Localização Atual

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro deste ano |
Sine de Canoinhas abre vagas de cabeleireira, manicure e auxiliar de linha de produção |
Troca de reciclável por Moeda Ouro Verde chega ao Jardim Esperança nesta quinta |
Publicação está disponível para download no site da Epagri, basta clicar aqui
A utilização de plantas de adubação verde, ou de cobertura de solo, como também são conhecidas, é uma das práticas mais difundidas pela Epagri para conservação do solo e água no meio rural catarinense. Existe mais de uma centena de espécies que podem ser utilizadas para este fim, e escolher a melhor passa por importantes questões técnicas.
Como as plantas se comportam diante do frio, da escassez ou excesso de umidade, da fertilidade do solo? Quais os seus hábitos em relação ao crescimento? Seu ciclo vegetativo é precoce ou tardio? Estas e outras informações são fundamentais e servem de base para optar por uma ou outra espécie.
Para responder aos principais questionamentos que afligem técnicos e agricultores, profissionais da Epagri prepararam materiais que reúnem orientações básicas sobre plantas de cobertura. 
O documento “Plantas para adubação verde e cobertura do solo” é uma publicação disponível para download que traz caracterização e informações para cultivo de 44 espécies em Santa Catarina. Para facilitar a consulta, as plantas foram separadas em dois grandes grupos: 28 de cultivos na primavera-verão e outras 16 de cultivo no outono-inverno. 
A publicação reúne dez parâmetros para descrição de cada espécie, todas ilustradas com fotos. Além de informações gerais – como os diferentes nomes comuns, nome científico, família botânica e origem – o leitor é informado sobre porte, hábito de crescimento, caule, altura, sistema radicular, ciclo vegetativo, época ideal de cultivo e ciclo para florescimento. 
Também estão descritas características agronômicas das plantas, entre elas tolerância à geada, a solos ácidos, à baixa fertilidade, ao déficit hídrico e encharcamento, à baixa temperatura, rapidez de cobertura do solo e aptidão para pastagem. Entre as diversas informações disponíveis, ainda é possível saber sobre sementes, semeadura, indicações de uso e cultivo, suscetibilidade à pragas, doenças e nematóides, dicas sobre desenvolvimento em Santa Catarina, manejo da fitomassa, etc. 
As informações disponíveis na publicação também podem ser acessadas no aplicativo EpagriMob, dentro da aba EpagriTEC. A ferramenta agrega a facilidade de acessar pelo celular à funcionalidades específicas, como aplicação de filtros avançados e envio de contribuições e feedbacks aos autores, tornando-se assim interativa.
Ainda é possível obter um resumo das informações sobre cultivo de plantas de cobertura no folder “Adubação verde para viabilizar a agricultura conservacionista em Santa Catarina”, também disponível para download
A publicação informa de maneira sucinta o que é adubação verde, seus benefícios, época de semeadura, manejo da massa verde, entre outras informações. Em um quadro, o folder apresenta um resumo das principais informações para cultivo de 26 espécies de adubos verdes em Santa Catarina, sendo 10 de outono-inverno e 16 de primavera-verão. 
As publicações têm como autores Leandro do Prado Wildner, Rafael Gustavo Ferreira Morales, Juliane Garcia Knapik Justen e Lauro Krunvald, todos profissionais da Epagri. 

Giro da Safra apresenta dados atualizados sobre as lavouras de milho no Planalto Norte de SC nesta quinta, 22
Programa Nacional de Crédito Fundiário amplia possibilidade de financiamento e aquisição de imóveis rurais
© 2022, Suita Sistemas. Todos os direitos reservados

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.