Localização Atual

Jornalista e Colunista do Canaã Notícias

Empresários do setor lutam para encontrar trabalhadores qualificados, apesar de iniciativas de capacitação profissional no estado.
Empresários do setor lutam para encontrar trabalhadores qualificados, apesar de iniciativas de capacitação profissional no estado.
O agronegócio de Mato Grosso enfrenta um grande desafio: a falta de mão de obra qualificada. Segundo pesquisa recente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), 70,66% dos empresários do setor no estado têm dificuldade para encontrar trabalhadores.
Leia também: Nova Canaã do Norte se destaca no agronegócio com aumento significativo na produção de soja
Esse “apagão” de mão de obra é reflexo da alta demanda por profissionais especializados, impulsionada pelo crescimento do agronegócio em Mato Grosso. Apesar da menor taxa de desemprego do país, o estado não tem conseguido suprir a necessidade de mão de obra qualificada no campo.
Para combater esse problema, o Governo do Estado está investindo em diversas ações e programas de capacitação profissional. Uma das iniciativas é o SER Família Capacita, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e coordenado pela Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setasc). O programa já formou mais de 12 mil pessoas em cursos gratuitos voltados para o agronegócio.
Outra iniciativa importante são os cursos técnicos oferecidos pelas Escolas Técnicas Estaduais, sob a gestão da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci). Esses cursos formam profissionais com as habilidades necessárias para atender às demandas do mercado de trabalho do agronegócio.
Com a falta de mão de obra qualificada, as oportunidades para quem busca trabalhar no campo em Mato Grosso são muitas. Há vagas para diversos cargos, desde operadores de máquinas até técnicos especializados. Os salários também são atrativos, com muitas vagas oferecendo remuneração acima do piso salarial da categoria.
CANAANOTCIAS.COM.BR – Somos um portal de jornalismo independente! Estamos localizados na Av. Mato Grosso, 137. Centro, Nova Canaã do Note – MT
Quer ter um Portal de Notícias igual a este? Clica aqui e faça um orçamento agora mesmo!
© Copyright 2015/2024 – Canaã Notícias – O portal de jornalismo da cidade de Nova Canaã do Norte – MT
Ao acessar o Canaã Notícias, você aceita automaticamente os cookies e a nossa política de privacidade. Saiba mais..

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.