Localização Atual

Publicados
Por
Mato Grosso alcançou um marco histórico no abate de bovinos no mês de janeiro de 2024, com um total de 615,13 mil cabeças, de acordo com dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Destaca-se que as fêmeas representaram 50,15% do total abatido, o que sugere uma situação preocupante em relação à redução do rebanho reprodutor.
O recorde de abate pode ser atribuído a diversos fatores como a sazonalidade – janeiro é tradicionalmente um período de aumento no abate devido à entressafra e à necessidade de recursos financeiros por parte dos pecuaristas; a degradação das pastagens – a qualidade das pastagens em Mato Grosso deteriorou-se em janeiro por conta da seca prolongada, levando os pecuaristas a anteciparem o abate dos animais para evitar perdas maiores.
Além disso, aumentou a demanda por carne bovina, com preços favoráveis aos produtores, incentivando o aumento no abate.
Cabe ressaltar que acréscimos mensais acima de 18% no volume de animais abatidos, no comparativo de janeiro ante a dezembro, foram vistos apenas seis vezes nos últimos 22 anos”, destaca o Imea, em boletim.
Fonte: Pensar Agro

Publicados
em
Por
Goiás, terceiro maior produtor de grãos e um dos maiores rebanhos bovinos do país, ascende como um pilar do agronegócio brasileiro, também no cenário das exportações.
Em 2022, o estado faturou US$ 11,7 bilhões com vendas externas de produtos agropecuários, um crescimento de 63,3% em relação ao ano anterior, o que o coloca na sexta posição entre os principais exportadores do setor primário.
O agronegócio goiano foi responsável por 82,9% das exportações estaduais em 2022, a maior participação desde o início da série histórica em 2012. O complexo soja liderou as exportações com 65,9% do total, seguido por carnes (16,7%), cereais, farinhas e preparações (8,2%), complexo sucroalcooleiro (3,5%) e fibras e produtos têxteis (2%).
Na produção, Goiás se destaca ainda mais. No ciclo 2021/2022, o estado produziu 28,8 milhões de toneladas de grãos, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Paraná. Os destaques goianos foram soja, milho, sorgo, feijão, trigo, algodão, arroz, girassol e gergelim.
Dados como estes, que comprovam a relevância do agronegócio para Goiás e o Brasil, estão presentes na Radiografia do Agro, publicação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
A quarta edição do periódico traz informações consolidadas sobre o desempenho de 46 segmentos da agricultura, pecuária e silvicultura goianas, com gráficos, mapas e rankings que englobam informações como produção, exportações, cotações de preços e principais produtores municipais e estaduais.
Em 2022, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Goiás foi o quinto maior do país, correspondendo a 9% do VBP nacional, conforme revela a Radiografia do Agro.
“Nossa produção é motivo de orgulho”, afirmou o governador Ronaldo Caiado durante o AgroForum, realizado em São Paulo em agosto. “A agricultura hoje é 5G, tecnificada, com drones, robôs e tecnologia de plantio”, acrescentou.
Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, a publicação é uma ferramenta importante para o produtor, que pode identificar oportunidades de investimentos.
“Também é útil para o gestor público ou privado, que poderá visualizar regiões com potencial de produção de determinada cultura e direcionar recursos para lá”, complementa.
Internacionalização:
O agro goiano se destaca nas vendas externas, ocupando as seguintes colocações entre os maiores exportadores estaduais:

1º lugar em sorgo
2º lugar em girassol, soja, tomate e mandioca
3º lugar em algodão, milho e carne bovina
4º lugar em arroz, etanol e goiaba
5º lugar em cebola, feijão, trigo e carne de aves
6º lugar em café e açúcar
7º lugar em melancia, leite e carne suína
Os dados comprovam a força do agronegócio goiano, que se consolida como um dos pilares do setor no Brasil, com destaque para a sua crescente participação no mercado internacional.
Fonte: Pensar Agro
Ingredientes 1 kg e 200 g de lombo 1 cebola média ralada 1 colher de sopa de sal 1 colher…
Referência em saúde na região de Integração do Tocantins, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), continua avançando na sua missão…
Deolane Bezerra foi a escolhida pelo público como a que mais arrasou na primeira noite de desfile das escolas de samba…
O ‘fofurômetro’ explodiu neste Carnaval no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), na região do Baixo- Tocantins. Bebês…
O carnaval ainda não acabou, mas a terça-feira gorda é um dia em que muitos foliões começam a retornar aos…
Para quem escolheu aproveitar o feriado de carnaval curtindo as praias do município de Salinópolis, nordeste paraense, a tranquilidade e…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (13) para o Egito, país recém-integrado ao Brics, bloco que…
O empresário e blogueiro Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, neto do general João Batista Figueiredo, último presidente militar após…
O empresário e blogueiro Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, neto do general João Batista Figueiredo, último presidente militar após…
Thalita Zampirolli voltou à Sapucaí na madrugada desta segunda, (12), e arrasou no samba. A rainha de bateria da Unidos…
Ingredientes 500 gramas de pernil de carneiro ou filé mignon 500 ml de vinho tinto seco 300 gramas de picles…
O ator Duda Nagle assumiu um novo amor após a separação da apresentadora Sabrina Sato. Duda assumiu o namoro há apenas dois…
Polícia Militar entra em confronto e mata suspeito de assassinato no Marajó
Recursos do Pronaf podem dobrar produção do açaí em cidade do Marajó
Polícia Militar prende acusado de tentar matar duas mulheres no Marajó
Bem-Te-Vi é preso pela PM acusado de bater no pai de 87 anos no Marajó
Polícia Militar prende foragido da Justiça com moto roubada no Marajó
Base Fluvial prende traficante com 4 quilos de supermaconha no Marajó
Polícia Militar detém mulheres com pequena quantidade de droga no Marajó
Foragido da justiça é preso com grande quantidade de drogas no Marajó

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.