Localização Atual

Acessiblidade
Colunistas
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Confira a coluna de Michel Constantino desta terça-feira, 26 de março de 2024
MICHEL CONSTANTINO
MIchel Constantino – Divulgação
No quadro abaixo temos a classificação do nosso agronegócio em relação aos demais países em produção e exportação. O ranking mostra a potência pujante da agropecuária brasileira em vários tipos de produtos do agronegócio. Para alimentos e energia somos líderes, temos área para expandir podemos ainda melhorar a produtividade.
 

 
Nosso país é único, apesar de algumas mazelas ligadas à corrupção, judiciário e governos, temos que ter orgulho dos nossos principais ativos, e, o agronegócio é um deles. 
Cláudio Humberto
Deputado Ricardo Salles (PL-SP) ironiza recorrente bordão da esquerda
25/03/2024 07h00

Lula estende tapete para Macron, que hostiliza Brasil
O presidente Lula (PT) recomendou protocolo especial, com todas as homenagens, na recepção do presidente francês Emmanuel Macron, que se tem caracterizado por iniciativas de hostilidade ao Brasil. Nas redes sociais, Macron divulgou alegações mentirosas para prejudicar o Brasil, como no caso de uma foto de incêndio na floresta em território peruano, feita 20 anos antes, de autor já falecido, como “prova” de que o Brasil estaria destruindo a Amazônia por meio de incêndios criminosos etc.
 
Golpe baixo
Além de mentir, Macron agiu para inviabilizar o que pudesse beneficiar o Brasil, como o acordo Mercosul-União Europeia, prestes a ser celebrado.
 
Lacração permitida
Lula aceitou a exigência lacradora de Macron de na terça (26), ir recebê-lo em Belém, sede da COP 30, e não na capital, como prevê o protocolo.
 
Agro como alvo
Macron impôs exigências incumpríveis ao agro brasileiro, baseadas em mentiras, claro, como forma de proteger o ineficiente agro europeu.
 
Feiúra’ como pretexto
O francês passou a perseguir o Brasil após o então presidente Bolsonaro citar a “feiúra” da mulher, Brigitte Macron, 25 anos mais velha que ele.
 
Já são 266 frentes parlamentares no Congresso
Após uma deputada do Psol protocolar a criação da “Frente Parlamentar do Livro, da Leitura e da Escrita”, já são 266 frentes parlamentares em “funcionamento” no Congresso Nacional, na atual legislatura. O ano na Câmara e no Senado mal começou, mas este ano já foram criados três grupos, entre eles a de “apoio ao acolhimento humanitário de migrantes e refugiados” e outro em defesa do “empreendedorismo rural”.
 
Muy espertos
Dois espertos deputados lideram dez frentes parlamentares, cinco cada: Felipe Carreras (PSB-PE) e Celso Russomano (PP-SP).
 
Junto e misturado
Temas das frentes dos dois deputados vão da defesa da aviação civil, da nutrição, até a defesa do comércio de moto peças e da Polícia Federal.
 
Frentes S.A.
A petista Erika Kokay (DF) coordena quatro frentes, assim como Carlos Henrique Gaguim (União-TO), Flávia Morais (PDT-GO), entre outros.
 
Quem precisa de sigilo
Após Lula decretar sigilo secular a 1339 pedidos de informação, Carla Zambelli (PL-SP) resgatou vídeo do petista com o título “Quem é honesto não precisa de sigilo”. Lula ainda diz, “se é bom, não precisa esconder”.
 
Só federação
Não se trata de fusão. O senador Ciro Nogueira (PI) já esclareceu que não haverá fusão do União Brasil com o PP, que preside, e sim uma federação. Disse que os partidos não têm interesse em fusão.
 
Ele gosta é de luxo
A deputada paulista Rosana Valle destacou R$65,9 milhões gastos por Lula em viagens mundo afora para lembrar que dormita no Congresso projeto dela que obriga presidentes a se hospedarem em embaixadas.
 
Curiosidade
Rogério Marinho (RN), líder da oposição no Senado, apontou curiosidade sobre o noticiário político: “O inquérito das fake news continua sob sigilo, mas toda a imprensa tem acesso”.
 
Investigado investigando
A procuradora da República Monique Cheker diz que denúncias de coação em colaboração premiada não deveriam ser apuradas própria Polícia, e lembra das investigações autônomas do Ministério Público.
 
