Localização Atual

Publicado
por

Conteúdo/ODOC – Se por um lado o eixo da BR-163, a partir de Nova Mutum até a divisa com Pará é conhecido pela potência econômica do agronegócio pela produção de grãos, o Anuário Estatístico da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) de 2023 aponta que as cidades do eixo também são campeãs em números negativos também: a liderança nos índices de assassinatos.
Mato Grosso registrou 919 homicídios no ano passado. Se for levar em conta cada morte violenta pela quantidade proporcional de habitantes, a Região Integrada de Segurança Pública (RISP) de Guarantã do Norte lidera com 53,09 mortes a cada 100 mil habitantes. Dentre as cinco com maiores índices, também figura a RISP de Nova Mutum com 39,48 mortes a cada 100 mil e a de Sinop com 38,54. Juntas, essas três regiões representam 31 municípios.
Para se ter uma ideia da escalada da violência na região produtora de grãos, a RISP de Cuiabá, que congrega além da capital, os municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Santo Antônio do Leverger, teve a menor taxa de assassinatos: 9,58 a cada grupo de 100 mil habitantes.
Na comparação com 2022, houve apenas 4 mortes a menos no Estado, quando em 2022 a Sesp registrou 923 assassinatos. Na média, a taxa de homicídios em Mato Grosso é de 25,9 mortes a cada 100 mil habitantes.
A maioria dos assassinatos aconteceram entre 18h e meia-noite. A média é de dois homicídios por dia em Mato Grosso. A maioria das mortes são no domingo, mas se levar em conta a partir de sexta-feira, cerca de 50% das vítimas morreram entre sexta e domingo.
Em 88% dos casos, as vítimas são homens, 11% são mulheres e os demais casos o sexo da vítima não foi informado no boletim de ocorrência. A Sesp também faz distinção entre casos em que as mulheres foram assassinadas pela condição de serem mulheres (feminicídios) dos assassinatos que as vítimas são mulheres, mas que a motivação tenha sido retaliação de facção, dívidas com drogas e outros motivos.
Também foi apontado que 48% das vítimas de assassinato tinham entre 30 e 64 anos.
A reportagem de O Documento encaminhou há uma semana uma série de perguntas para a assessoria da Sesp sobre os motivos da explosão de crimes nas regiões do agro, contudo, não recebeu respostas aos questionamentos.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





Conteúdo/ODOC – A deputada federal em exercício, Gisela Simona (União), e presidente do partido em Cuiabá, afirmou em entrevista à…
Conteúdo/ODOC – O deputado Beto Dois a Um (União), articulador da pré-campanha do deputado estadual Eduardo Botelho (União), afirmou que…
Conteúdo/ODOC – O vereador de Cuiabá, Renivaldo Nascimento (PSDB), vice-líder do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na Câmara de Vereadores, expressou…
Conteúdo/ODOC – Um homem de 37 anos, que não teve identidade não revelada, ficou gravemente ferido ao ser atropelado no…
Conteúdo/ODOC – Um homem, de identidade não revelada, foi assassinado a facadas na madrugada deste domingo (19), em Juína (a…
A Polícia Militar prendeu um homem de 35 anos por violência doméstica e ameaça, na noite desta sexta-feira (17.05), em…
Em maio é celebrado o dia mundial de sensibilização do método ‘canguru’, de doação de leite humano e da proteção…
A Operação Lei Seca realizada em Cuiabá, na madrugada deste domingo (19.05), prendeu 12 condutores por embriaguez ao volante. Em…
As terras indígenas compõem 17% do território de Mato Grosso e o turismo é uma atividade econômica que gera renda…
Conteúdo/ODOC – O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Carvalho Neves, e o presidente da Federação…
A Arena Pantanal, em Cuiabá, vai receber jogos da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. O estádio, gerido…
Em uma noite emocionante em Assunção, no Paraguai, o Red Bull Bragantino demonstrou garra e determinação ao vencer de virada…
O GR8 Tech é um fornecedor internacional de soluções de iGaming de alto desempenho para as indústrias nacionais e internacionais….
São Paulo é a maior cidade do Brasil, apontada como o coração financeiro e econômico. Por isso, a Ona Bet…
Os sonhos são um fenômeno fascinante e misterioso, que têm intrigado a humanidade ao longo da história. Em muitas tradições…
Vaga de desembargador falecido será ocupada por nome escolhido de lista exclusiva para mulheres
Servidor da Prefeitura de Cuiabá é alvo de operação por auxiliar na lavagem de dinheiro para tesoureiro do Comando Vermelho
Disputa entre PV e PT de Cuiabá pode ser definida até 18 de julho
Juiz reconhece prescrição de crime e livra ex-bicheiro João Arcanjo de acusação de morte de adolescentes
Com presença de Michelle Bolsonaro, Arthur Lira e políticos de MT, deputada Amália Barros é sepultada em SP
Juiz recusa ação de Abílio para retirar vídeos de Botelho e Mauro e mantém exibição nas redes sociais
Polícia apreende 13 veículos de alvos de operação ligados a esquema criminoso de R$ 24 milhões liderado por presidiário
Vereadora aposta na eleição de seis vereadores pelo União Brasil em Cuiabá

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.