Localização Atual

Ouça a rádio
Ouvindo…
Programação
Compartilhe
Times
Oferecem soluções financeiras relacionadas à gestão e operação das propriedades rurais
Pixabay
O termo é novo e foi criado para designar as empresas que combinam a inovação tecnológica do setor financeiro com as necessidades do setor agrícola. Essa interseção tem trazido novas soluções para agricultores, pecuaristas e demais agentes da cadeia produtiva.
Uma agfintech envolve o uso de tecnologias digitais, como aplicativos móveis, plataformas online e análises de dados para fornecer serviços financeiros personalizados para agricultores, pecuaristas e outros atores do agronegócio.🖥️👩‍💻🖨️
A ideia é facilitar o acesso a serviços financeiros, agilizar as transações e melhorar a gestão financeira no campo. Para Gabriela Joubert, estrategista-chefe do Inter e Matheus Amaral, analista de bancos do Inter, a busca por digitalização seguirá cada vez mais intensa à medida que a tecnologia e o acesso a ela se popularizam.
O mercado de crédito rural de um modo geral segue essa tendência. É um ambiente que passar por modernizações para atender a demanda cada vez mais digital”, disse Gabriela.

As agfintechs podem ser classificadas em três categorias, de acordo com o Índice de Confiança do Agronegócio, considerando as etapas antes da porteira, dentro da porteira e depois da porteira.
Concentram-se em fornecer soluções financeiras para as etapas iniciais da cadeia produtiva agrícola.
Englobam desde o financiamento agro para a aquisição de insumos agrícolas, como sementes, fertilizantes e defensivos, até a oferta de crédito rural para custeio da produção.
Auxiliam os agricultores a obter recursos financeiros necessários para iniciar suas atividades e garantir o adequado manejo das lavouras.
Uma agfintech opera por meio de plataformas online e aplicativos móveis, oferecendo soluções financeiras personalizadas para o setor agrícola:
Leonardo Alencar, head de Agro, Alimentos e Bebidas da XP explica que, no caso do Brasil, entre outros benefícios, um dos mais significativos é com relação ao crédito. Segundo o especialista, o agronegócio ainda é carente de crédito, mesmo com o Plano Safra. E é neste contexto que entram as agfintechs.
“As agfintechs vem ocupando esse espaço, com análise dos produtores para poder fazer uma carteira de crédito mais inteligente e ajudar no processo de captação desse dinheiro. Tem sido um ponto relevante nos últimos tempos”, disse Alencar.
Por meio de plataformas online, os agricultores podem solicitar empréstimos de maneira mais conveniente e receber respostas mais rápidas, podendo fazer investimentos, adquirir insumos agrícolas e modernizar suas operações.
Uma das pesquisas mais recentes sobre o cenário das agfintechs no território nacional é o Radar Agtech Brasil 2021/2022. Esse relatório foi feito pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens com apoio do Distrito e descobriu que existem 1.703 startups atuando no agronegócio. Um valor de 7,5% a mais do que o registrado no Radar. Dessa quantidade, 1046 estão no Sudeste, 436 no Sul, 106 no Centro Oeste, 89 no Nordeste e 26 no Norte.
São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Piracicaba (SP) são as três cidades com mais agtechs do Brasil.
Outro dado é que 44,4% dessas empresas atuam depois da fazenda, 41,4% dentro da fazenda e a menor parte, 14,2% atua antes da fazenda.
Em relação aos investimentos recentes, o AgTech Pocket Report 2022 descobriu que o Brasil fica em 6ª lugar nos países que mais investem no setor. Ele também encontrou uma concentração dos aportes do investimento de risco nas startups da agricultura de precisão.
O relatório também apresentou algumas tendências centrais: “carne de laboratório, a regularização do mercado de carbono no Brasil e redução do número de hectare por cabeça de gado — as duas últimas fazem parte da política de carbono zero.
“O mundo das agfintechs ainda está incipiente no Brasil, está crescendo muito e atraído investimento de outros países”, conclui.
(*) Com informações da CNN
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Siga a Itatiaia nas redes sociais
Av. Barão Homem de Melo, 2222 – Estoril
30494-080 – Belo Horizonte – MG
Telefone (31) 2105-3588
Todos os direitos reservados © 2024 Itatiaia

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.