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Economia
Concessionária movimentou 197,5 milhões/t de carga em 2023, incremento de 10,8% na comparação com 2022

22 de março de 2024 às 5h03

O aumento na demanda por parte da mineração e a chegada de novos clientes no segmento do agronegócio levaram a MRS Logística a bater recorde no volume transportado em 2023. A concessionária movimentou 197,5 milhões de toneladas de carga no período, o que representa um incremento de 10,8% na comparação com o ano anterior. Além disso, a companhia registrou o maior lucro da história no exercício passado.
O transporte de produtos do setor da mineração (122,1 milhões de toneladas) foi decisivo para o desempenho da ferrovia, com um aumento expressivo de 14,6% em comparação ao ano de 2022, refletindo o momento de mercado positivo para o minério exportação, aliado ao bom desempenho operacional do sistema mina-ferrovia-porto.
De acordo com a MRS, os produtos do segmento de carga geral também foram importantes, com um total de 75,4 milhões de toneladas de cargas transportadas, melhor resultado da história, considerando esse tipo de carga. O crescimento foi de 5,1% no transporte de produtos, com destaque para os agrícolas, que cresceram 7,2%, além de todos os tipos de carga em contêineres (4,1%). Os aumentos registrados nos transportes de soja e milho foram devidos à entrada de novos players que iniciaram transportes no ano de 2023 com a MRS, o grupo representou um total de 63% do volume de commodities transportados, segundo dados da empresa.
A MRS Logística detém a concessão de 1.643 quilômetros nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
De acordo com o presidente da MRS, Guilherme Segalla de Mello, 2023 foi um ano de decisões importantes, que vão refletir nos avanços da companhia. “Além de honrar os compromissos que assumimos junto à União, quando da renovação da nossa concessão, temos buscado investimentos contínuos em tecnologia e soluções sustentáveis e temos conseguido alcançar novos patamares em eficiência operacional e inovação”, afirmou, em nota.
O lucro líquido da MRS atingiu o recorde de R$ 1,2 bilhão em 2023. O montante representa um incremento de 37,3% na comparação com o ano anterior, quando somou R$ 874 milhões.
A companhia ultrapassou R$ 3,4 bilhões em Ebitda, aumento de 20,5% em relação ao ano anterior, o melhor da história da MRS.
De acordo com nota da companhia, mesmo com o robusto volume de investimentos, a alavancagem segue sob controle. A relação Dívida Líquida/Ebitda permaneceu em 1,0x, patamar confortável em função da boa performance operacional e estratégia na gestão do endividamento.
A MRS investiu R$ 1,8 bilhão no decorrer de 2023 com destaque para as iniciativas que visavam garantir a sustentabilidade do negócio e o cumprimento das obrigações regulatórias. Com relação aos aspectos regulatórios, a MRS entregou os investimentos previstos nos primeiros 12 meses da renovação da concessão, além dos importantes avanços para concluir com sucesso também o pacote que deve ser entregue até julho de 2024.
Neste pacote, destacam-se as entregas para ampliação da capacidade da Baixada Santista, em São Paulo, envolvendo novos pátios, recapacitação e sinalização de trechos da malha e sistemas de planejamento integrado. Os investimentos em melhoria de mobilidade urbana nas diferentes cidades ao longo da malha da MRS também merecem destaque.
Em Minas, a companhia mantém obras de mobilidade. “A mais relevante e avançada delas é a construção do viaduto do bairro Cachoeira, em Conselheiro Lafaiete”, informou a empresa.
A MRS também iniciou as obras de uma nova oficina para a manutenção em equipamentos de grande porte para a manutenção da linha férrea, em São Brás do Suaçuí, na região Central. Além disso, no Campo das Vertentes, estão em construção um viaduto em Carandaí e uma passagem inferior, em Barbacena.
O pacote compreende uma passarela em Sarzedo (RMBH) e o alargamento de uma ponte em Matias Barbosa, em fase final de elaboração, além de outras obras que serão iniciadas ainda em 2024. 
Com o objetivo de dar continuidade à modernização da frota ferroviária e continuar avançando na eficiência operacional, foram assinados aditivos contratuais para aquisição de locomotivas e vagões. A MRS comprou 560 novos vagões e 30 novas locomotivas, com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. Parte da entrega dos ativos começou neste 1º trimestre de 2024 e, até o final de 2025, todos os novos ativos já estarão em operação.
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