lançamento da feira, o assunto foi levantado por jornalistas à diretoria e um representante da Secretaria de Agricultura (Seagri).
O Canal Rural Bahia apurou que dentre as companhias que operam voos comercias no município, a VoePass, única a disponibilizar voos diretos do trecho Barreiras/Salvador, informou que suspendeu a rota por tempo indeterminado.
A cia não deu mais detalhes sobre a decisão ou se pretende reativar o trecho, apenas justificou que a companhia passa por uma reestruturação na malha aérea.
A Azul informou que realizará quatro voos extras entre as cidades de Belo Horizonte (MG) e Barreiras (BA), nos dias 10 e 15 de junho para atender a demanda para a Bahia Farm Show.
No entanto, não informou se há possibilidade de abrir rota para o trecho em questão.
As cias Gol e Latam não responderam o nosso contato até a publicação desta reportagem.
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), informou que na última semana, uma equipe técnica se reuniu com a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) para alinhamento de planejamento de obras no Aeroporto de Barreiras.
Além disso, disse também que participou de videoconferência com a Azul Linhas Aéreas solicitando a alteração do voo para o turno vespertino com intuito de viabilizar a execução da obra num período ininterrupto mais longo.
Sobre a requalificação e a ampliação do Aeroporto de Barreiras, os projetos de infraestrutura foram entregues pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) à SAC no final do mês de novembro de 2023.
O órgão regulador da aviação civil no país fez a análise e a devolutiva do material no mês de janeiro de 2024.
A equipe da Seinfra afirma que fez as novas adequações solicitadas pela SAC e entregou o documento em 26 de fevereiro de 2024.
Ainda de acordo com a Seinfra, o órgão regulador da aviação civil deu o retorno sobre o projeto enviado com o relatório em 26 de março de 2024 com as solicitações referentes ao orçamento e o planejamento de obra.
Em relação ao projeto do Terminal de Passageiros e de equipamentos de auxilio à navegação aérea, a entrega para avaliação da SAC foi reprogramada para este mês de abril por conta das atualizações da parte de infraestrutura.
Por fim, a Seinfra informa que o início do processo licitatório depende das aprovações dos projetos pelo órgão federal.
A reportagem também procurou a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), mas não obtivemos resposta até esta publicação.
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