Localização Atual

Carregando cotações…
Home Agronegócio
Agrimídia
Assessoria de Imprensa/Agência de Notícias

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, destacou o papel de liderança do estado na produção de alimentos durante um evento realizado na sede do Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), em Curitiba, nesta segunda-feira (1º). O evento contou com a participação do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que ministrou uma palestra sobre as perspectivas do agronegócio brasileiro.
Piana ressaltou que o bom desempenho econômico do Paraná, especialmente no setor agroindustrial, é um dos principais fatores para o crescimento do estado. Em 2023, o PIB do Paraná cresceu 5,8%, o dobro da média nacional, com o agronegócio estadual crescendo 26%, em comparação a 15% no restante do Brasil.
“Estamos mostrando para o Brasil e para o mundo que temos um papel central na construção da segurança alimentar do planeta, com aumento na produtividade e na industrialização, com desenvolvimento sustentável. Dar condições para os produtores e cooperativas plantarem e produzirem, tornando o Paraná supermercado do mundo, é uma prioridade desta gestão, que tem se confirmado”, afirmou Piana.
Notícias Relacionadas

Sanidade

Logística
Roberto Rodrigues destacou o sucesso do sistema cooperativo paranaense como um exemplo de liderança no setor. “O Paraná conseguiu, por meio das cooperativas, levar a produtividade do campo para a mesa das pessoas, para a cidade e para outros países, por meio das exportações. É um bom exemplo do uso da tecnologia, da digitalização e da sustentabilidade em prol do aumento da produção”, disse Rodrigues.
Durante sua palestra, Rodrigues discutiu os desafios e as oportunidades para o agronegócio paranaense e brasileiro. Ele enfatizou que, devido à demanda global por alimentos, a produção agrícola global precisa crescer 20% nos próximos dez anos, enquanto o Brasil, por seu papel na economia mundial, deve crescer cerca de 40%. Nos últimos 30 anos, o Brasil quadruplicou sua produção agrícola, mas ainda enfrenta desafios significativos para alcançar as metas futuras.
Para atingir esses objetivos, Rodrigues apontou a necessidade de melhorias em infraestrutura, políticas de preços e seguro rural, comércio internacional e diversificação da produção. “O Brasil tem uma condição extraordinária para liderar esta mudança, especialmente pelo cenário de segmentação energética, já que o País já é um exemplo na produção de energias renováveis. Esta condição, aliada à nossa vocação para o agronegócio, também é capaz de gerar ainda mais empregos e renda para o País”, completou Rodrigues.

Foto: Gabriel Rosa/AEN
As mais lidas

Mercado Interno

Receita

Comentário

Agronegócio

Receita
Revistas
AI 1334
Número:07/2024
SI – Edição 318
Número:07/2024
AI – 1333
Número:07/2024
AI – 1332
Número:07/2024
SI – Edição 317
Número:07/2024
Veja Também
Ver mais
Economia
Conforme dados parciais do sistema do Banco Central, extraídos na segunda-feira, valor chegou a R$ 398,7 bilhões entre julho de 2023 e junho deste ano
Ver mais
Commodities
Safra Norte-Americana:O plantio da soja foi tecnicamente concluído na última semana. Apesar da piora nas condições das lavouras, as projeções seguem positivas, com atenções agora direcionadas totalmente para a instalação da cultura. Relatório USDA:De acordo com o relatório da última semana, a área plantada de soja veio abaixo do último levantamento, apontando redução das projeções […]
Ver mais
Trigo
Expectativa é de produção de 4.068 milhões de toneladas, um aumento de 55,27% se comparado com a última safra
Ver mais
Legislação
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anunciou que vai autorizar a relicitação do Terminal Pesqueiro Público (TPP) do Rio Grande do Norte. Este processo de relicitação será realizado em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Anteriormente, em 25 de junho, a sessão pública do leilão foi cancelada devido à […]
Boletim Informativo
Receba diariamente as principais notícias do agronegócio direto no seu e-mail e mantenha-se bem informado.
Receba nosso boletim em
Lista de Transmissão
Entre para a nossa lista de Transmissão no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de todas as novidades do agronegócio.
Selecione abaixo o aplicativo
Siga as nossas redes
Gessulli Agrimidia
Avicultura Industrial
Suinocultura Industrial
Biomassa e Bioenergia
Agrimídia © 2024 Todos os direitos reservados.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.