Localização Atual

Tecnologias também serão escolhidas para apresentação na Expointer 2024
Publicação:
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizará um levantamento de soluções para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no agronegócio gaúcho. Empresas, startups, universidades e outras instituições podem cadastrar suas tecnologias através deste formulário até 2 de agosto. As soluções serão disponibilizadas no portal da Sict, e algumas delas serão escolhidas para uma apresentação na Expointer 2024, que está marcada para 24 de agosto a 1º de setembro. 
“Com a emergência climática no Rio Grande do Sul, pensamos no que poderia ser feito, no âmbito da Sict e do Centro de Inteligência do Agro, para auxiliar de forma estratégica os produtores e o agronegócio em geral a superar este momento. Quais são os desafios e como buscar soluções para que o Estado se recupere do ponto de vista do agro e esteja preparado para situações futuras? Este levantamento vai contribuir para recuperar a cadeia e torná-la mais resiliente”, explica a titular da Sict, Simone Stülp. 
A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que ajudaram a definir os desafios relacionados à questão climática com influência no agronegócio. Também são parceiros a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp) e a Rede de Inovação do Agronegócio do RS (Riagro), que sugeriram o formato de apresentação na Expointer e vão auxiliar na divulgação.  
As soluções devem ser direcionadas para ao menos um dos seguintes desafios: 
Recuperação de solo 
Sistemas produtivos resilientes 
Tecnologia digital para escoamento de insumos e produtos 
Inteligência de dados para soluções agroclimáticas (meteorológicas) 
Futuro da agricultura no RS (transição energética, agregação de valor, redução dos efeitos climáticas e eficiência produtiva) 
Rastreabilidade de alimentos gaúchos como ferramenta de procedência de origem e qualidade 
Para cada desafio listado acima, serão escolhidas soluções para exporem um pitch na Expointer. A Sict planeja realizar workshops de conversa sobre os temas, com a presença de especialistas e produtores.  
Curadoria e catálogo de soluções 
Após uma curadoria da Sict e dos parceiros, as soluções cadastradas vão compor um catálogo específico para o agronegócio, com descrição e informações sobre nível de maturidade da tecnologia (technology readiness level, TRL), benefícios e formas de acesso.  
“Nosso objetivo é apresentar os dados de forma padronizada e organizada para que possam ser utilizados pela cadeia do agro e por órgãos governamentais. Estamos buscando mecanismos inteligentes para prevenção e diminuição de danos causados por desastres climáticos, especialmente aqueles causados nos últimos anos em decorrência das enchentes e secas no meio rural”, pontua o diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco. 
Além disso, o Catálogo de Soluções para o Desastre Climático no RS (mais amplo, com tecnologias de todas as áreas), disponível no Observatório da Inovação, será consultado para seleção de inovações voltadas ao agronegócio. 
Acesse o formulário de cadastro clicando aqui. 

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.