Preço da incompetência
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem explicação para bloqueio bilionário do orçamento: “o governo não faz o dever de casa e depois fica tentando tapar o sol com a peneira”. Diz que é o preço da incompetência.
 
Frente das frentes
São tantas as frentes parlamentares no Congresso (266), que 14 não têm líder por falta de deputado ou senador. Algumas até tratam de temas relevantes, como a da Transparência Pública, com 228 membros.
 
Obra dos gastadores
O Ministério do Planejamento de Simone Tebet, dama do Orçamento Federal, anunciou que o governo Lula (PT) já reverteu a expectativa de superávit em 2024. Virou déficit de R$9,3 bilhões. E a gente pagando.
 
Pensando bem…
…é o tempo da delação nada-premiada.
 
PODER SEM PUDOR
Petista língua solta
Remígio Todeschini, ex-tesoureiro da CUT, falava alto em razão de uma deficiência auditiva, mas era famoso também pela falta de tato. Ao dirigir uma seção do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), impaciente com a fala do conselheiro Rodolfo Tavares, da Confederação Nacional da Agricultura, o petista se virou para o economista Carlos Augusto Gonçalves, que secretariava a reunião, e, sem perceber que o microfone estava aberto e ampliava sua voz para toda a sala, “segredou”: “Carlos Augusto, esse Rodolfo Tavares, além de direita, é um filho da p(*)!” A reunião, obviamente, acabou.
 
Giba Um
O presidente teve pix de milhões, ficou milionário. Depois, ele consegue se eleger fácil”,  de MAURO CID // em depoimento à Polícia Federal.
25/03/2024 05h01
Giba UmFoto: Reprodução
 O Banco Central registrou aumento de 43% nas transferências por Pix no valor de um centavo no ano passado em relação a 2022. No total, os brasileiros fizeram mais de 35 milhões de transações da quantia em 2023. Inaugurado em 2020, o método simples e gratuito de transferir dinheiro caiu no gosto da população. 
MAIS: o  Pix no valor de 1 centavo, no entanto, ganhou outra funcionalidade: a comunicação. Ao efetivar a transferência, o pagador pode escrever uma mensagem de até 140 caracteres para o destinatário do valor, os mais jovens até fazem brincadeiras com os amigos. 
A atriz e apresentadora Fernanda Rodrigues que voltou a TV aberta depois de cinco anos na pele de Alicia na recém-encerrada novela Fuzuê tem se dedicado a outro investimento: produção de café. Tudo começou quando procurava um refujo para aproveitar mais a família. Eis que há pouco mais de 4 anos ela, o marido e alguns amigos resolveram a comprar um terreno com uma propriedade abandonada em Paty do Alfares, no Vale do Café (RJ) e torná-lo a terra novamente produtivo. Após 2 anos e meio foi feita a primeira colheita e a paixão por café virava um produto em Grão e em Cápsulas Biodegradáveis batizado de FNV Cafeteria, que é comercializado somente na loja da marca (https://fnvcafearia.com.br/). “Era para ser um projeto de lazer, mas fomos estudando sobre café, sobre a região e nos apaixonamos, o antigo o desejo de empreender que formigava no coração e no meio do verde, da brisa, dos últimos raios de sol daquele dia frio, a semente do sonho encontrou chão fértil e germinou. O trabalho começou em outubro de 2020, adotando práticas regenerativas. De lá para cá os avanços se seguiram e hoje temos muito orgulho da marca que estamos construindo”.  São 180 hectares de fazenda, mas somente 40 hectares com cerca de 120 mil pés de árvores plantados em agrofloresta, reunindo diferentes espécies agrícolas. 
Historicamente, PDT e PSDB sempre estiveram em lados opostos. Em eleições presidenciais, desde Fernando Henrique Cardoso, as siglas caminharam em direções contrárias. Quando FHC se elegeu em 1994, o pedetista Leonel Brizola avisou que faria uma “oposição construtiva”. Em 2018 e 2022, no segundo turno, o PSDB ficou neutro e o PDT continuou apoiando os candidatos petistas. Nada de surpresas: PDT e PSDB costuram uma federação que deverá encapar também o Cidadania e, muito provavelmente, mais à frente o Podemos. Tancredo Neves dizia que a política era assim: “Você olha uma nuvem no céu, ela está de um jeito. Se você olhar minutos depois, está de outro”. Na semana passada Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, o ex-governador Ciro Gomes e o senador tucano Tasso Jereissati se reuniram e deram a largada (Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT e ministro da Previdência, também apoia).   
O objetivo imediato da constituição dessa federação são as eleições municipais deste ano, embora Ciro Gomes já pense em 2026. O peso de Tasso Jereissati nessa empreitada é uma grande vantagem: político veterano, lúcido, bom de articulação e construtor, nunca destruidor. À essa altura, Perillo aposta na alternativa para se reerguer em boa companhia. Ninguém fala em presidência da federação, nem seria lúcido. E todos acreditam que também Brizola e FHC topariam: foram os dois maiores ícones do PDT e PSDB (o tucano enfrenta hoje problemas de saúde).  

