Carregando cotações…
Home Agronegócio
AGRONEGÓCIO
Iniciativa foi uma das prioridades da ABCS no ano anterior, sendo trabalhada em conjunto com os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e outras entidades do agronegócio
Agrimídia
CNA
A retomada do Sistema de Informação de Manejo de Fauna (Simaf) para a emissão de novas autorizações de controle de espécies exóticas invasoras, como o javali, anunciada pelo Ibama na última semana de 2023, é vista como um avanço pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). A medida visa promover o manejo adequado e responsável dessas espécies, contribuindo para a segurança pública e a preservação do meio ambiente.
Essa iniciativa foi uma das prioridades da ABCS no ano anterior, sendo trabalhada em conjunto com os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e outras entidades do agronegócio. O presidente da associação, Marcelo Lopes, destaca a importância da decisão do Ibama para reforçar o controle sanitário na produção suinícola, pois o javali causa prejuízos à produção agrícola e representa riscos sanitários à suinocultura.
Notícias Relacionadas
TECNOLOGIA
Online
Ana Paula Cenci, gerente de relações governamentais da entidade, destaca o trabalho nos bastidores com parlamentares e entidades parceiras para esclarecer que a caça é a forma mais eficaz de manejo no momento, controlando o crescimento exponencial dos javalis e prevenindo a propagação de doenças como a Peste Suína Clássica (PSC) da Zona Não Livre (ZnL) para a Zona Livre (ZL). Ela ressalta a importância de evitar a entrada da PSC na ZL, pois afetaria significativamente as exportações de carne suína.
A ABCS, por meio do Instituto Pensar Agro, provocou a urgência do tema e a necessidade de trabalhar o Projeto de Lei 3384/2021, atualmente na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados. Esse projeto autoriza o controle populacional de espécies exóticas invasoras nocivas, estabelece condições para o consumo, distribuição e comercialização de produtos resultantes do abate desses animais.
Ana Paula Cenci explica que a ABCS apoia a caça como meio de controle populacional, mas é contrária à comercialização desses subprodutos sem a devida inspeção sanitária dos órgãos governamentais para evitar a propagação de doenças transmissíveis aos suínos. A entidade participou de reuniões no gabinete do relator do projeto e parlamentares membros da Frente de Defesa dos Animais, esclarecendo que, junto com a Embrapa e o Ministério, busca alternativas de manejo, sendo a caça a mais eficiente diante do crescimento exponencial das espécies exóticas.
As discussões sobre esse tema entre representantes do governo, parlamentares, setor produtivo e ONGs resultaram em Audiências Públicas na Câmara dos Deputados e estabeleceram um diálogo mais técnico e efetivo com o Ibama. Em 2024, o Projeto continuará em análise na Câmara dos Deputados, e a ABCS seguirá acompanhando o desenvolvimento do tema.
As mais lidas
Clima
AGROINDÚSTRIA
Saúde Animal
Ovos
Comentário
Revistas
EDIÇÃO 315
Número:06/2023
Ano:45
EDIÇÃO 314
Número:01/2024
Ano:45
Edição 313
Número:04/2023
Ano:45
Edição 312
Número:03/2023
Ano:45
Edição 311
Número:01/2023
Ano:45
Veja Também
Ver mais
ECONOMIA
O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se nesta terça-feira (30) com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para apresentar o panorama da agropecuária brasileira. Nos últimos anos, esse setor tem se destacado com safras recordes, mas também enfrenta os impactos das mudanças climáticas, como estiagens e chuvas intensas. Apesar das estiagens que afetam […]
Ver mais
MERCADO
Fávaro enfatizou que, por meio desse acordo, a Embrapa poderá contribuir para o avanço da agropecuária boliviana
Ver mais
CONSUMO
O Serviço de Inspeção Federal (SIF), criado em 1915, é um serviço regulador do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), dedicado ao acompanhamento oficial da qualidade de produtos de origem animal comestíveis. Esse acompanhamento se dá por meio de procedimentos de inspeção e fiscalização das atividades realizadas pelas indústrias de produtos de origem animal. Embora […]
Ver mais
AGRONEGÓCIO
Na eleição realizada nesta segunda-feira (29), Ágide Meneguette, engenheiro agrônomo, foi reeleito presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) para o triênio 2024/27. O processo de votação contou com o apoio de 103 sindicatos, dos 109 presentes na eleição, realizada na sede da FAEP em Curitiba. Com apenas cinco votos contrários e […]
Boletim Informativo
Receba diariamente as principais notícias do agronegócio direto no seu e-mail e mantenha-se bem informado.
Receba nosso boletim em
Lista de Transmissão
Entre para a nossa lista de Transmissão no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de todas as novidades do agronegócio.
Selecione abaixo o aplicativo
Siga as nossas redes
Gessulli Agrimidia
Avicultura Industrial
Suinocultura Industrial
Biomassa e Bioenergia
Agrimídia © 2024 Todos os direitos reservados.