Localização Atual

Pesquisa revela que 70,66% dos fazendeiros do Estado enfrentam grande dificuldade para contratar funcionários, escreve Bruno Blecher
Operadores de máquinas, vaqueiros, profissionais de campo, técnicos de agricultura de precisão, motoristas, gerentes. Mato Grosso está à procura de trabalhadores rurais, um dos principais desafios do setor.
É o que revela uma pesquisa conduzida pelo Senar e pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), que entrevistou 392 produtores rurais de 94 municípios do Estado, dos quais 50,51% agricultores e 35,46% pecuaristas (14,03% responderam que tanto a agricultura como a pecuária são importantes na propriedade).


A grande maioria dos entrevistados (70,66%) disse enfrentar alta dificuldade na busca por novos funcionários, enquanto 9,18% indicaram baixa dificuldade para a contratação. Isso no Estado mais rico do agronegócio brasileiro, que em 2023 somou R$ 183,3 bilhões em VBP (Valor Bruto da Produção), 16% do total brasileiro.
Com uma agricultura altamente mecanizada, Mato Grosso tem uma elevada demanda por operadores de máquinas, indicada por 36,99% dos entrevistados. Vaqueiros e profissionais de campo foram citados por 20,66% e 10,71% respectivamente.
A grande maioria dos entrevistados (84,18%) escolhe o novo empregado por indicação. Segundo os pesquisadores, essa preferência mostra a confiança que existe entre os produtores, além da rede de contatos como fontes importantes na identificação de profissionais qualificados no mercado. Os sindicatos rurais também foram citados por 11,99% como fonte de mão de obra. 
Os produtores rurais apontam a falta de qualificação técnica como um dos principais desafios enfrentados pelos produtores rurais do Estado (57,91%), conhecido pela alta tecnologia das suas fazendas.
A pesquisa também avaliou a conectividade das fazendas em Mato Grosso, apurando que 81,89% das propriedades rurais possuem conexão com a internet. Mas a maioria (75,39%) só tem conexão na sede.
Dos entrevistados, 57,14% declararam utilizar computador/notebook na propriedade e 69,64% fazem uso de smartphone.
O Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), mostra que a população ocupada no agronegócio brasileiro em 2023 somou 28,34 milhões de pessoas, novo recorde da série histórica iniciada em 2012. 
Já a participação do setor do agronegócio no total de ocupações do Brasil foi de 26,8%. 
Bruno Blecher, 71 anos, é jornalista especializado em agronegócio e meio ambiente. É sócio-proprietário da Agência Fato Relevante. Trabalhou em grandes jornais e revistas do país. Foi repórter do “Suplemento Agrícola” de O Estado de S. Paulo (1986-1990), editor do “Agrofolha” da Folha de S. Paulo (1990-2001), coordenador de jornalismo do Canal Rural (2008), diretor de Redação da revista Globo Rural (2011-2019) e comentarista da rádio CBN (2011-2019). Em 1987, criou o programa “Nova Terra” (Rádio USP). Foi produtor e apresentador do podcast “EstudioAgro” (2019-2021).

nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente o pensamento do Poder360, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
Falha na validação. Recarregue a página e tente novamente.
a) Para receber as informações solicitadas, você nos autoriza a usar o seu nome, endereço de e-mail e/ou telefone e assuntos de interesse (a depender da opção assinalada e do interesse indicado). Independentemente da sua escolha, note que o Poder360 poderá lhe contatar para assuntos regulares.
b) Caso não deseje oferecer o seu consentimento para as divulgações do Poder360, é possível seguir sem receber as informações assinaladas acima. Você poderá, a qualquer momento, se descadastrar de nossos contatos ou revogar o consentimento dado abaixo pelos nossos canais de atendimento.
c) O Poder360 garantirá o exercício de quaisquer direitos e prerrogativas de proteção de dados pessoais em conformidade com a Lei 13.709/2018.
Mais informações, leia nossa Política de Privacidade.
O Poder360 enviou um e-mail para você confirmar a inscrição. Clique no link enviado para o seu e-mail para concluir o cadastro.
Não chegou ainda? Dê uma olhada na caixa de spam se a mensagem não tiver aparecido em alguns minutos.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.