Localização Atual

Se você é um produtor rural ou está envolvido na gestão de grupos agrícolas, certamente já precisou lidar com a obrigação de conformidade do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR). Mas qual é exatamente o propósito dessa obrigação acessória e como ela pode impactar positivamente sua gestão agrícola? Vamos explorar!
Com o agronegócio desempenhando um papel fundamental na economia brasileira, representando uma parte relevante do PIB do país, fica evidente a importância de ferramentas eficazes para a gestão financeira neste setor em constante crescimento.  
Nesse contexto, o Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) contribui para garantir a conformidade fiscal e proporcionar uma visão abrangente das finanças agrícolas.  
O Livro Caixa é a escrituração digital dos produtores rurais e foi estabelecido pelo governo para registrar a movimentação financeira das atividades rurais dos contribuintes, fornecendo ao fisco os dados necessários.  
O LCDPR foi estabelecido pela Instrução Normativa RFB nº 1.848, de 28 de novembro de 2018, que modificou a Instrução Normativa SRF nº 83, de 11 de outubro de 2001. Essa normativa visa modernizar e simplificar o registro das atividades financeiras dos produtores rurais. Este livro deve abranger receitas, despesas de custeio, investimentos e demais valores que integram a atividade, sendo comparável ao “SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) do Produtor Rural”. 

O produtor rural que auferir, durante o ano, uma receita bruta total da atividade rural superior a R$4.8 milhões, é obrigado a se enquadrar na normativa do LCDPR e deverá entregar o arquivo digital que contém a escrituração até o prazo final da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, referente ao respectivo ano calendário. No entanto, mesmo que o produtor rural tenha uma receita bruta total inferior ao limite estabelecido, ele ainda tem a opção de entregar o arquivo digital contendo o LCDPR, embora não seja obrigatório. 
O ERP Senior oferece todas as funcionalidades necessárias para essa escrituração, abrangendo desde a parametrização, baseada na versão 1.3 do Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR) até a geração do arquivo digital, tornando o processo prático e ágil. Além disso, possibilita uma gestão financeira mais eficiente controlando todas as etapas do processo agrícola, desde a aquisição de insumos até a comercialização dos produtos. 
O sistema não apenas automatiza e registra os movimentos financeiros configurados para a geração do livro caixa, abrangendo contas a pagar e receber, baixas por compensação e movimentações entre contas bancárias, mas também permite o registro das notas fiscais no Livro Caixa Digital do Produtor Rural, garantindo uma visão completa e precisa das transações.  
A possibilidade de lançamentos manuais proporciona flexibilidade na gestão, assegurando que nenhuma movimentação seja negligenciada, enquanto todas essas informações ficam disponíveis na tela de integração do LCDPR, permitindo ao produtor tomar decisões embasadas em dados. 
Essas funcionalidades e outras que facilitam a gestão de produtores rurais estão disponíveis no ERP Senior. Entre em contato com a Senior para saber mais sobre como adotar uma ferramenta que não apenas garante conformidade com a legislação, mas eleva a gestão financeira da sua fazenda para um patamar mais alto.  
Quem atua no agro busca rentabilidade e competitividade no mercado….
Uma gestão eficiente é essencial para garantir o sucesso de…
Neste artigo, exploraremos alguns pontos essenciais que você precisa saber…
O Planejamento Agrícola é uma das principais estratégias adotadas pelas…

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.