Localização Atual

Na última semana, o município de Araranguá, foi palco da solene formatura da terceira turma do Curso Técnico em Agronegócio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). O evento, realizado no Namastê Produções e Eventos, marcou o encerramento de uma jornada de aprendizado teórico e prático para os formandos, trazendo consigo uma promissora perspectiva de modernização e eficiência para o setor agropecuário da região.
Entre os novos técnicos graduados, destaca-se Junior Cardoso Reus, 35 anos, cuja trajetória simboliza a relevância da educação no campo. Vindo de uma família com 22 hectares de terra, Reus compartilha sua visão sobre a importância do conhecimento adquirido no curso para o gerenciamento eficaz dos negócios familiares. Inicialmente, contemplando a possibilidade de deixar o campo, sua experiência acadêmica o reconduziu com uma nova perspectiva. Agora, munido de saberes em Agronegócio e Gestão Financeira, ele se prepara para liderar a sucessão na propriedade, enxergando na educação uma aliada fundamental para inovar e administrar os empreendimentos rurais.
Em entrevista à Rádio Araranguá, Sueli Silveira Rosa, supervisora regional do SenarSC, ressaltou a relevância do curso para a agricultura catarinense. “A formação técnica proporciona uma visão abrangente do agronegócio, capacitando os alunos em áreas como contabilidade, gestão e visitas técnicas. Com um total de 60 técnicos já formados na região, o curso se destaca pela sua abordagem prática e pela contribuição para a formação de profissionais qualificados para os desafios do setor”, destacou.
Sueli explica como funciona o sistema do curso. “O sistema possui atualmente 17 polos de cursos técnicos, que realizamos em todo o estado. Araranguá já está na sua quarta turma, onde iniciamos com 37 participantes. A turma que concluiu, ficou dois anos no curso de 1230 horas, que acontece de forma semipresencial. Com isso, já formamos 60 técnicos em agronegócio na nossa região”.
Sobre os temas abordados durante o curso, a supervisora ressalta. “O curso trabalha tudo que está inserido dentro do agronegócio. Existe a parte contábil, gestão e visitas técnicas. O programa é muito abrangente e atende todas as áreas do agro. Como o curso é licenciado e oferecido gratuitamente pelo MEC, existe um período curto para a inscrição. Seu foco principal é direcionado para os filhos de agricultores”.
A cerimônia de formatura, conduzida pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, contou com a presença de autoridades locais, representantes do sindicato rural, professores, familiares dos formandos e demais profissionais envolvidos no curso. Zanluchi destacou a importância da parceria entre instituições e o empenho das equipes na realização do curso, ressaltando a necessidade de se investir em conhecimento e tecnologia para fortalecer o agronegócio.
Com isso, Sueli destacou a emoção de ver os alunos se formando e enalteceu o trabalho do corpo docente, que a cada ano, faz um trabalho excepcional. “Foi uma emoção muito grande. Acompanhamos de perto todo o esforço do corpo docente e dos alunos. Quando vemos os alunos se formando e recebendo o diploma é algo que não tem preço. Cada formatura é uma grande realização”.
A participação do deputado estadual José Milton na cerimônia evidenciou o reconhecimento do potencial do agronegócio catarinense e a importância da educação para impulsionar a produtividade e a competitividade do setor. Em suas palavras, destacou-se o compromisso em levar ciência e tecnologia para o campo, reconhecendo o papel dos profissionais formados no avanço do segmento.
O Curso Técnico em Agronegócio, conforme explicou José Zeferino Pedrozo, presidente do Sistema Faesc/Senar, tem como principal objetivo capacitar produtores rurais, seus familiares e trabalhadores do meio rural para aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial. Ao adequar os conteúdos à realidade local, o curso prepara os técnicos para atuarem não apenas nas propriedades rurais, mas também em empresas comerciais, agroindústrias, assistência técnica, extensão rural e pesquisa.
Diante do cenário desafiador do agronegócio, a formatura da terceira turma do Curso Técnico em Agronegócio em Araranguá representa um marco significativo para a região, sinalizando um futuro promissor embasado no conhecimento, na inovação e na qualificação dos profissionais do campo.
Formando do Técnico em Agronegócio 2022/1
Alan Martins Fabri;
Ana Caroline Abbatti Fernandes;
Andrio Pazini Tonetto;
Bruno Gabriel Manenti;
Clayton de Bem Costa;
Cristiano Hilsendeger Pereira;
Daniel José dos Santos;
Elissandro Cardoso Gonçalves; 
Emerson Mezzari Simoni;
Evandro Bertoldo Francisco;
Fabricio de Liz Cordova;
Felipe Serafim Bardini;
Felipe Tonetto Salvaro;
Joice da Silva Acordi;
Jonas Alixandre;
Jonas Carlos Scheffer;
Junior Cardoso Réus;
Marina Campanucci Alixandre;
Marisa Pereira Costa Patricio;
Nicole Tavares Vermohlen;
Vilson Antonio Nunes Junior;
Vitor Torquato da Silva;
Wagner Luciano Ortolan.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.