Localização Atual

Carregando cotações…
Home Tecnologia
Agronegócio
Agrimídia
Globo Rural
Durante um evento em São Paulo no final do ano passado, o produtor rural Paulo Bertolini compartilhou, por meio de uma chamada de vídeo ao vivo de Castro, PR, os desafios e benefícios da conectividade no campo.
Ele mencionou que, apesar dos avanços tecnológicos que permitem a tomada de decisões em tempo real e aumento da eficiência operacional, áreas de sua fazenda ainda carecem de cobertura de sinal celular, o que o levou a adotar soluções como a internet portátil via satélite.
Um estudo conduzido pela ConectarAGRO em parceria com a Universidade Federal de Viçosa revelou que apenas 37% dos imóveis rurais no Brasil têm acesso total à cobertura 4G em suas áreas de uso agropecuário. Os resultados completos dessa pesquisa serão divulgados na segunda quinzena de abril.
Notícias Relacionadas

Inteligência Artificial

Workshop
A pesquisa destacou a importância da conectividade para a produtividade agrícola. Acesso à internet permite aos agricultores monitorar equipamentos agrícolas em tempo real, otimizando operações como a semeadura e possibilitando ajustes necessários para maximizar a eficácia e evitar prejuízos.
A falta de internet pode impedir que informações críticas sejam transmitidas em tempo real para a sede da fazenda, limitando a capacidade de tomar decisões informadas e aumentando a dependência em fatores incertos, como o clima.
A Secretaria de Agricultura de São Paulo estima que um acesso confiável à internet no campo pode aumentar o rendimento das atividades rurais em até 25%. Ana Helna Andrade, presidente da ConectarAGRO, enfatizou a necessidade de melhorias na infraestrutura de internet nas áreas rurais para apoiar a adoção de tecnologias avançadas em máquinas e equipamentos agrícolas.
O objetivo do estudo é orientar políticas públicas e privadas para melhorar a conectividade no campo, essencial para a evolução do agronegócio no país.
As mais lidas

Genética

Clima

Agroindústria

Receita

Comentário
Revistas
AI – 1332
Número:04/2024
SI – Edição 317
Número:04/2024
Edição 316
Número:04/2024
Edição 1331
Número:04/2024
EDIÇÃO 315
Número:06/2023
Ano:45
Veja Também
Ver mais
Tecnologia
Ferramenta vai contribuir com a transparência dos processos produtivos e com a valorização dos ativos agroambientais brasileiros
Ver mais
Tecnologia
Investimento entre TIM e Governo do Estado beneficiará 40 mil pessoas de forma direta e outras duas milhões indiretamente
Ver mais
TECNOLOGIA
O estudo inédito sobre agtechs na América Latina revela que 978 startups, sendo 809 brasileiras, estão ativas, utilizando diversas tecnologias para impulsionar a produtividade agrícola, com destaque para categorias como biotecnologia e serviços financeiros.
Ver mais
Tecnologia
T3SAT Facilita Acesso à Internet em Terras Yanomami nos Estados do Amazonas e Roraima, Oferecendo Conexão com Velocidade de Download de 20 Mbps e Upload de 2 Mbps
Boletim Informativo
Receba diariamente as principais notícias do agronegócio direto no seu e-mail e mantenha-se bem informado.
Receba nosso boletim em
Lista de Transmissão
Entre para a nossa lista de Transmissão no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de todas as novidades do agronegócio.
Selecione abaixo o aplicativo
Siga as nossas redes
Gessulli Agrimidia
Avicultura Industrial
Suinocultura Industrial
Biomassa e Bioenergia
Agrimídia © 2024 Todos os direitos reservados.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.