Localização Atual

VASSOURAS
A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, através da Pesagro-Rio, a Universidade de Vassouras e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, promoveu o 1º Seminário sobre o Programa CapacitAgro na Univassouras. O programa tem como objetivo o fortalecimento das principais cadeias produtivas e econômicas do agronegócio fluminense. O evento aconteceu no dia 5 de julho, no auditório da universidade.
Participaram da abertura o presidente da Pesagro, Paulo Renato Marques, o Secretário de Agricultura, Dr. Deodalto (remotamente), representado pela Subsecretária Ana Paula Caldas, o Reitor da Univassouras, Dr. Marco Antonio Soares de Souza e o Assessor de Relações Institucionais da Fusve, prof. Hamilton Moss. Além representantes de outras instituições como Delaine Ribeiro (EMATER), Nicole Fraguas (Prefeitura de Vassouras), Wanessa Barros  (Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras) Fiperj, Rodrigo Viégas (FIPERJ).
O Reitor Marco Antonio saudou os participantes e destacou, em especial, a presença de ex-alunos, tanto no público quanto entre alguns dos participantes da mesa de abertura. Ressaltou que a Univassouras é a única universidade privada a participar do projeto; mencionou o trabalho de pesquisa desenvolvido e as patentes registradas pela Univassouras, fatores que a tornam uma instituição diferenciada. “Reforçamos aqui nosso compromisso e nossa vocação: formar pessoas e entregar para a sociedade brasileira profissionais de alto nível e de alta qualificação”, frisou o reitor.
A programação contou com ilustres convidados a palestrar sobre diferentes temas ligados ao meio ambiente e agronegócio: Dr. Paulo Renato Marques, Dr. Felipe Brasil, Dra. Cristiane Siqueira, Dr. Alexandre Lioi e Dr. Leonardo Duarte.
Na Univassouras, a Profa. Dra Cristiane Siqueira desenvolve no Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, o Projeto contemplado no Capacitagro intitulado “Reaproveitamento dos subprodutos da produção do biodiesel para produção de concretos e pisos táteis”, que tem como bolsistas: Sandra Regina Alves Confort, Antônio Tadeu Berardinelli Filho e Renan Rodrigues, que desenvolvem dissertações no tema.
O CapacitAgro está em sua segunda edição e em 2023 trouxe um edital inédito e exclusivo para as ações de pesquisa e desenvolvimento da PESAGRO-RIO, com 24 projetos de pesquisa direcionados para o desenvolvimento de cadeias produtivas chaves para a economia fluminense. O desenvolvimento da pesquisa é fundamental para o crescimento do setor agropecuário do nosso estado. O Capacitagro fomenta esse crescimento através de projetos inovadores e da formação de mão-de-obra qualificada. Esse é mais um passo importante no fortalecimento do agronegócio fluminense.
Para o Dr. Felipe Brasil, Pesquisador do Capacitagro e Subsecretário de Agricultura do Estado, este evento teve uma grande importância por reunir e integrar bolsistas e pesquisadores de 5 projetos do Programa que estão sendo realizados pela Pesagro, Univassouras e a UFRRJ.
O evento teve transmissão on-line pelo YouTube da Pesagro-Rio. Vários convidados acompanharam a transmissão como a Dra. Anna Claudia dos Santos, da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), que parabenizou o evento e destacou a importância de trazer o biodiesel como elemento fundamental dentro da Pesagro.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100
Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100
Telefone: (24) 9 9974-0101
Image partner – depositphotos
Receba nosso Newsletter:



Siga o A Voz da Cidade:
Copyright © 2018 Jornal A Voz da Cidade.Todos direitos reservaods.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.