SUV da GM é o campeão de vendas no primeiro mês de 2025, deixando o Volkswagen T-Cross, líder de 2024, logo na cola. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4) pela Fenabrave. Chevrolet Tracker
divulgação/Chevrolet
O líder em emplacamentos em janeiro no segmento de SUVs no Brasil foi o Chevrolet Tracker. No primeiro mês de 2025, foram emplacados mais de 5,4 mil unidades, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta terça-feira (4).
Ao contrário da lista geral de vendas, liderada pela Fiat Strada, o ranking de SUVs mostra trocas de posição. A Tracker fechou 2024 em segundo lugar de vendas, mas passou à frente na virada do ano.
O T-Cross foi o SUV mais vendido em 2020, 2023 e 2024, sempre perseguido de perto por rivais como a própria Tracker, o Hyundai Creta e o Jeep Renegade.
O Renegade, inclusive, foi o líder em 2021. Naquele ano, ele esteve em 18,61% mais emplacamentos que o modelo da VW. Em 2022, o líder foi o Chevrolet Tracker, com 8,36% mais vendas que o T-Cross.
Veja a lista dos SUVs mais vendidos em janeiro.
Chevrolet Tracker: 5.516 unidades;
Volkswagen T-Cross: 5.312 unidades;
Hyundai Creta: 5.149 unidades;
Nissan Kicks: 4.458 unidades;
Jeep Compass: 4.436 unidades;
Honda HR-V: 4.273 unidades;
Jeep Renegade: 3.679 unidades;
Fiat Pulse: 3.588 unidades;
Fiat Fastback: 3.423 unidades;
BYD Song: 3.185 unidades.
Picape e SUV são ofertados abaixo da tabela para renovar os estoques das lojas
De acordo com a Fenabrave, o Brasil registrou 159.868 emplacamentos em janeiro. O g1 contabiliza motos à parte, e desconsidera implementos rodoviários.
No mês passado, foram 6.239 unidades a mais que em janeiro de 2024, um crescimento de 4,25%. (veja no gráfico abaixo)
De acordo com o presidente da entidade, Arcelio Junior, o resultado aponta recuperação do mercado automotivo, sobre janeiro do ano passado, apesar da queda registrada em quase todos os segmentos, em relação a dezembro de 2024.
“O mês de janeiro é, historicamente, pior do que dezembro, pois é um período com características singulares e que influenciam o desempenho de emplacamentos, já que, nessa época, o orçamento das famílias é afetado por despesas como IPVA, matrículas e material escolar.”
A projeção da Fenabrave é de um crescimento menor para 2025, marcado em 5%. Alcançando um total de 2.765.906 veículos vendidos. No ano passado, foram 2.634.514 veículos novos.
São Paulo liderou com 25,43% das vendas, enquanto Minas Gerais ficou em segundo com 14,85%, seguido por Paraná (6,34%) e Rio Grande do Sul (5,82%).
Em relação à participação das fabricantes, a Fiat cresceu de 20,56% em dezembro para 21,7% em janeiro.
A Jeep teve o maior avanço, de 4,21% para 5,83%, e a Toyota também teve um bom desempenho, aumentando de 6,55% para 6,74%.
LEIA MAIS
Troca de óleo: como escolher o melhor lubrificante para o seu carro?
Licenciamento atrasado? Veja quanto e quando pagar a taxa
IPVA à vista ou parcelado: veja como se organizar
Sucesso dos SUVs no Brasil
O segmento dos SUVs é dominante no Brasil, com 48,22% de todos os carros zero km vendidos em 2024.
No primeiro mês de 2025 a presença destes carros cresceu ainda mais, com os SUVs representando 58,45% de todos os emplacamentos de veículos novos.
O sucesso vem desde meados de 2020, quando ultrapassaram o total de emplacamentos dos hatches pequenos, como Volkswagen Polo, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiat Argo.
Veja a evolução abaixo.
Além do aumento no número geral de veículos SUV comercializados, chama atenção a presença do BYD Song no top 10.
A Fenabrave não detalha qual versão deste veículo está na lista, ou se o nome Song significa a soma dos emplacamentos dos três modelos disponíveis para venda no Brasil: Song Plus, Plus Premium e Pro.
O nome do BYD Song marca a inédita presença de um automóvel comercializado apenas em motorização eletrificada neste top 10. Em outros meses, modelos como o Toyota Corolla Cross também estiveram no ranking dos SUVs mais vendidos, mas sem detalhar quantos destes são da versão XRX Hybrid, única híbrida disponível para venda no Brasil.
source