Localização Atual

POLÍTICA MTQuarta-feira, 01 deMaiode 2024, 10:30A|A
Quarta-feira, 01 deMaiode 2024, 10h:30A|A
INTERFERIU
 
Nesta segunda-feira (29.abr.2024), o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), acusou o presidente francês, Emmanuel Macron, de interferir no agronegócio brasileiro. Mendes afirmou que Macron teria “capturado” o cacique Raoni para criticar a construção da Ferrogrão, uma ferrovia que visa ligar as cidades de Sinop (MT) e Miritituba (PA) para escoamento de grãos em portos na região Norte.
 
 
Segundo Mendes, Macron teria se reunido com Raoni, que está a mais de 300 km de onde passará a Ferrogrão, e logo após a reunião o cacique teria se manifestado contra a construção da ferrovia. O governador negou que o projeto da ferrovia atravessa reservas indígenas e acusou “especialistas jogando contra o Brasil e contra o agronegócio brasileiro” de disseminarem essa informação falsa, financiados por governos estrangeiros.
 
Mendes ressaltou que já conversou com o líder indígena e que ele seria favorável à construção da ferrovia. Ele também alertou sobre tentativas de implementar instrumentos para “barrar” o agronegócio nacional e frear sua competitividade internacional. Mendes destacou que os franceses têm dificuldades em manter sua agricultura, baseada em subsídios, e que a eficiência do agronegócio brasileiro ameaça a competitividade de outros países, como os EUA e principalmente a França.
 
 
A Ferrogrão, que tem como objetivo facilitar o escoamento de grãos produzidos na região centro-oeste do Brasil, está envolta em polêmicas relacionadas à consulta às comunidades indígenas impactadas pelo empreendimento. Os ministérios dos Povos Indígenas e dos Transportes definiram que 16 terras indígenas potencialmente afetadas pela ferrovia devem ser consultadas. Essa definição é vista como um marco para o avanço do projeto, possibilitando a realização de um cronograma de audiências sem ser travado por novas demandas.
 
Apesar disso, o grupo de trabalho que estuda a viabilidade do projeto teve seu prazo prorrogado pelo Ministério dos Transportes em 12 de abril, sem chegar a um entendimento sobre a questão. O licenciamento ambiental é o próximo passo para avaliar a rentabilidade da obra.
SINAIS DE RENOVAÇÃO
AUXÍLIO AOS PMS
VEJA VÍDEO
“SONHA COM RETORNO DE BOLSONARO”
APÓS FALA NO RODA VIVA
VEJA NÚMEROS
“FALTA IMPARCIALIDADE”
PROTEÇÃO DOS BIOMAS
ELEIÇÕES MUNICIPAIS
1.Chapada Fashion: Moda, solidariedade e cultura do algodão em destaque na 4ª edição
2.Expedição Milagres e Maceió tem início por Anna Paola Frade e Cacilda Sampaio
3.Luana Piovani diz que Brasil vive Gu34ra Civil e que presidente é analfabeto e faz declarações idiotas; VEJA VÍDEO
4.Whatsapp deixará de funcionar em 35 modelos de celulares; veja a lista
5.Assassino de ex é encontrado morto em cela; matou a facadas
01.05.2024 19:28
01.05.2024 19:08
01.05.2024 18:45
01.05.2024 18:29
01.05.2024 18:04
Copyright © 2024 – Folha do Estado – Todos os direitos reservadosLogo Trinix Internet

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com*

Obrigado!

Recebemos sua mensagem com sucesso e nossa equipe entrará em contato em breve.