Depois de muita especulação e até boato envolvendo uma suposta amante do marido, Kate Middleton, a Princesa de Gales, esposa do príncipe Willian resolveu divulgar um vídeo nas redes sociais para falar sobre seu estado de saúde após uma cirurgia feita em janeiro. Fora da mídia desde a intervenção Kate revelou que (também) foi diagnosticada com câncer. “”Em janeiro passei por uma grande cirurgia abdominal em Londres, era esperada que minha condição não fosse ligada ao câncer. A cirurgia foi um sucesso, mas os exames depois da operação mostraram que era câncer. Meus médicos me aconselharam a passar por uma bateria de quimioterapia preventiva. “É claro que isso foi um grande choque, e William e eu temos feito tudo o que podemos para processar e administrar isso de forma privada, para o bem de nossa jovem família. Como você pode imaginar, isso levou tempo. Levei algum tempo para me recuperar  e para explicar tudo a George, Charlotte e Louis de uma forma que seja apropriada para eles. Precisamos de tempo e privacidade enquanto eu completo meu tratamento. Eu preciso me concentrar em uma recuperação plena”. 

In–  Brownie de chocolate branco
Out– Brownie de tapioca
 
Michelle Bolsonaro não perdeu a chance: aproveitou que funcionários do Alvorada encontraram os 261 móveis do Palácio que “o governo Bolsonaro teria levado”, para provocar a primeira-dama Janja. E disse que “tudo não passou de cortina de fumaça para comprar moveis novos”. Ela sabe que a autora das novas compras foi Janja que teria gastado perto de R$ 500 mil. Michelle também questionou o bom gosto, lembrando que “tem muito sofá amarelo”. 
 
 
Lula já disse que Nísia Trindade, ministra da Saúde, fica e pronto. O presidente falou que confia nela e Nísia também disse que não pede demissão. Contudo, a eventual saída de Nísia da pasta da Saúde pode acabar beneficiando Alexandre Padilha, de Relações Institucionais, meio desmoralizado na articulação política – e médico. Grupos do governo torcem para que seu nome cresça, apostando que o nome de Nísia não é indemissível. O combate – pífio – à dengue é um dos principais causadores da queda de aprovação de Lula e de sua administração. Mais: no fim de abril, vencem lotes estocados de vacinas Qdenga.

“Quem mais se fod… fui eu. Quem mais perdeu coisa fui eu. Todo mundo já era quatro estrelas. O presidente teve pix de milhões, ficou milionário. Depois, ele consegue se eleger fácil”, 
deMAURO CID // em depoimento à Polícia Federal.

