Localização Atual

O conceito de metaverso tem chamado muito a atenção ultimamente para empresas como uma possível solução transformadora. No entanto, para muitos, ainda é visto como um conceito distante, mais voltado para o entretenimento do que para a realidade dos negócios.
Renato Seraphim, CEO da Ciarama Máquinas da John Deere e nosso parceiro no Farmnews tem regularmente destacado temas que reforçam a importância da tecnologia e inovação no campo. E por falar no assunto, Renato Seraphim também listou as 10 startups que devem transformar o agronegócio brasileiro, Clique aqui e confira!
No entanto, é essencial observar as tendências do mercado e nos preparar para o futuro. No contexto do setor agrícola, onde os produtores rurais frequentemente operam em modelos de negócios sucessórios, é crucial considerar como a próxima geração, imersa na era digital, irá moldar o futuro desse setor. Hoje, muitos produtores rurais estão passando seus negócios para a próxima geração, que cresceu imersa no mundo digital. Esses jovens estão acostumados a passar horas em ambientes virtuais, como os encontrados em jogos populares como Fortnite, PUBG e Free Fire, que inclusive já conta com diversas atrações no mundo real como é o caso de shows de artistas mundialmente reconhecidos, como o caso da turnê “Turnê da Fenda” da cantora Ariana Grande dentro do jogo Fortnite.
E entender essas tecnologias será essencial para se ter sucesso no Brasil visto que somos privilegiados nesse aspecto, pois ao contrário do que acontece em outros países onde a idade média da população participante do agronegócio está ficando mais velho vide a famosa série Clarkson’s Farm, (Uma série documental britânica sobre Jeremy Clarkson e sua fazenda onde documenta  as tentativas de Clarkson de administrar uma fazenda de 1.000 acres (400 ha) cuja  primeira temporada estreou no Amazon Prime Video em 11 de junho de 2021),   a população de nossos agricultores está ficando cada vez mais jovem.
De acordo com um estudo recente da consultoria Ernst & Young os agricultores brasileiros são mais de uma década mais jovens do que os seus pares dos Estados Unidos e da Europa. Em 2013 a idade média do agricultor brasileira era de 48 anos e hoje o IBGE aponta uma idade média de 46 anos. Essa jovialidade da agricultura brasileira é um prato cheio para a aceitação de novas tecnologias e novas formas de interação.
Além disso, tecnologias complementares ao metaverso, como realidade aumentada e realidade virtual, estão cada vez mais presentes e acessíveis. Essas tecnologias já permitem realizar treinamentos imersivos, especialmente quando os equipamentos reais não estão disponíveis, e os recursos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, proporcionam uma imersão virtual que se assemelha à experiência real de prática.
Essas inovações também estão sendo aplicadas para auxiliar diversos processos no setor agrícola. Por exemplo, técnicos podem utilizar a realidade virtual para realizar manutenções à distância, encurtando a distância entre especialistas e equipamentos agrícolas que precisam de assistência.
Um exemplo disso é o que estamos fazendo aqui na Ciarama Máquinas, onde estamos lançando um metaverso com uma loja virtual para divulgar nossos principais produtos e serviços. Queremos com isso reforçar o nosso foco no agricultor, e estar onde ele deseja estar.
Acreditamos que o Metaverso permitirá aos nossos agricultores um acesso as nossas tecnologias 7 dias por semana e 24 horas por dia, em um ambiente descontraído e de muita interação e informação.
Nosso objetivo é o de cada vez mais aprender sobre essas tecnologias e estar mais perto dessa nova geração de agricultores que estão cada vez ávidos por diferentes formas de interação. Para quem quiser conhecer a nossa loja no metaverso pode ter acesso ao ambiente piloto no link https://metaverso.ciarama.com.br
E para completar essa busca incessante por tecnologias que aumentem a nossa capacidade de compartilhar e disseminar informações, estamos também utilizando óculos de realidade virtual para integrar colaboradores que estão em diferentes locais, permitindo que conheçam todas as estruturas da empresa sem a necessidade de deslocamento físico.
A utilização de óculos de realidade aumentada que já é realidade nas manutenções de equipamentos da construção civil também já está sendo utilizado aqui, para que os especialistas possam orientar os consultores técnicos e os agricultores no campo. No caso abaixo temos um operador na fazenda do agricultor sendo instruído por um especialista locado em nossa matriz em Dourados/MS, com toda essa tecnologia oferecemos aos agricultores um serviço de qualidade em qualquer lugar que ele esteja e com o melhor especialista.
Em suma, o metaverso está emergindo como uma ferramenta promissora no agronegócio, oferecendo oportunidades para inovação, treinamento e colaboração. Ao se adaptar e adotar essas tecnologias, as empresas do setor podem posicionar-se para enfrentar os desafios do futuro com sucesso, impulsionando o crescimento e a eficiência no agronegócio brasileiro.
Eu já escrevi vários artigos falando sobre essas tecnologias e como elas poderiam ser utilizadas no nosso agronegócio e fico muito feliz que toda essa visão de futuro que eu tinha está sendo aplicado hoje no meu dia a dia.
E você sabia que o varejo de insumos agrícolas, muitas vezes ignorado pelo grande público, é um mercado estimado em R$350 bilhões e está em um momento único de transformação! Clique aqui e saiba mais!
Clique aqui e receba os estudos do Farmnews pelo WhatsApp!
[hfe_template id=’75279′]

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.