Localização Atual

Seja bem vindo
Evento destaca importância do agronegócio e turismo rural no desenvolvimento econômico de São Paulo, durante evento realizado no Allianz Parque

Na quinta-feira, 27 de junho, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), Tirso Meirelles, esteve presente na 6ª edição do Global Agribusiness Festival (GAFFF), realizado no Allianz Parque, em São Paulo. Ele participou do lançamento do Guia Turístico Rural do Estado de São Paulo com Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens, e participou de dois painéis no evento, dividindo suas experiências e expectativas com relação ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro.
O Guia tem a finalidade de promover destinos turísticos e ações do turismo paulista, incluindo as rotas gastronômicas do Estado. “A Faesp está comprometida em visitar propriedades rurais para fortalecer a implementação do Código Florestal e desenvolver o turismo rural e do agronegócio no estado. Temos os arranjos produtivos locais, que detectam e desenvolvem a vocação dos municípios. Cada produtor rural entra com sua produção, seja gastronomia, lazer, artesanato, piscicultura, cavalgada. Enfim, cada um faz um pouquinho e teremos um grande centro de turismo, por todo o interior”, afirma Tirso Meirelles.
Lucena destacou a importância da participação da Faesp na formatação do Guia e o fruto do trabalho colaborativo entre o governo estadual e os municípios paulistas. “Nessa parceria estratégica para impulsionar o turismo rural, a participação da Faesp é fundamental, pois é a instituição que tem contato direto com os produtores. Quero agradecer ao presidente da Faesp, Tirso Meirelles, pelo imenso apoio nesse projeto, e também às Semeadoras do Agro e sua vice-presidente Juliana Farah, que tem focado no empreendedorismo feminino”, disse Lucena.
O Guia Turístico Rural inclui 290 propriedades de 39 municípios paulistas, totalizando mais de mil propriedades rurais catalogadas em 361 cidades. As atividades oferecidas vão desde trilhas e cachoeiras até diversas atividades ligadas ao campo. O estado de São Paulo, sendo o mais rural do Brasil, tem no agronegócio uma força econômica significativa, representando 38% do PIB paulista.
Meirelles destacou a necessidade de criar infraestrutura adequada para que o turismo rural prospere, incluindo a construção de hotéis e pousadas, além de melhorar a conectividade para facilitar a venda direta de produtos do produtor ao consumidor.
“O turismo rural é um segmento que cresce cerca de 30% ao ano no país, e nosso objetivo é criar condições para que o cidadão urbano compreenda a importância do meio rural e que jovens se interessem em trabalhar no interior, com agricultura e turismo”, afirmou o presidente da Faesp.
Na manhã de ontem, o diretor 1° secretário da Faesp, Márcio Vassoler representou Tirso Meirelles na abertura do evento, que contou ainda com a presença de Pedro Lucchesi, diretor 1° tesoureiro.
Mais fotos

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.