Localização Atual

Carregando cotações…
Home Agronegócio
Fala Agro
Pesquisa revela que 70,66% dos fazendeiros do Estado enfrentam grande dificuldade para contratar funcionários, escreve Bruno Blecher
Agrimídia
operadores de máquinas, vaqueiros, profissionais de campo, técnicos de agricultura de precisão, motoristas, gerentes. Mato Grosso está à procura de trabalhadores rurais, um dos principais desafios do setor.
É o que revela uma pesquisa conduzida pelo Senar e pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), que entrevistou 392 produtores rurais de 94 municípios do Estado, dos quais 50,51% agricultores e 35,46% pecuaristas (14,03% responderam que tanto a agricultura como a pecuária são importantes na propriedade).

A grande maioria dos entrevistados (70,66%) disse enfrentar alta dificuldade na busca por novos funcionários, enquanto 9,18% indicaram baixa dificuldade para a contratação. Isso no Estado mais rico do agronegócio brasileiro, que em 2023 somou R$ 183,3 bilhões em VBP (Valor Bruto da Produção), 16% do total brasileiro.
Notícias Relacionadas

Crédito financeiro

Exportação
Com uma agricultura altamente mecanizada, Mato Grosso tem uma elevada demanda por operadores de máquinas, indicada por 36,99% dos entrevistados. Vaqueiros e profissionais de campo foram citados por 20,66% e 10,71% respectivamente.
A grande maioria dos entrevistados (84,18%) escolhe o novo empregado por indicação. Segundo os pesquisadores, essa preferência mostra a confiança que existe entre os produtores, além da rede de contatos como fontes importantes na identificação de profissionais qualificados no mercado. Os sindicatos rurais também foram citados por 11,99% como fonte de mão de obra.
Os produtores rurais apontam a falta de qualificação técnica como um dos principais desafios enfrentados pelos produtores rurais do Estado (57,91%), conhecido pela alta tecnologia das suas fazendas.
A pesquisa também avaliou a conectividade das fazendas em Mato Grosso, apurando que 81,89% das propriedades rurais possuem conexão com a internet. Mas a maioria (75,39%) só tem conexão na sede.
Dos entrevistados, 57,14% declararam utilizar computador/notebook na propriedade e 69,64% fazem uso de smartphone.
O Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), mostra que a população ocupada no agronegócio brasileiro em 2023 somou 28,34 milhões de pessoas, novo recorde da série histórica iniciada em 2012. Já a participação do setor do agronegócio no total de ocupações do Brasil foi de 26,8%.
As mais lidas

Segurança Alimentar

Ovos

Receita

Receita

Comentário
Revistas
AI 1334
Número:07/2024
SI – Edição 318
Número:07/2024
AI – 1333
Número:07/2024
AI – 1332
Número:07/2024
SI – Edição 317
Número:07/2024
Veja Também
Ver mais
Mercado Interno
O aumento típico da demanda no início do mês, associado ao recebimento de salários e ao feriado de 9 de julho (Revolução Constitucionalista) em São Paulo, ajudou a sustentar as cotações.
Ver mais
Economia
Na tarde desta quarta-feira (10), Everton Krabbe, chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, participou de uma reunião na Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação, onde apresentou os projetos, pesquisas e demandas para o aprimoramento da indústria de carnes. A convite do presidente do colegiado, deputado Jair Miotto, Krabbe discutiu a importância de manter […]
Ver mais
Reforma Tributária
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar 68/2024 que regulamenta a Reforma Tributária, incluindo regras para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). Aprovado com 336 votos a favor e 142 contra, o projeto acatou pleitos da Frente Parlamentar […]
Ver mais
Marco Temporal
A proposta de retirar o texto da pauta partiu do líder do governo no Senado, Jaques Wagner
Boletim Informativo
Receba diariamente as principais notícias do agronegócio direto no seu e-mail e mantenha-se bem informado.
Receba nosso boletim em
Lista de Transmissão
Entre para a nossa lista de Transmissão no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de todas as novidades do agronegócio.
Selecione abaixo o aplicativo
Siga as nossas redes
Gessulli Agrimidia
Avicultura Industrial
Suinocultura Industrial
Biomassa e Bioenergia
Agrimídia © 2024 Todos os direitos reservados.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.