Publicado em
Por
ECONOMIA8 minutos atrás
Operação Dagon: Receita investiga fraudes fiscais no agronegócio
Produtores rurais suspeitos de sonegação de Imposto de Renda são alvo da terceira fase da Operação Dagon da Receita Federal. A ação desta quarta-feira (13) busca…
Publicados
em
Por
O boleto bancário – um dos meios mais usados pelos brasileiros para pagamentos de contas de consumo no dia a dia – ganhará mais agilidade em seu processamento.
Os boletos bancários pagos até 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia a partir desta sexta-feira (15), dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira.
O prazo de liquidação da cobrança no mesmo dia é conhecido como D+0. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o pagamento realizado após às 13h30 horário continuará com a liquidação no prazo de um dia útil (D+1).
A medida terá impacto somente para o credor do documento, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro no mesmo dia. Nada mudará para quem paga o boleto diretamente.
Mas, no caso de e-commerce, por exemplo, a Febraban acredita que trará vantagens ao comércio e aos compradores, que poderão ter o processo de entrega agilizado tanto de mercadorias como de serviços.
A novidade faz parte de um projeto de modernização desta modalidade de pagamento e envolverá 136 instituições bancárias.
O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, explica a expectativa do setor. “No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0”, avaliou.
Desde 1994, o boleto bancário é um documento usado pelos bancos e seus clientes para recebimento de valores referentes a uma determinada venda de produto ou serviço, como mensalidades de escolas, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito, cobrança entre empresas e outros pagamentos.
Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações realizadas via boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer uma cobrança por meio de boletos bancários, basta ter uma conta bancária e contratar o serviço diretamente no banco onde tem a conta.
Fonte: EBC Economia
Disputa de egos está quase explodindo o PL em Mato Grosso e coloca em risco uma agenda do ex-presidente Jair…
O programa “Por Dentro do Parlamento” da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu, na manhã desta quarta-feira (13), 37…
De acordo com a proposta, a medida atende o pedido dos moradores, definindo assim os requisitos mínimos
Conforme informações fornecidas por pessoas do bairro, o jovem fazia uso de entorpecentes e ingeria bebida alcoólica constantemente
Buscando a qualidade no atendimento das delegacias, uma das prioridades da Polícia Civil para o ano de 2024, foi iniciada…
Dois suspeitos por tráfico de drogas foram detidos pela equipe de investigação da Delegacia de Pontes e Lacerda, na noite…
A história da NBA é marcada por uma trajetória de sucesso
Em um fim de tarde com muita pressão do ataque gremista, o Tricolor derrotou o Brasil-Pel pelo placar de 2…
Nesta quinta-feira, o Vasco da Gama garantiu sua vaga na próxima fase da Copa do Brasil ao vencer o Água…
Viih Tube e Eliezer aproveitaram o mesversário de Lua para fazerem uma verdadeira guerra de lama! Isso porque, nesta terça-feira (12), o casal encarnou…
Nesta terça-feira (12), Com 80,76% da média dos votos para ser eliminado do programa, Yasmin perdeu a preferência do público e deixou o jogo após…
Após a dinâmica do ‘Sincerão‘ da noite desta segunda-feira (11), Davi Brito desabafou sobre a atitude de Leidy Elin de jogar todos os seus…
TJMT manda soltar 4 investigados da operação Doce Amargo; outros 4 têm pedidos negados e permanecem presos
STOPA DIZ AOS QUATRO CANTOS DA CIDADE, QUE SE JÚNIOR LEITE VOLTAR À PREFEITURA DE CUIABÁ…
Primeira-dama de MT participa de evento filantrópico em Rondonópolis com mulheres voluntárias em ações sociais
PRESIDENTE DO TCE-MT ANUNCIA AUDITORIA PARA COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
PROFESSOR MOACYR “MOA” APÓS SER DENUNCIADO; SOFRE MAIS TRÊS DENÚNCIAS NA POLÍCIA
Famílias resistem à terceira tentativa de reintegração de posse no Contorno Leste – Vídeo
Governo determina que hidrelétricas preservem reservatórios
MINISTRO ORDENA RETORNO DE EMANUEL PINHEIRO À PREFEITURA DE CUIABÁ