Localização Atual

A Protege Química, empresa incubada no Gauten Parque de Inovação e Tecnologia de Santa Cruz do Sul, recebeu recentemente o prêmio Destaque na categoria Agricultura e Agronegócios do Programa Inovativa, o maior programa de aceleração de startups do Brasil. O reconhecimento é fruto do combate à doença da folha verde do tabaco, que ocorre quando a pele absorve a nicotina hidrossolúvel das folhas.
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
A Protege Química é pioneira no desenvolvimento de um creme protetor de nicotina, um Equipamento de Proteção Individual (EPI) destinado aos agricultores que cultivam fumo. O produto foi criado para prevenir a doença da folha verde do tabaco, que é um problema comum entre os plantadores de fumo.
Franciele Carraro e Júlia Giovanaz desenvolveram o creme durante o último ano de faculdade, em 2019, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O projeto tornou-se uma empresa em 2021. O prêmio Inovativa é o primeiro reconhecimento da empresa como uma startup, porém, o projeto de pesquisa já foi premiado em feiras de ciência, inclusive em Dubai.“Esse é um grande marco no nosso desenvolvimento. […] Esse reconhecimento é muito importante para nós, porque abre portas. Somos uma startup e não temos todos os recursos necessários para aumentar nossa empresa e produção, então esse reconhecimento nos abre portas para conseguir mais investidores e programas de fomento”, destacou Franciele.

Leia também

Segundo a empresária, a localização no Gauten Parque, no Distrito Industrial, facilitou o contato com as fumageiras do município, permitindo o desenvolvimento e venda do produto. O creme já está sendo utilizado pelos fumicultores desde o ano passado e tem se mostrado eficaz na prevenção da doença. O produto, que funciona como uma barreira física impermeabilizando a pele e formando uma película que impede a absorção da molécula de nicotina, atualmente custa cerca de R$ 100 nas agropecuárias e é suficiente para uma safra inteira.
O próximo passo da Protege Química é tornar o creme multifuncional, oferecendo proteção solar além da proteção contra a nicotina, criando um produto dois em um. Além disso, Franciele destacou que a empresa planeja trabalhar para incluir o creme no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando seu alcance e beneficiando ainda mais trabalhadores do campo.
Objetivo é reduzir população de insetos, sobretudo em grandes cidades
Os recursos devem ser utilizados para ações de reparo e custeio
Comunicador da Arauto FM desde abertura da emissora, ele é reconhecido pelo talento na banda Nova Geração e na Múltipla Produtora
A menina, que nasceu prematura, tem displasia no quadril e já passou por um procedimento médico
Colisão foi registrada na madrugada deste domingo
Profissional estava de folga quando visualizou um homem que tentava esfaquear sua companheira
Eles estavam em um carro, que foi abordado na BR-386, e o destino final seria a Serra Gaúcha
Comunidade local poderá palpitar sobre o projeto de remodelação da Praça do Monumento, que será elaborado pelos arquitetos voluntários

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.