Localização Atual

Edições anteriores
Assista Ao Vivo a Rádio JM
Ouça a Rádio JM
Assista a Rádio
Ouça a Rádio

A Secretaria Municipal de Agronegócio (Sagri) tem a expectativa de que a safrinha tenha o mesmo impacto que no ano de 2023. Ao Jornal da Manhã, o titular da pasta, Agnaldo Silva, explicou que a colheita deve atingir os mesmos níveis do ano passado. 
De acordo com Agnaldo, um dos motivos para este cenário é o plantio tardio e a mudança de cultura entre os agricultores. Devido ao baixo preço do milho no mercado, os produtores investiram no sorgo e na soja. “Nós tivemos uma perda não muito grande na produção da soja, porque houve um aumento no plantio. A expectativa é de que plantamos 90 mil hectares de soja. O milho caiu, no ano passado chegou a cerca de 25 mil, este ano foi em torno de 10 mil hectares”, afirma. 
 A estimativa de aumento na cultura de soja foi antecipada pelo Conselho de Previsão de Safra de Uberaba, em agosto de 2023. Segundo o conselho, o incremento no número de hectares implica um aumento de 5,8% na área plantada. 
Veja também: Uberaba pode chegar a 90 mil hectares de lavouras de soja na próxima safra
O titular explica que o investimento em cana-de-açúcar também é um dos fatores que afetou a safrinha, além das condições climáticas adversas. As chuvas escassas e o clima quente no período de inverno podem interferir no resultado. “Embora não tenha iniciado a colheita da safrinha, pode haver um impacto negativo na produção”, explica. 
Apesar do panorama referente ao milho, o secretário não enxerga que os resultados sejam negativos de maneira geral. “A gente espera que tenhamos a mesma produção, porque todas as áreas foram replantadas. Logicamente, houve uma redução na área de milho, mas, em compensação, o sorgo compensou”, analisa Agnaldo Silva. 
Nossos Apps
Redes Sociais
Razão Social
Rio Grande Artes Gráficas Ltda
CNPJ: 17.771.076/0001-83

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.