Localização Atual

Por Camila Souza Ramos — São Paulo

A agroindústria brasileira encerrou o primeiro bimestre com forte expansão. No acumulado entre janeiro e fevereiro, o segmento cresceu 4,7%, seu melhor desempenho nesse intervalo em 14 anos, segundo o Índice de Produção Agroindustrial PIMAgro, do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro).
As fabricantes de produtos alimentícios e bebidas puxaram para cima o resultado nos dois primeiros meses do ano, e as indústrias de produtos não alimentícios também se expandiram, ainda que em ritmo bem menor. No resultado geral de fevereiro, as agroindústrias cresceram 5,7%, desempenho que foi o melhor para o mês desde 2008.

No primeiro bimestre, as indústrias alimentícias e de bebidas cresceram 8,2%, e as indústrias não alimentícias, 2,2%. A FGV observou que o forte aumento refletiu, em parte, uma base de comparação estreita, já que, além de em fevereiro de 2023 as agroindústrias terem tido forte contração, o número de dias úteis em fevereiro deste ano foi maior do que no ano passado.

Em fevereiro de 2024, a indústria alimentícia de melhor desempenho foi a de refino de açúcar, que cresceu 19,5%. No ramo de bebidas, as indústrias de bebidas não alcoólicas se expandiram 10,4%.

Entre as indústrias não alimentícias, insumos agropecuários, com queda de 13,4%, e biocombustíveis, que recuou 11,6%, foram as que tiveram o pior desempenho em fevereiro.
Quer voltar a navegar no site do Valor econômico?
Suporte vem do ritmo mais lento de colheita, agravado pelas chuvas intensas dos últimos dias
Marca pode ser atingida mesmo com a projeção de queda de 2,5% na produtividade
Brasil possui 6.446.364 hectares de terras registradas em nome de estrangeiros
Segmento cresceu 4,7% no primeiro bimestre, seu melhor resultado nesse intervalo em mais de uma década, segundo o FGV Agro
Após integrar operação da DPA, grupo investirá em linhas de valor agregado maior
Resultado líquido cresceu 6% em 2023, para R$ 54 milhões
Segundo o CEO, desempenho muito positivo em 2023 demonstra a segurança e solidez da instituição
Ministério Público do Trabalho no Estado identificou irregularidades durante investigação
Alface e cenoura também ficaram mais baratos; tomate e cebola estão mais caros
Frente fria será capaz de romper o bloqueio atmosférico responsável por muito calor na primeira metade de abril
© 1996 – 2024. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.