Levantamento do Paraná Pesquisas apurou que 35,1% dos eleitores de Curitiba “com certeza” votariam em um prefeito indicado pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, Rafael Cuenca, atual prefeito seria facilmente reeleito, mas não pode concorrer porque está no segundo mandato – e com popularidade de 73%. Ratinho Junior e Greca podem apoiar o vice-governador, Eduardo Pimentel. E há ainda as pré-candidatura de Deltan Dallagnol, Zeca Dirceu e eventualmente, Rosângela Moro, atual deputada federal. 
Encontro secreto
Em meio ao grande volume de áudios de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, à Polícia Federal, já estampados em grandes veículos de mídia e nas redes sociais, um surpreende: ele diz que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, teve um encontro secreto com Bolsonaro, na casa do senador Ciro Nogueira. Muita gente achou que Cid delirou: outras pessoas até acrescentaram detalhes. À certa altura, o assessor do golpista naufragado se recusa a falar mais: “Quer que eu fale? Não vou botar no papel porque vou me fod…”.
O MPFdenunciou o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, o ex-CEO da empresa Combat Armor Defense, Mauricio Junot de Maria e mais seis pessoas por fraude na compra de 15 viaturas blindadas, conhecidas como caveirões pela PRF. Os veículos não servem para nada, nem sobem ladeiras. Vasques era responsável pela aprovação dos contratos e o prejuízo aos cofres públicos ultrapassou R$ 13 milhões. Silvinei está preso desde agosto de 2023 por decisão de Alexandre de Moraes (STF), acusado de ter atuado para interferir nas eleições, quando a PRF bloqueou estradas de regiões onde Lula havia sido o mais votado no primeiro turno.
No início dos anos 80, Delfim Netto repetia: “Exportar é o que importa”. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Geraldo Alckmin parece acreditar na receita. Está trabalhando para turbinar a venda de produtos e serviços no exterior. Costura uma parceria entre a Apex Brasil, vinculada à sua Pasta e o Banco do Brasil. A ideia é que a entidade e o BB atuem conjuntamente no exterior com abertura simultânea de representações na mesma cidade. Aloysio Nunes Ferreira, amigo de Alckmin, agora chefia a área de assuntos estratégicos da Apex. 
Para colocar a Nova Indústria Brasil de pé e em funcionamento, Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, terá de enfrentar a Petrobras, o BNDES e mesmo a Casa Civil. No passado, os três agentes tiveram excesso de liberdade na alocação dos recursos e deu no que deu. Alckmin não quer levar bolada nas costas e deu amplas atribuições a Ricardo Capelli no comando da Agência de Desenvolvimento Industrial. Suas funções irão além das descritas no Diário Oficial. Terá carta branca para fuxicar tudo “o que estiver esquisito”: será um novo “xerife”.
O ADVOGADOAntônio Fabricio de Matos Gonçalves é nome certo para constar na lista tríplice que será enviada a Lula, a quem caberá escolher o novo integrante do Tribunal Superior do Trabalho. A votação no plenário do TST está marcada para 22 de abril. Gonçalves encabeçou a lista de seis candidatos encaminhada pela OAB ao tribunal. Os mais irônicos não deixam passar: fazer parte de  uma lista tríplice é uma coisa, ser o escolhido de Lula é outra. 
A ÁREAde inteligência da Secretaria de Segurança do Distrito Federal estaria monitorando supostos assassinos de aluguel em Brasília observando a rotina do novo presidente do União Brasil, Antônio Rueda. O foco do governo no DF é proteger a família ameaçada e a Justiça pode decretar a prisão de uma dupla, sempre vista de carro, lentamente, frente ao escritório de Rueda. O advogado e sua família foram ameaçados de morte pelo deputado Luciano Bivar, inconformado com a perda do controle do partido.
uma combinação tática entre os comandantes do Exército, Tomás Paiva, da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, e da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, de que o Palácio do Planalto – orientação que se estende a todo governo – não falará oficialmente o nome de altos-oficiais da ativa (Alto Comando) em meio a declaração sobre o golpe militar. O general Tomás, fiador da iniciativa, tem sido o principal avalista do governo, junto aos comandos do Exército e das Forças Armadas, de uma maneira simples. 
AINDAo general Tomás: ele tem sido “um verdadeiro gentleman para Lula”, segundo alguns oficiais. Até agora, tudo foi cumprido direitinho: do governo Lula para frente, não há citações comprometedoras dos oficiais da ativa nas Forças Armadas e, em reciprocidade, do seu comandante em chefe. Depois de Augusto Heleno, Luis Eduardo Ramos, Walter Braga Netto e outros, o entendimento entre as partes é uma das melhores notícias para o país. 
NOauge da tendência, em todo o mundo, a favor dos shoppings, esse tipo de centro comercial nos Estados Unidos chegava a 2.500 empreendimentos. Hoje, segundo o The Wall Street Journal, existem 700 shoppings funcionando em todo o território norte-americano. E mais: pelas projeções, em dez anos, restarão 150. Segundo analistas desse mercado, os motivos são vários: desde o alto preço de locação das lojas ao movimento do e-commerce, mais furtos entre consumidores e assaltos às lojas e crise que afeta o varejo. 
Assine o Correio do Estado
 
Fique Ligado
Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de
e-mail[email protected]na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).
MAIS LIDAS
1
/ 1 dia
2
/ 3 dias
3
/ 18 horas
4
/ 17 horas
5
/ 2 dias
EXCLUSIVO PARAASSINANTES
/ 1 dia
/ 4 dias
/ 4 dias
/ 5 dias
Av. Calógeras, 356, Centro
[email protected]
(67) 3323-6090
(67) 9.9922-6705
©2024 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.
Razão social: Correio do Estado LTDA
CNPJ: 03.119.724/0001-47
Layout
Plataforma

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com*

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.