Cuiabá, 18 de Abril de 2024
Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Dólar 5,25
Euro 5,59
POLÍTICA Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 16:24 – A | A
Quarta-feira, 17 de Abril de 2024, 16h:24 – A | A
VERSÃO FINAL
JLSIQUEIRA / ALMT
JLSIQUEIRA / ALMT
Após várias discussões e articulações do setor do agronegócio, os deputados estaduais aprovaram em segunda votação o terceiro substitutivo do projeto de lei nº 138/2024, que garante repasses de recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) a instituições ligadas ao agronegócio. O texto foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira (10) e ainda precisa ser votado em redação final.
A aprovação se deu de forma unânime entre os deputados. A exceção foi o deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que pediu para se abster da votação sob o argumento de que não deve se meter quando dois amigos brigam, em referência à disputa dentro do setor.
A votação só foi liberada depois que a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, a Ampa, pediu para que as entidades do setor algodoeiro fossem retiradas da lista de beneficiadas com o recurso do Fethab.
Leia mais:
Grupo do algodão articula nova proposta de projeto do Fethab para entidades do agronegócio
Conforme publicado pelo Midiajur, a Ampa articulava uma nova alteração no projeto para tornar facultativo ao produtor a contribuição ou não com o Fethab e, caso queira contribuir, escolher para qual instituição irá o recurso.
Mas a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) não concordou com a proposta. A Ampa pediu para ser excluída das beneficiárias do recurso por entender “que a proposta está virando uma verdadeira colcha de retalhos”. A exclusão foi materializada em uma emenda ao terceiro substitutivo integral ao PL nº 138/2024.
Segundo o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), que redigiu e protocolou a emenda, a Ampa pediu para ser excluída do rol de entidades a ser beneficiadas com o recurso do Fethab, mas continuará a contribuir com o fundo.
Junto com a emenda, os deputados aprovaram o terceiro substitutivo integral ao PL nº 138/2024, que determina que as entidades do agro beneficiadas com os recursos do Fethab serão definidas por meio de decreto do governo, ao invés de estarem no projeto de lei em discussão na Assembleia.
As entidades do agronegócio brigavam entre si para estar no projeto de lei e garantir o repasse do Fethab. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) foi incluída no PL nº 138/2024 e articulou o repasse de 10% do fundo. Um grupo de onze instituições, que representam diferentes cadeias produtivas do agronegócio, criticaram a Famato na ocasião.
Com o projeto aprovado, o Palácio Paiaguás irá controlar quem recebe os recursos do Fethab para evitar mais celeumas entre o setor do agronegócio. O substitutivo ainda garante 5% do Fethab recolhido em operações internas com as produções ligadas ao setor. A Famato, que articulou para fora para ser incluída, estará garantida no decreto do governo.
O PL nº 138/2024 vai para redação final e seguirá para sanção ou veto do governador Mauro Mendes (União Brasil).
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
PROPOSTA DO GOVERNO
VEJA VÍDEO
PASTA ENDIVIDADA
OFENSAS DE VEREADOR
APÓS ASSASSINATOS
PRIVILÉGIO TRIBUTÁRIO
APROVADO NO SENADO
PONTES E LACERDA
COMENTÁRIO MACHISTA
Marta Maria da Silva 18/04/2024
Pronto! O Agro já vive as custas do governo, agora a mamata tá oficializada no estado também.
ESPORTES
UFC
Flamengo é campeão carioca de 2024
TRICAMPEÃO PAULISTA
CARLA REITA LEAL
CARLA FARIA LEAL
Carla Reita Faria Leal
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18.04.2024 – 17:40
FENÔMENOS CLIMÁTICOS
El Niño está próximo do fim e La Niña começa, com risco de estiagem no segundo semestre
18.04.2024 – 17:11
SUSPEITO ESPERAVA VÍTIMA
Pintor é morto com tiros pelas costas durante serviço em ginásio
18.04.2024 – 16:35
MAIS SEGURANÇA
Deputados e motoristas de aplicativo pedem botão de pânico ao governo; Sesp estuda
18.04.2024 – 16:30
VENENO NO PANTANAL
Pecuarista recebeu financiamento de R$ 7,8 milhões; deputado apresenta projeto para barrar
18.04.2024 – 16:19
CULTURA
Espetáculo Cidade de Pedra, que será lançado neste sábado, resgata ancestralidade de Rondonópolis
MAIS LIDAS
© Copyright 2020 – Midia Jur – Todos os direitos reservados