Localização Atual


Na região de São José do Rio Preto (SP), o urucum é uma das plantas mais cultivadas entre as propriedades rurais. Com um custo baixo e manejo simples, ele é um aliado essencial para garantir a sustentação da renda familiar. É época de colheita de urucum
Reprodução/TV TEM
Pertencente à flora amazônica, o urucum é fruto do urucuzeiro. O fruto é fonte de renda para pequenos agricultores familiares em diversas partes do país. Neste ano, os produtores estão ainda mais animados com a safra.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A fruta pode ser multifuncional. Na casa da família Silva, em Castilho (SP), o colorau, tempero extraído da semente do urucum, é um toque especial no frango caipira, prato que está sempre no cardápio.
A família cultiva cerca de oito mil pés de urucum. Na propriedade, todos ajudam na produção, que rendeu 1,5 tonelada na safra de 2023. Para este ano, são esperadas cinco toneladas.
“Neste ano, choveu na hora certa, na hora da florada. Deu tudo certo, é só dar uma olhada na produção. Desta vez, estou muito esperançoso. Dá para pagar as dívidas”, comenta o agricultor Antônio Carlos da Silva.
De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), as primeiras plantas chegaram há cerca de 20 anos na região, que se tornou uma das principais produtoras do estado de São Paulo. Cada planta costuma viver por 10 anos.
Na roça de Eder Freitas, o urucum é um aliado essencial para a renda familiar. Uma das grandes vantagens é o baixo custo e o manejo simples.
“Trabalho com colorau há dez anos. Nunca adubei a terra, nunca joguei calcário e a produção está aí, firme e forte. Claro que, se fizesse isso, a produção seria muito melhor, mas ela é resistente até para ervas daninhas. O custo é bem baixo, é só preparar o solo e plantar”, conta.
Veja a reportagem exibida no programa em 30/06/2024:
É época de colheita de urucum
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo
source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.