O município de Paragominas, no Sudeste do Pará, vivencia nas últimas décadas, uma revolução no cenário produtivo, se consolidando como uma das cidades mais ricas do Brasil no agronegócio.
Hoje, ocupa a 61ª posição entre as 100 cidades, segundo dados divulgados neste ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O estudo mostra, ainda, que Paragominas ocupa o primeiro lugar na Região Norte, com mais de R$ 2 bilhões em valor produzido em 2022.
O município tem um grande potencial no setor agrícola e pecuário, tornando-se exemplo nacional de desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade e inovação tecnológica.
Todo esse potencial vem crescendo com o apoio decisivo do governo do Estado, que investe em programas de incentivo. Nesse cenário de transformação, Paragominas deixou no passado modelos produtivos ultrapassados, principalmente na atividade madeireira, para se tornar o maior produtor de grãos do Pará, reunindo 255 unidades produtivas de soja cadastradas na Agência de Defesa.
A área plantada é superior a 600 mil hectares, de onde sai uma produção próxima de 600 mil toneladas, representando cerca de 24% da produção estadual.
Foto: Agência Pará
Bacana News é um veículo multimídias capitaneado pelo experiente jornalista Marcelo Bacana e reúne portal, revista, programas de rádio e tv sempre com opiniões isentas e balizadas, levando informação de qualidade do Pará para todo o Brasil.